![]() |
Arlinda Lamêgo. |
A Organização Mundial da Saúde (OMS) vê a espiritualidade no enfrentamento positivo de doenças e sua prevenção. Desde 2011, congressos nacionais e regionais em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul realizaram atividades científicas sobre espiritualidade.
O termo espiritualidade origina-se do latim “spiritus” ou “sopro” divinal da alma. Constitui a relação do indivíduo com o sagrado, a busca de sentido da vida para superar as limitações corpo-mente e fé.
Em 2019, publicou-se a primeira diretriz científica em espiritualidade e cardiologia do mundo. A criação da disciplina Saúde e Espiritualidade e departamento em Medicina Cardiovascular teve base em Congressos e interfaces, novo pilar na formação médica com fator benéfico na relação médico-paciente. A espiritualidade norteia pensamentos, valores morais, mentais e emocionais intra e interpessoal.
Evidências científicas alinham medicina e espiritualidade na abordagem dos aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais. É holístico. Enfatiza a ideia de que o todo é mais que a soma das partes, a interconexão entre componentes na compreensão dos fenómenos e realidades de forma completa, global e integrada, mas sua negação torna-se dogma. Toda pessoa impacta-se ao todo, conecta-se à natureza, com o outro e os animais.
O Departamento de Espiritualidade e Medicina Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia defende uma anamnese espiritual independente de religião, crenças e etnias. Discute a importância na saúde mental e física, no relacionamento interpessoal, na qualidade de vida, na adesão ao tratamento e na relação médico-paciente. Tem a ver com o todo, no relacionamento com o mundo, coisas e pessoas.
O assunto espiritualidade e afins é discutido pela Filosofia e a Psicologia. Filosofia crê no divino e transcendente, no absoluto organizador, no princípio originário e mantenedor do material e espiritual, das leis físicas e morais. A Psicologia pensa o homem como bio-psico-social-espiritual.
Religiosidade, religião e espiritualidade têm conceitos interligados e distintos. Religião é um sistema organizado e praticado por uma comunidade. O Espiritismo não é considerado religião, não há cultos, templos, ritos ou ministros. No animismo, espíritos estão nos seres humanos, animais, plantas, rochas e características geográficas. Nem todos têm religião, frequenta igreja ou templo, pratica yoga e meditação, reiki, acende incenso, lê tarot, consulta espíritos, faz massagem terapêutica para expandir a consciência na busca de curas emocionais.
Mas todos têm espiritualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário