Segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do SPC, a maior parte das dívidas (53%) em aberto no país está ligada a instituições financeiras. Já o comércio responde por uma fatia de 17% do total de dívidas
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O Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Santander
já divulgaram as condições de renegociação de dívidas da primeira edição da
Semana da Negociação e Orientação Financeira, que ocorrerá entre os dias 2 e 6
de dezembro.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 261
agências bancárias de todo o Brasil funcionarão neste dia até às 20h,
oferecendo orientação financeira a clientes e a possibilidade de negociar
dívidas em atraso. A negociação também poderá ser feita nas demais agências do
país, no horário normal de funcionamento, nos canais digitais dos bancos e pela
plataforma.
Nesta edição, seis bancos participam do mutirão de
renegociação: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú
Unibanco e Santander. A lista de agências estará disponível até a próxima
semana.
Durante a semana de Negociação e Orientação Financeira, o BB
dará descontos de até 92% na liquidação de dívidas e oferecerá prazos que podem
chegar a 120 meses, além de até 180 dias de carência. O banco também oferecerá,
promocionalmente, taxas de juros até 14% menores para as operações de
renegociação.
Podem participar todos os clientes pessoa física que possuam
operações de crédito vencidas com o BB, independentemente da faixa de renda e
do tempo de inadimplência. Mais de 60 mil funcionários no país participarão da
ação.
Além de mobilizar todos os seus pontos de atendimento no
mutirão, o BB também abrirá 57 agências em horário estendido, das 10h às 20h,
nas capitais e no Distrito Federal. Outra opção aos clientes é o atendimento
digital pelo Portal de Renegociação de Dívidas e pelo aplicativo do BB.
Nesta semana, o Portal Solução de Dívidas do BB, acessível
pela internet ou pelo aplicativo, ultrapassou a marca de 1 milhão de acordos
negociados desde o seu lançamento, em setembro de 2014. O valor total
corresponde a R$ 12,5 bilhões.
Do total de acordos renegociados, 543 mil acordos (53%)
foram efetuados no canal internet banking e 486 mil (47%) no mobile. O canal
mobile foi disponibilizado em 2016 e já responde por 83% do volume de acordos
realizados mensalmente nos canais digitais.
Quanto aos montantes negociados, R$ 7,3 bilhões foram na
internet (58%) e R$ 5,2 bilhões no mobile (42%), sendo R$ 10,1 bilhões de
clientes pessoas físicas (81%) e R$ 2,4 bilhões de clientes pessoas jurídicas
(19%).
A plataforma digital permite consultar dívidas e, ainda,
caso disponível, realizar a renegociação na hora, definindo quais contratos o
cliente deseja renegociar, o prazo de pagamento e a data de vencimento das
parcelas. Além disso, é possível gerenciar os acordos vigentes, verificar
quantas parcelas já foram pagas, acessar a segunda via dos boletos para
pagamento e reimprimir o termo de compromisso.
Em 2019, segundo o BB, algumas funcionalidades implementadas
com foco nos canais digitais também ajudaram a melhorar a experiência do
cliente e a impulsionar os resultados do banco, com recuperação de crédito.
Dentre as inovações, cabe lembrar da renegociação de dívidas e a emissão de
segunda via do boleto de pagamento pelo Whatsapp, da Identificação Positiva
para clientes sem a senha de oito dígitos e da implementação do "Faça Sua
Proposta", ferramenta que permite ao cliente fazer uma contraproposta.
Os clientes da Caixa poderão buscar atendimento em uma das
4.103 agências do banco, nos caminhões da adimplência (Araraquara (SP), Pelotas
(RS), Araguari (MG) e São Luis (MA), no horário padrão de atendimento e nos
canais remotos de atendimento. Além disso, a Caixa abrirá uma agência em cada
capital do país, em horário estendido até às 20h. A partir das 16h, o
atendimento será exclusivamente ao público que deseja receber orientação
financeira e renegociar suas dívidas.
