MEMORIAL DOS SEVERINOS DESENVOLVE AÇÃO ECOLÓGICA E ARTÍSTICA

0 Comments


O Parque dos bonecos gigantes, localizado em Lagoa Nova, Surubim, é uma referência em projeto de arte e traduz bem o que a paixão pela arte representa para pessoas abnegadas.

O artista plástico Severino Iabá  inaugurou, em 2017, um espaço aberto ao público como uma fonte de arte, cultura e conhecimento: O Memorial dos Severinos, conhecido por Parque dos Mamulengos Gigantes.

Neste espaço há uma nova obra, com sala e banheiros. A construção será feita com 20 mil garrafinhas de vidro de cerveja vazias (long necks) e terá um sistema de tratamento ecológico do esgoto.

Tudo estar sendo preparado para funcionar de 2021, com o objetivo de gerar consciência ambiental e melhor acolher visitantes e grupos artísticos, especialmente nos dias de eventos.

Para o Memorial, este projeto arquitetônico só será possível com o apoio e envolvimento da comunidade. A primeira ação colaborativa envolvendo os surubinenses foi iniciada em 10 de janeiro de 2021 (domingo), com o lançamento nas redes sociais da campanha “20 mil garrafinhas de vidro pelo Memorial”. Nesta campanha, pede-se que a comunidade junte garrafinhas de cervejas vazias (long necks com 330 ml ou 355ml ) e as entreguem no seu espaço cultural em Lagoa Nova e  outros  lugares que serão divulgados em breve.

Os organizadores explicam que só serão aceitas garrafinhas vazias nas cores verde, laranja e azul, com 330 ml ou 355ml. Eles pedem que a população colabore com a cultura e o Meio Ambiente, evitando que o vidro (que leva mais de mil anos para se decompor) continue indo para o lixão ou aterro sanitário.

SAIBA MAIS

O ‘Memorial dos Severinos’ é um espaço dedicado aos Severinos do mundo, e trabalha a cultura, a educação e o meio ambiente.

O Memorial com vegetação de caatinga, ocupará uma área de 1.397,08 m², com esculturas gigantes, espaço multiuso, museu e casa de taipa, que será administrado pela futura Associação Memorial dos Severinos.

A obra foi criada pelo artista plástico Severino Iabá, e tem como inspiração a arte dos mamulengos de Zé Petronilo Dutra (1893-1995) e do escritor João Cabral de Melo Neto. 

Esta obra, iniciada pelo artista em 2007, foi gerada pelas experiências severinas do artista e de sua família, e homenageia seus ancestrais, assim como o lugar de seu nascimento.

As dez esculturas em círculo, cada uma contando histórias ligadas ao universo cultural nordestino, fazem referências aos dez membros das famílias nucleares do artista, e do mestre José Petronilo.

Estas esculturas gigantes fazem parte do projeto Parque dos Mamulengos Gigantes, que propõe a construção de dezenas de esculturas gigantes em outros espaços do lugarejo.

Todo o projeto vem sendo realizado de forma colaborativa, com a participação do artista e sua família, amigos e parceiros. 

Além das esculturas gigantes, uma outra atração, principalmente nos domingos à tarde, é a arte em madeira do pai do artista Severino Iabá.

 Aos 80 anos, seu José Severino é artesão, agricultor, pedreiro aposentado e pai de oito filhos. Apesar das dificuldades enfrentadas ao longo de oito décadas, José  Severino,  não deixou morrer o lado criança: ele faz bonecos com madeira de imburana.

Mais informações: https://www.facebook.com/memorialdosseverinos

VISITAÇÃO

O ‘Memorial dos Severinos - Parque dos Mamulengos dos Gigantes está localizado no antigo povoado de Lagoa Nova – Surubim- PE.  Fica dentro de uma propriedade particular a 3 quilômetros do centro da cidade e distanciado a 300 metros da estrada Surubim Vertente do Lério. Entrada provisória pelo campo de futebol do lugarejo.

Funciona de quinta a domingo e nos feriados, das 9 h às 17 h.

A entrada é gratuita. Porém nos domingos e feriados pede-se aos visitantes uma contribuição voluntária para manutenção.

A campanha’20 mil garrafinhas de vidro pelo Memorial”

A campanha colaborativa convida os surubinenses a juntarem  20 mil garrafinhas de vidro de cerveja vazias para serem utilizadas na construção de banheiros e uma sala multiuso no Memorial, com tratamento ecológico do esgoto.

O local no Memorial para o início da construção já está preparado, ocupando uma área de 50 metros quadrados.

A Campanha “20 mil garrafinhas de vidro pelo Memorial”  tem o objetivo de gerar consciência ambiental e melhor acolher artistas e visitantes no seu espaço cultural.

Além dessa campanha por garrafinhas, uma outra será lançada em breve, na busca de recursos financeiros para a obra.

Quem desejar mais informações, visite o Memorial, principalmente aos domingos à tarde ou a página do Memorial dos Severinos no Facebook.

Contato: DDD 31 – 991711314.


















You may also like

Nenhum comentário: