Site Reclame Aqui reuniu 3.503 queixas entre 18h de quinta-feira (23) até o fim da sexta-feira (24); pelo terceiro ano seguido, a propaganda enganosa foi maior motivo de reclamações.
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Black Friday: consumidores disputam televisores em
hipermercado na Zona Sul de São Paulo (Foto: Celso Tavares/G1)
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O número de reclamações dos consumidores contra as varejistas
durante a Black Friday voltou a crescer em 2017 após dois anos em queda. É o
que aponta um levantamento do site Reclame Aqui, que reúne queixas de
internautas, e recebeu 3.503 reclamações de consumidores entre 18h de
quinta-feira (23) até meia-noite de sábado (25), um volume 17% maior do que o
registrado no evento de 2016.
SAIBA TUDO SOBRE A BLACK FRIDAY
A Black Friday é um dia de descontos organizado pelo varejo
na última sexta-feira do mês de novembro, um dia após o feriado de Ação de
Graças celebrado nos Estados Unidos.
Número de reclamações na Black Friday
Volume de queixas registradas por consumidores ano a ano
Pelo terceiro ano seguido, a propaganda enganosa lidera o
ranking de reclamações do site - em 2017, esse foi o motivo de 13,5% das
queixas. O Reclame Aqui informou também que recebeu muitas denúncias sobre
sites falsos, fretes abusivos e mais caros que os produtos, além do tempo de
entrega.
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Lojas oferecem descontos agressivos na Black Friday; alguns
clientes reclamam de propaganda enganosa (Foto: Jéssica Alves/G1)
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Veja abaixo o ranking dos principais motivos de reclamações da Black Friday em 2017:
Propaganda enganosa (13,5%)
Problemas na finalização da compra (9,6%)
Divergência de valores (8,8%)
Produto indisponível (3,8%)
Promoção (3,6%)
Empresas mais reclamadas
Na Black Friday deste ano, as reclamações foram mais
pulverizadas entre as diferentes varejistas. As 10 empresas mais reclamadas
reuniram 37,4% das queixas registradas no Reclame Aqui. No ano passado, 53% das
queixas no site se referiam a compras feitas nas 10 empresas mais reclamadas.
Em 2017, o Magazine Luiza liderou o ranking de reclamação,
com 263 registros no Reclame Aqui.
Veja abaixo a lista das 10 empresas mais reclamadas na Black
Friday de 2017:
Magazine Luiza (263 reclamações)
Americanas.com (245)
Kabum! (173)
Casas Bahia (126)
Submarino (124)
Netshoes (88)
Extra (87)
Walmart (77)
Buger King (73)
Americanas - marketplace (54)
O que dizem as empresas
O Magazina Luiza infirmou que "tem uma equipe de 150
pessoas focada em responder as reclamações e questões. Assim, todos os clientes
foram atendidos e tiveram solução para suas reclamações. A companhia ressalta
que o volume de queixas é absoluto, e não percentual ao total de vendas. O
Magazine Luiza recebe uma demanda altíssima de compras na Black Friday, com
previsão da venda de mais de 500 mil itens. Assim, as reclamações correspondem
a 0,04% das vendas".
Em nota, a Netshoes informou que, para a Black Friday,
“aumentou o número de colaboradores - representando mais de 800 novos
profissionais distribuídos majoritariamente em Logística e Relacionamento com o
Cliente -, dedicou mais de 16 mil horas de treinamento, redimensionou sua
infraestrutura de tecnologia e também implantou 3º turno em suas instalações
logísticas”. “Esse compromisso com o cliente é refletido em constantes
conquistas de prêmios concedidos pelo mercado, inclusive com selos de
credibilidade como o RA 1000 do próprio Reclame Aqui.”
A Via Varejo disse que as reclamações encontradas no Extra e
na Casas Bahia "foram problemas pontuais e dúvidas de clientes, já em
tratativa e solução com os mesmos".
O Walmart.com disse que "como de praxe todas as
reclamações são tratadas com prioridade, de acordo com nossos compromissos com
o consumidor e ao seu tempo". "Lembramos que acompanhamos todos
organismos de referência relacionados a qualidade dos serviços juntos aos
consumidores como fonte de melhoria dos nossos serviços".
O Kabum! disse que está analisando todos os casos para
atender 100% das demandas dos clientes o mais rápido possível. O site ressaltou
que o número de reclamações em relação aos pedidos é baixo (menos de 0,5% do
total), e mais de 90% das queixas referem-se ao esgotamento quase imediato de
determinadas ofertas, já que o estoque promocional é limitado.
A B2W, dona dos sites Americanas.com, Americanas Marketplace
e Submarino, não comentou.
O G1 procurou o Burger King e aguarda posicionamento.
Por: G1.
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