Segundo a Caixa, na renegociação do crédito comercial, os
clientes podem quitar dívidas que estejam em atraso há mais de 1 ano, com até
90% de desconto para pagamento à vista, de acordo com as características da
operação. Podem ainda unificar os contratos em atraso e parcelar em até 96
meses, realizar uma pausa no pagamento de até uma prestação vencida ou a vencer
e efetuar a repactuação da dívida, com possibilidade de aumento do prazo.
As condições também englobam os contratos habitacionais. Uma
das alternativas oferecidas compreende o pagamento de um valor de entrada e a
incorporação do restante da dívida em atraso às demais prestações do contrato,
permitindo que o cliente retome seu fluxo de pagamento mensal.
Para outro grupo de clientes, há possibilidade, após
pagamento da entrada, de fazer acordo para pagamento de uma prestação por mês
na data de vencimento, durante três meses consecutivos. Após esse prazo, as
demais prestações que ainda estiverem em atraso serão incorporadas ao saldo do
contrato.
Para o cliente que possui saldo na conta do Fundo de
Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), outra opção é utilizar o recurso para
reduzir em até 80% da prestação por 12 meses; essa condição vale para clientes
que apresentam até três parcelas do financiamento em atraso.
Segundo a Caixa, as condições variam de acordo com as
características do contrato e o tipo de operação.
A renegociação pode ser feita por meio do site
www.negociardividas.caixa.gov.br, via telefone e WhatsApp 0800 726 8068, nos
perfis do banco no Facebook e no Twitter, APP Cartões Caixa, nos caminhões Você
no Azul e nas agências. Na habitação, os clientes contam ainda com a
possibilidade de renegociar a dívida pelo serviço Habitação na Mão do Cliente,
nos telefones 3004-1105 (capitais), opção 7, ou 0800 726 0505 (demais cidades).
O Santander informou que a renegociação envolve descontos de
até 90% no valor da dívida. Clientes com atrasos de até 60 dias terão reduções
nas taxas de até 20%. Já para acordos com atrasos acima de 60 dias, dependendo
do caso, os descontos serão de até 90% no valor total da dívida.
As condições especiais serão válidas para as modalidades
crédito pessoal, consignado, capital de giro, conta garantida, Santander
Master, descontos de recebíveis e cartão de crédito nos canais de
relacionamento do banco (aplicativo, central telefônica, portal de renegociação
e agências). No período da campanha, o Santander também manterá algumas de suas
agências abertas até às 20h para o atendimento, com orientação financeira, aos
clientes.
O Banrisul destacou que oferecerá desconto sobre o total da
dívida e nos juros, mas ainda não informou quais serão os percentuais.
Em Porto Alegre, três agências do Banrisul terão horário
estendido até às 20 horas, durante o período da iniciativa: Agência Central
(Rua Capitão Montanha, 177, Centro Histórico), agência no Shopping Total (Av.
Cristóvão Colombo, 545, loja 1.281, Bairro Floresta), e agência no Praia de
Belas Shopping (Av. Praia de Belas, 1.181, loja 1.020 A).
No expediente bancário normal, a rede de 516 agências do
Banrisul localizadas no país estarão mobilizadas no atendimento de seus
clientes. No Rio Grande do Sul, são 495 agências; em Santa Catarina, 17; e
quatro nos estados do Paraná (Curitiba), São Paulo (Capital) e Rio de Janeiro
(Capital), e no Distrito Federal (Brasília).
Os correntistas do Banrisul também podem regularizar os
débitos pelo Portal de Solução de Dívidas localizado no site do banco e por
meio do aplicativo Banrisul Digital, na função Resolva Dívidas em Atraso. No
site do Banrisul, o cliente tem acesso ainda a orientações financeiras na área
Crédito Consciente.
Itaú Unibanco e Bradesco ainda não divulgaram as condições
de renegociação.
Segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes
Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a maior parte
das dívidas (53%) em aberto no país está ligada a instituições financeiras. Já
o comércio responde por uma fatia de 17% do total de dívidas. O setor de
comunicação foi responsável por 12% das pendências e as contas de água e luz,
por 10%.
Com informação: Agência Brasil
Por: Notícias ao Minuto.
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