Ingredientes brasileiros surpreenderam público da competição
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Vincent Poillet/REA/Apex-Brasil/Divulgação
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Com ingredientes como raízes da floresta amazônica, tucupi
preto, puxuri (tipo de condimento nativo), tapioca hidratada e leite de coco, o
Brasil participou do maior concurso da alta gastronomia mundial: o Bocuse d’Or,
que aconteceu em Lyon, na França.
O Brasil esteve entre os 24 finalistas da competição, que
reuniu o melhor da culinária mundial no final do mês passado. Para demonstrar
que os sabores brasileiros podem agradar diferentes tipos de paladar, os
cozinheiros da equipe brasileira e um time estrelado elaboraram receitas
inéditas e interagiram com o público.
Ao mesmo tempo em que os chefs participavam da competição, a
poucos metros de onde a equipe comandava facas e panelas, dez empresas
brasileiras mostravam o diferencial dos ingredientes nacionais para a alta
gastronomia aos cerca de oito mil compradores internacionais na Sirha –
principal feira internacional para profissionais de food service e hotelaria –
em que as melhores companhias do mundo disputam a atenção dos consumidores.
Negócios
Com sucesso de público em cada apresentação dos chefs, as
empresas brasileiras estimam que os contatos de negócios feitos no Bocuse d’Or
devam render cerca de US$ 4,5 milhões ao país nos próximos 12 meses.
“O mais importante é fazermos os contatos. A cada evento, os
clientes vão provando, conhecendo as diversas formas de usar os produtos, e se
encantando aos poucos com os ingredientes que oferecemos”, explica Fernando
Arruda, gerente de Exportação de uma empresa que levou para a competição a
tapioca hidratada, um dos produtos mais requisitados por quem buscava
novidades, junto com o açaí, as polpas de fruta e os alimentos cozidos e
embalados a vácuo.
“O Brasil já é um grande exportador de alimentos, mas agora
queremos aumentar as vendas internacionais de produtos com valor agregado. Esta
é a primeira vez que o Brasil participa da vertente de negócios da Sirha com
resultados muito bons”, explicou Camila Meyer, analista de Negócios da Agência
Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Segundo Camila, ações como esta, para públicos
especializados, servem não só para mostrar a gastronomia brasileira, mas também
para provar que os ingredientes diferenciados podem transformar pratos
tradicionais em "algo único".
Brasil
A Apex apoiou os chefs que representaram o Brasil no
concurso e organizou a participação das empresas brasileiras no evento. A
próxima edição da feira ocorrerá em janeiro 2021, sempre em Lyon, na França,
que é um dos principais centros da gastronomia mundial, com presença brasileira
já confirmada.
“A diversidade de clima e biomas que o Brasil possui faz com
que nós, cozinheiros, possamos contar com um manancial fantástico de produtos
diferenciados para que o Brasil leve às mesas do mundo inteiro essa riqueza de
sabores que temos a oferecer”, disse o chef Guga Rocha, que preparou um prato
de mandioquinha com feijão, castanha de caju, salada de folhas e um toque de
vinagre aromatizado com frutas amazônicas no estande do Brasil.
Por: Agência Brasil.
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