DÃO GALDINO, A LENDA VIVA DA VAQUEJADA

0 Comments




Surubim se projetou pelo Brasil como a Capital da Vaquejada. O município se originou de uma fazenda de gado e seu nome foi dado em homenagem ao boi Surubim, atacado e devorado por uma onça. Com o tempo, a história tomou forma de festa realizada no Parque J. Galdino, tudo isso por causa da determinação e coragem de um homem: João Galdino dos Santos, conhecido como Dão Galdino.

Hoje Dão está com 90 anos de idade e é reconhecido como o fundador da Vaquejada de Surubim. A tradição passou para os filhos e para os netos, que se envolvem na organização da festa. O evento conta com o mesmo sucesso sob o comando de João Neto, fazendo história nas festas de gado. Alguns deles como o próprio João Neto, seu irmão Guilherme e os primos Marcelo e Marcos, participam da competição.

João Galdino dos Santos, mais conhecido como Dão Galdino, homem benquisto pelos surubinenses e pessoas da região. Determinado, forte, honesto e de coragem, nunca se deixou vencer pelos obstáculos, sempre os enfrentou de cabeça erguida, nunca desistindo de seus objetivos.
Esse legado passou aos seus descendentes, junto com o amor pelo esporte genuinamente nordestino que é a Vaquejada.

Dão sempre viveu da agricultura e pecuária e desde muito cedo começou o trabalho como pecuarista, andando por essas regiões comprando e vendendo gado, dai o gosto pelas vaquejadas.
No ano de 1960 começou a fazer vaquejadas em diferentes locais na cidade, e só nos anos 1970 foi que construiu um Parque de Vaquejada fixo, chamado Parque J Galdino, em homenagem a seu pai, a partir dai não parou mais de fazer festas de apartação na cidade, trabalhando para que a cada ano a Vaquejada de Surubim crescesse cada vez mais.

Seu orgulho é saber que através de seu suor e trabalho conseguiu realizar seus sonhos, e que foi por ter sonhado e nunca ter desistido que fez história, não deixando que fosse esquecida a vaquejada que antes eram realizadas por grandes pecuaristas locais, mantendo assim a Tradição das Vaquejadas de Surubim, que é historicamente a mais antiga do Brasil.


Dão Galdino é considerado a Lenda Viva das Vaquejadas e levou o nome de Surubim aos quatro cantos do Brasil, cantada nas músicas de Quinteto Violado, Sirano, os Surubinenses Maré Malta, Gil Alencar entre outros.

A FESTA


Uma das maiores atividades culturais do Brasil, a vaquejada consiste em dois vaqueiros montados a cavalo para derrubar um boi, puxando-o pelo rabo. Aquele que em suas sessões derrubarem mais o animal, ganham um grande prêmio concedido pelos organizadores do evento.



You may also like

Nenhum comentário: