Atleta de Caruaru busca ajuda para disputar competição em Portugal

0 Comments

Falta de patrocínio pode impossibilitar participação do caruaruense no torneio europeu.


Lutador de Caruaru pede ajudar para disputar competição internacional (Foto: Divulgação / Assessoria)
Com apenas 20 anos, quase 6 de jiu-jitsu, mais de 30 medalhas e 12 títulos conquistados somente em 2017, o lutador Thiago César se prepara para mais um grande desafio, talvez um dos mais importantes de sua carreira como atleta: o campeonato europeu de jiu-jitsu. Considerado o maior evento da modalidade no planeta, o Campeonato Europeu IBJJF de Jiu-Jitsu (European IBJJF Jiu-Jitsu Championship) será realizado de 15 a 22 de janeiro de de 2018, na cidade de Lisboa, em Portugal.

Criado em um seio familiar humilde como filho de pais adotivos e o mais velho de três irmãos, Thiago César de Andrade Silva iniciou no esporte por recomendação médica. Com 15 anos, pesava 108 kg e apresentava um grave quadro de sobrepeso.

Após a indicação clínica, como incentivo de familiares e pessoas da comunidade, o adolescente que mal conseguia se movimentar por causa da obesidade foi introduzido na prática da arte marcial em uma academia no Bairro Agamenon em Caruaru, local onde reside até hoje com sua família. Após muito empenho e constante evolução, o garoto simples que trabalhou de servente de pedreiro na adolescência e estudou somente até o 8º ano do ensino fundamental veio a se tornar um grande destaque entre atletas faixa roxa da categoria meio-pesado no país.

Foi trabalhando como auxiliar em um hospital veterinário na Capital do Agreste que o lutador conseguiu seu primeiro emprego formal. A oportunidade apresentada por meio de um convite de 2 amigos, ajudou o jovem a guardar suas economias que com o tempo foram investidas em suas disputas. Mesmo empregado, os custos ainda são altos e por muitas vezes o atleta deixou de competir por falta de recursos. A falta de um patrocínio efetivo que possa ajudá-lo a custear as despesas como deslocamento, estadia e alimentação durante sua participação nos torneios é algo que atrapalha seu desenvolvimento.


- Neste ano tinham três campeonatos para ir, o Sul-americano, que seria no Rio de Janeiro, os outros dois em São Paulo e Brasília. Ficava muito pesado para mim, e tive que escolher só um - diz o atleta.

Apesar da dificuldade financeira, Thiago se mostra muito feliz e agradecido por todas as conquistas e aprendizado com a arte marcial ao longo do tempo. Ele destaca que o jiu-jitsu proporcionou não apenas uma melhor qualidade de vida, mas também ajudou a enfrentar diversas situações no âmbito profissional e pessoal.

- Com a prática do esporte aprendi a ter mais disciplina e ser mais responsável com as coisas, seja no trabalho ou em casa. Buscar o caminho correto, porque hoje se não fosse o jiu-jitsu pelas amizades a gente estava no caminho errado, assim como muito amigos que tive.

Há mais de 3 anos ele se qualifica com os irmãos Gomes, família responsável pelo Centro de Treinamento Gomes, que contribuem com a preparação do ‘Thiago 100 Kg’, como é conhecido pelos parceiros de treino. De acordo com o Mestre Romário Gomes, o jovem vem evoluindo constantemente.

- Thiago é um atleta muito dedicado, focado, treina forte todos os dias. De uns anos para cá ele vem se destacando em competições com bons resultados. Infelizmente, o apoio para atletas em Caruaru é escasso.

Com uma rotina de preparação intensa, o atleta que treina de segunda a sábado, com uma média de 30h semanais, se mostra bem motivado em conquistar o que qualifica como o título mais importante de sua carreira, e reforça a importância do apoio financeiro para sua viagem internacional.

- Eu peço qualquer tipo de ajuda para aqueles que possam contribuir de alguma forma, e se Deus quiser vou representar Caruaru em Portugal e trazer este título para o Brasil.


Para ajudar o atleta de 88 kg, faixa roxa no esporte, pode entrar em contato diretamente com o atleta pelo telefone (81) 9 9359-3790.

Por: G1.


You may also like

Nenhum comentário: