sábado, 12 de julho de 2025

REDE SEM FRONTEIRAS BRILHA NA 95ª FEIRA DO LIVRO DE LISBOA COM COMITIVA INTERNACIONAL E HOMENAGENS DE DESTAQUE



Lisboa mais uma vez tornou-se o epicentro da cultura lusófona com a realização da 95ª Feira do Livro, que aconteceu de 4 a 22 de junho no Parque Eduardo VII e superou a marca de um milhão de visitantes. Entre os destaques desta edição está a consagrada participação da Rede Sem Fronteiras (RSF), que pelo sexto ano consecutivo levou uma comitiva internacional formada por 80 autores solo e mais de 300 coautores de coletâneas, oriundos de 12 países.

O Pavilhão H-39 da RSF, localizado na Zona Laranja - Nascente, tornou-se ponto de encontro para leitores, escritores, artistas e autoridades. A instituição, presidida mundialmente pela escritora e jornalista Dyandreia Valverde Portugal, teve sua participação marcada por uma intensa programação cultural com mais de 130 sessões de autógrafos, 52 apresentações de palco e dezenas de transmissões ao vivo, envolvendo autores de países como Brasil, Portugal, França, Bélgica, Cabo Verde, Suíça, EUA, entre outros.

Como Autores Convidados Homenageados de Honra desta edição, foram destacados os brasileiros Helena Fraga (SP), Pautílio Alves Filho (DF) e Socorro Cavalcanti (RN). Um dos momentos mais simbólicos da participação da Rede foi a visita do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, que prestigiou o pavilhão, conheceu autores e recebeu oficialmente a coletânea “Sem Fronteiras pelo Mundo... Jubileu de Estanho”.

Entre os muitos diferenciais do estande da RSF, destaca-se sua bela sala de autógrafos, considerada uma das mais acolhedoras da feira. O espaço foi elogiado pela interatividade com o público e pela reorganização constante dos livros expostos, oferecendo visibilidade a todos os autores presentes.

Fora da Feira, a RSF promoveu atividades que reforçaram sua missão de integração cultural. Destaque para o Piquenique Literário, o 1º Encontro Internacional de Escritoras da Rede Sem Fronteiras, que culminou com a fundação do Clube de Mulheres Sem Fronteiras, a exposição de artes plásticas de Marita Valverde Portugal, um jantar de fado com homenagens à presidente da entidade, e a tradicional cerimônia de gala que celebrou os 12 anos da instituição com entrega de distinções a autores e parceiros.

A Rede também distribuiu gratuitamente seu catálogo “Vitrine Literária Lusófona 2025” aos visitantes, ampliando o alcance das obras apresentadas na feira. As transmissões em tempo real pelo YouTube e Instagram permitiram que o evento alcançasse todos os continentes, reforçando a atuação global da instituição.

Entre os nomes que integraram a comitiva oficial, estão: Adri Silva, Alan Dornales, Aline De Bona, Altamiro Rollo, Álvaro Luiz Cardoso, Ana Lisboa, Ana Maria Guimarães, Ana Maria Tourinho, Ana Mendes, Andrea Sigrist, Angela Cardoso, Angela Guerra, Ascensión Chanqués, Astrid Kampf Beutler, Bebel Ritzmann, Benedito Vasconcelos, Betty Silberstein, Bianca Chinelli, Carla De Sà Morais, Carlos Cardoso, Catarina Coelho, Cecy Barbosa Campos, Clara Arreguy, Clara Machado, Cláudio Vieira Pinto, Cristiane Mota Viviani, Dalila Lubiana, Dalma Nascimento, Debora Pio, Dyandreia Portugal, Edina Azevedo Klein, Elinalva Oliveira, Ester Manciolli, Euderson Kang Tourinho, Evan Bessa, Francisco Gondar, Gina Maria Manjua, Gleidhy Mendes, Graça Neves, Helena Neves Advocacia, Iris Berlinck, João Ângelo Siqueira, José Leonídio, Juranildes Melo de Matos Araujo, Kátia Galdi, Laura Miranda, Lúcia Boonstra, Manuela Bailão, Maria Helena da Fonseca Costa, Maria Kens, Mariana Arão, Marianela Sants, Marina Zarvos, Matilde Slaibi Conti, Palmira de Oliveira, Pietro Costa, Priscila Souza, Regina Crema, Regina Guimmaraes, Renata Clarke-Gray, Renata Urzeda, Rosa Virgínia, Rosane de Oliveira Lacerda, Rosário Pedroso, Samaritana Pasquier, Sonia Bittencourt, Sue C. Costa, Suzy Hekamiah, Valdelice Santos, Valéria Alonso, Véronique Schorr, Welma Menezes, Yasmine Figueiredo e Zezé Barcelos.

Entre as instituições parceiras estiveram a Editora Mágico de Oz, APP - Associação Portuguesa de Poetas, ELOS Clube de Lisboa, Associação Caboverdeana, Rede Conexão Mulher, AFELCE, AJEB Nacional e RJ, UBE-RJ, Poemas à Flor da Pele, Elles Mitraillent e Editora Sol Literário. O apoio de mídias como Jornal Terra da Gente, Revista Presença, Revista Mulher Afrikana e Portal Focus Cultural ampliaram a difusão das ações.

Com sede em Portugal, atuação em mais de 30 países e o lema “Juntos, somos mais fortes!”, a Rede Sem Fronteiras segue fortalecendo laços e conectando a literatura lusófona ao mundo. Seus próximos projetos incluem participações na Feira do Livro de Frankfurt, Festa do Livro em Belém e uma viagem cultural ao Marrocos.

Mais informações: contato@redesemfronteiras.com.br | @redesemfronteiras






























Nenhum comentário:

Postar um comentário