33% dos consumidores, acabaram comprando produtos diferentes do objetivo inicial e metade desses clientes buscavam economia (50%)
![]() |
© Fotos Públicas
|
A possibilidade de economia sem riscos, proporcionado pelos
medicamentos genéricos está fazendo com que grande parcela da população já
considere essa opção na hora da compra. Os dados são resultados da pesquisa
Análise do Perfil de Compra dos Shoppers em Farmácias - 2018, realizada pelo
Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC), em parceria com
a Unicamp e com o Instituto Axxus.
Segundo a pesquisa, o número de brasileiros que consideram
essa opção na hora da compra é bastante expressivo, sendo que 45% dos
consumidores apontara que adquiriram medicamentos predominantemente genérico,
outros 55% compraram predominantemente os de marcas.
“Os genéricos já venceram uma desconfiança inicial e natural
que enfrentaram no mercado e hoje já fazem parte das opções de escolhas dos
consumidores, eles possuem um grande potencial competitivo por causa da
economia que ele proporciona, sendo que os preços são fundamentais na escolha”,
analisa Edison Tamascia, presidente da Febrafar, que encomendou a pesquisa.
Ele se refere ao fato de que a pesquisa também aponta a
prioridade que o consumidor está dando ao preço em relação à marca na hora de
adquirir medicamentos. Segundo a pesquisa, 33% dos consumidores, acabaram
comprando produtos diferentes do objetivo inicial e metade desses clientes
buscavam economia (50%).
“É importante reforçar, porém, que o cliente não está indo
contra a indicação médica, mas sim buscando uma alternativa real, sendo que o
genérico possui a mesma substância ativa, forma farmacêutica e dosagem que o
medicamento de referência”, complementa Tamascia.
A pesquisa teve como objetivo apurar as características de
compras de medicamento dos brasileiros, bem como o tipo de medicamento
adquirido, o índice de intercambialidade de medicamento e os motivos que
levaram a essa troca.
“Essa pesquisa comprova uma característica muito comum nos
brasileiros que é não ser fiel ao produto que foi procurar em uma farmácia,
ouvindo a indicação dos farmacêuticos. O principal fator de intercambialidade é
o preço, demonstrando que o brasileiro se encontra mais preocupado com o
bolso”, explica o presidente da Febrafar.
A pesquisa foi realizada com quatro mil consumidores de
todos o Brasil que quando esses saíam das farmácias em que estiveram para
efetuar a compra. A pesquisa foi realizada por 152 entrevistadores.
Por: Notícias ao Minuto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário