JUIZ DE DIREITO DR. PAULO CÉSAR OLIVEIRA DE AMORIM

0 Comments
Integridade e trabalho em prol da justiça em Surubim
Juiz de Direito Dr. Paulo César Oliveira de Amorim.
 Um exemplo de vida, competência, garra, caráter e acima de tudo integridade, amor pela profissão, desejo de ajudar ao próximo e simplicidade, são marcas registradas do Juiz de Direito Dr. Paulo César Oliveira de Amorim que está à frente da 1ª Vara da Comarca de Surubim desde agosto de 2015.
                Ele nasceu no município de Catende (PE) no dia 04 de junho de 1968. Filho de Ismael José de Amorim e Marta Maria de Oliveira, é irmão de Júlio Cesar e João Alvino (In memoriam). Viveu sua infância e adolescência na cidade natal, de onde tem boas lembranças e guarda uma grande saudade de suas raízes.
                Dr. Paulo aprendeu a ler na Escola Nossa Senhora do Bom Conselho, onde cursou o primário, em seguida estudou no Colégio Santa Terezinha da 5ª a 8ª série e concluiu do 1º ao 3º ano na Escola Estadual Costa Azevedo.
                Posteriormente prestou serviço militar no DRMM7 em Olinda e em 1988 ingressou na Faculdade de Direito de Olinda. Ele conseguiu cursar o curso de Direito através do crédito educativo na época e como não teve condições de comprar livros, estudava na biblioteca e tirava xérox para poder estudar. Durante o período que estudou o curso de Direito, residiu na casa dos seus tios Rubens e Rute, concluindo o curso quatro anos depois em 1992. De 1993 a 1997 ele exerceu advocacia e foi procurador do município de São José da Coroa Grande.
                Paulo Amorim realizou a 1ª prova do concurso para Juiz aos 24 anos, só que o concurso foi prolongado por três anos, sendo finalizado apenas em 1997. Porém a nomeação só veio em 29 de maio de 1998, quando ele ingressou na magistratura assumindo a Comarca de Taquaritinga do Norte aos 29 anos de idade.
                Em março de 2000, foi designado para Comarca de Santa Maria do Cambucá onde permaneceu até 02 de agosto de 2015 como titular. E em 03 de agosto de 2015 assumiu a titularidade da 1ª Vara da Comarca de Surubim.
                De novembro de 2014 até 02 de agosto de 2015 o Juiz já estava acumulando a Vara. Durante todo esse tempo de magistrado atuou em outras Comarcas: Vertentes, Riacho das Almas, Santa Cruz do Capibaribe (2ª Vara Civil e Vara Criminal) e Passira. Sempre que possível, ele participa de cursos de capacitação incluindo encontros e congressos sobre diversos temas de Direito.
                Paulo é um grande estudioso, fala francês e ler Italiano fluente. Na sua formação tem forte influência da cultura francesa, se interessa por temas de Direito e Literatura Francesa. E já teve oportunidade de visitar a França e passar por suas diversas cidades. Nos momentos de lazer gosta de praticar futebol, inclusive na Companhia de Dr. Joaquim Barbosa que participa do grupo de amigos do futebol.
                Paulo é católico, simples, humilde, carismático e muito querido por todos que o conhecem e por onde passa, deixa saudades. Em sua vida pessoal, ele tem cinco filhos: Alice Marianna, Anna Paula, Paulo César Filho, Anna Karinna e Paulo Gabriel. Tendo como referência de vida, a sua avó Alice de 99 anos que é a matriarca de toda família e que foi sua grande incentivadora dando os seus melhores conselhos para a vida. Emocionado ao falar dela, Paulo, conta que ela foi a pessoa que mais o encorajou durante toda sua vida e conta com carinho que neste ano ela completará 100 anos de idade.

JORNAL TERRA DA GENTE – Como o senhor ver a situação da segurança pública hoje em Surubim, com essa onda de assaltos que vem assolando a cidade?

JUIZ DE DIREITO DR. PAULO CÉSAR OLIVEIRA DE AMORIM – Esse é um fenômeno que tem atingido o Brasil como um todo. Apesar dos esforços das autoridades constituídas do Estado, a violência, sobre todas as formas, tem crescido. O aparelho policial apesar da atuação no dia a dia, por si só não tem conseguido evitar os frequentes assaltos ocorridos neste município.
O Efetivo policial ainda é insuficiente para atender e cobrir com maior eficiência a área do município. Assim como todos os Juízes, também me preocupo bastante com esse fenômeno. De nossa parte tenho procurado adotar as providências que estão dentro de nossa competência, inclusive buscando agilizar os inúmeros processos que tramitam nesse juízo. Combater apenas os efeitos não será suficiente à solução da problemática, é preciso, antes disso, priorizar as causas.

JTG – Quais medidas que o Senhor Pretende tomar diante deste quadro?

PAULO AMORIM - Primeiramente é preciso buscar uma integração entre o judiciário, o ministério público, às polícias civis e militares, assim como outros segmentos da sociedade na busca de discussão e solução para atuar, sobretudo como fator de prevenção, para depois se adotar o que for necessário á repressão.

JTG- Como tem sido seu trabalho em Surubim desde que assumiu o cargo de Juiz da cidade?

PAULO AMORIM - Faço questão inicialmente de ressaltar a honra de poder ter assumido a titularidade desta comarca. Para mim foi bastante gratificante. É um desafio que precisa ser superado. Quanto ao trabalho em si, posso dizer que a carga é bastante elevada em razão dos inúmeros processos, atualmente mais de 5,000.

JTG – Como está o andamento dos processos em Surubim?

PAULO AMORIM - Na medida do possível temos realizado mutirões de audiências para agilizar o andamento dos processos, embora também em alguns meses esteja cumulando outras comarcas. É importante frisar que diante do novo código de processo civil algumas adaptações estão sendo realizadas, sobretudo com vistas a priorizar audiências de conciliação, nos processos cíveis.

Juiz de Direito Dr. Paulo César Oliveira de Amorim.



You may also like

Nenhum comentário: