quarta-feira, 26 de julho de 2017

No Dia do Mangue, mutirão limpa margem de rio no Recife

Voluntários limparam área de mangue na Zona Sul. Entre os entulhos, foi encontrado um colchão. Apresentações culturais orientaram sobre coleta seletiva e cuidado com meio ambiente.


Voluntários retiraram lixo da margem do Rio Capibaribe, no Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Nesta quarta-feira (26) é comemorado o Dia do Mangue. Um dos ecossistemas mais presentes no Recife, os manguezais fazem parte da história e da paisagem da capital. Para celebrar a data, foi realizada uma ação num dos manguezais mais poluídos do Recife, no bairro do Pina, Zona Sul da cidade. A programação contou com atividades de educação ambiental.

A iniciativa é promovida pela Instituto JCPM e RioMar Recife em parceria com o Departamento de Oceanografia da UFPE e da Colônia de Pescadores Z1. Em um trecho de aproximadamente 150 metros de mangue, estudantes do Instituto JCPM removeram os materiais indevidamente depositados.

Foram encontrados entulhos e até um colchão entre a vegetação. Alguns dos participantes seguiram no Rio Capibaribe, em barcos, para recolher mais resíduos.

Estudantes e trabalhadores da Emlurb fizeram limpeza do manguezal, no Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
A Companhia de Teatro Rosa dos Ventos, da Emlurb, apresentou a esquete ‘A cidade em nossas mãos’, para conscientizar sobre o depósito de lixo em locais indevidos. Durante as apresentações, os atores deram dicas sobre separação correta do lixo, reciclagem e cuidados com o meio ambiente.

O local do evento recebeu, ainda, uma exposição sobre o sistema de coleta seletiva. Cinco banners abordaram desde a produção dos resíduos sólidos à sua destinação final, passando pelos 67 Ecopontos da cidade, (para a entrega voluntária de embalagens vazias de vidro, papel, plástico e metais), as 8 Ecoestações, que recebem resíduos da construção civil, e a participação das cooperativas de catadores em todo esse processo.

Lixo recolhido vai ser seco e pesado posteriormente (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Por: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário