Conclusão é do Relatório sobre Notícias Digitais do Instituto Reuters, um dos mais conceituados do mundo
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Nos últimos anos, as redes sociais se tornaram uma fonte
importante de acesso a notícias. Contudo, esta tendência começa a mudar. A
conclusão é do Relatório sobre Notícias Digitais do Instituto Reuters, um dos
mais conceituados do mundo. O estudo, divulgado nesta semana, entrevistou
milhares de pessoas em 37 países para entender os hábitos de consumo de
jornalismo.
Segundo a pesquisa, o índice de pessoas que se informam
pelas redes sociais caiu em diversos mercados importantes, como Estados Unidos
(6%), Reino Unido e França. “Quase a totalidade disso se deve à diminuição da
busca, publicação e compartilhamento de notícias do Facebook”, analisam os
autores. Apesar disso, a rede social ainda é a mais utilizada para ler notícias
(36%), seguida de Whatsapp (15%), Twitter (11%), FB Messenger (8%) e Instagram
(6%).
Na comparação entre países, o Brasil ainda é o local
pesquisado em que o Facebook tem maior popularidade como fonte de notícias (66%),
seguido por Estados Unidos (45%), Reino Unido (39%) e França (36%).
Por outro lado, aplicativos de troca de mensagens, como
Whatsapp, FB Messenger, Telegram e Skype, estão ganhando espaço como palco de
troca de notícias. Entre os brasileiros entrevistados para a pesquisa, quase a
metade (48%) afirmou usar o Whatsapp para acesso a conteúdo jornalístico. O
país só fica atrás da Malásia, onde o índice foi de 54%. O percentual vem
crescendo também em outros países, como Espanha (36%) e Turquia (30%).
O estudo também mediu a confiança das pessoas no jornalismo.
Do total de entrevistados, 44% manifestaram esse sentimento em relação ao
noticiário que consomem. No caso daquelas fontes de informação acessadas mais
regularmente, o índice subiu para 51%. O percentual é menor quando os conteúdos
são vistos a partir de mecanismos de busca (34%), como Google, ou recebidos por
redes sociais (23%), como Twitter.
No recorte por países, o Brasil aparece como o 3º onde a
confiança é maior nos veículos jornalísticos (59%), ficando atrás apenas de
Portugal (62%) e Finlândia (62%). No ranking, o Brasil é seguido por Holanda
(59%), Canadá (58%), Dinamarca (56%) e Irlanda (54%). Com informações da
Agência Brasil.
Por: Notícias ao Minuto.
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