PORTO DE GALINHAS SERÁ PALCO DA QUINTA FLIPO

0 Comments
(Crédito: Divulgação).


A Quinta Festa Literária Internacional de Ipojuca, a Flipo 2017, será realizada em Porto de Galinhas de 21 a 24 de setembro, pela União Brasileira de Escritores (UBE), tendo como parceiros, segundo seu curador geral Alexandre Santos, a Companhia Editora de Pernambuco, Stampa Midia Exterior, Faculdade Olindense de Ciências Contábeis e Administração (Focca), Conservatório Pernambucano de Música,  Associação Brasileira de Engenheiros Escritores e o Clube de Engenharia de Pernambuco, “firmando assim sua trajetória de sucesso”, disse.

Com entusiasmo, assinalou que a Flipo já se firmou como a principal manifestação artístico-literária do Nordeste e este ano terá como tema “O popular e o erudito na formação cultural do Brasil”, compreendendo um conjunto de atividades culturais programadas, dentre elas um espaço reservado ao Congresso Mundial de Engenheiros Escritores; Outros Olhares um espaço destinado a temas esotéricos; O Espaço Magico do Faz de Conta reservado ao público infantil; e o Microfone Aberto na Tribuna das Artes.

Segundo Alexandre Santos, o universo musical da Flipo ocorre no FestFlipo, dele fazendo parte inclusive um ambiente próprio para cantadores e cordelistas, o Espaço Cordel, além da Alameda dos Livros (uma feira cultural) e a Vitrine Flipo destinada a lançamentos de livros e trabalhos literários, Ressaltou a importância do escritor nos tempos modernos, com base na seguinte definição: “Quanto mais tensas as relações sociais, seja em decorrência de problemas econômicos, diplomáticos e outros, maior a importância da arte como contraponto à modulação ortodoxa do pensamento coletivo”. E complementou que se no passado a arte se concentrava na pintura, na escultura, hoje há maior concentração na escrita de poemas, contos, romances, ressalvando: “Talento artístico todos têm, seja para dança, música, gastronomia, escrita e esta última pode ser aperfeiçoada pela leitura, estudos, pesquisas”.

As atividades da Flipo vão ocorrer em oito palcos espalhados estrategicamente pelo Território da Palavra, garantindo a animação cultural por toda a área central da vila. Mas segundo o curador geral acontecerão encontros paralelos das entidades literárias, festas, shows populares, incluindo na programação o TBQ (Tão Bom Quanto), movimento animado por escritores que não puderam ser incluídos na programação oficial da festa. “Na realidade, a Flipo estimula a realização de eventos paralelos por algumas das principais entidades culturais do País, incluindo associações, academias, grêmios e movimentos, frisou ele. As personalidades homenageadas da 5ª Flipo serão Raimundo Carrero, Ana Maria César e Ney Perracini, este último do Paraná.

Para contato: Alexandre Santos f. (81) 99975-7364. e-mails: alexandresantos@br.inter.net ou flipo@camaracultu


You may also like

Nenhum comentário: