Após fortes chuvas, moradores da Mata Sul de PE temem novas enchentes e mais destruição

0 Comments

Defesa Civil de Barreiros aponta que choveu 107.9 milímetros em 12 horas no município. Média histórica de fevereiro é de 118 milímetros.


Em Chã Grande, deslizamento de barreira preocupou moradores durante o fim de semana (Foto: Reprodução/WhatsApp)
Em 2017, moradores da Mata Sul de Pernambuco sofreram com as consequências das fortes chuvas que atingiram a região. Rios transbordando, ruas tomadas pela lama e famílias desabrigadas foram situações comuns entre maio e junho. Durante o sábado (17) e o domingo (18), a chuva que atingiu alguns dos municípios da área trouxe o medo de que a situação possa se repetir.

Em Barreiros, na Mata Sul, 134 famílias ficaram desalojadas somente durante o sábado (17) e o domingo (18). “Choveu 107.9 milímetros em 12 horas e o volume da média histórica de fevereiro é de 118 milímetros. Foi muita água em pouco tempo”, observa o agente da Defesa Civil do Município Luís Henrique Bernardo.

As áreas rurais do município foram as mais prejudicadas, com deslizamento de barreiras e plantações perdidas devido à inundação. Segundo Bernardo, o município organiza uma documentação para decretar estado de emergência e receber o apoio necessário do governo estadual.

De acordo com a Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac), o período chuvoso habitual é entre os meses de março de julho na Mata Sul e Norte.

Área rural de Barreiros, na Mata Sul, foi a mais prejudicada pela chuva do fim de semana (Foto: Defesa Civil de Barreiros/Divulgação)
“Perdi mesa, cama, guarda-roupa que não tinha terminado de pagar. Minha casa é alta, mas ficou com quase um metro de lama ano passado. Tenho medo de outra enchente”, afirma o marinheiro José Ezequiel do Nascimento, morador do Centro de Rio Formoso. A trégua da chuva nesta terça (20) trouxe tranquilidade, mas também incerteza sobre os próximos meses.


De acordo com a secretaria de Assistência Social de Rio Formoso, a chuva provocou um deslizamento de barreira no Centro da cidade durante a segunda (19), mas sem vítimas. No fim de semana, áreas ribeirinhas também ficaram alagadas. “Estamos com a Defesa Civil em alerta para monitorar áreas atingidas”, afirma a titular da pasta, Gina Maria.

De acordo com a Apac, o município de Chã Grande, na Mata Sul, registra volume alto de chuvas desde janeiro. No mês em questão, foram 202 milímetros, 430% a mais do que a série histórica de janeiro. Até esta terça (20), o mês de fevereiro acumulou 83,8 milímetros.

“Uma barreira deslizou no fim de semana perto da minha casa. Não deixou ninguém ferido, mas a gente sente medo”, conta a estudante Júlia Darc, moradora do bairro Padre Cícero.

De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe), foram registrados, entre a sexta (16) e a segunda (19), 42 deslizamentos de barreiras no estado. As ocorrências deixaram 224 famílias desalojadas e outras cinco desabrigadas.

Depois de Barreiros, com 134 famílias prejudicadas, o município de Cortês, na Mata Sul, com 87 famílias desalojadas, vem em segundo na lista de municípios cujos moradores sofreram prejuízos. O Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, teve três famílias desalojadas. Em Ribeirão, na Mata Sul, foram cinco famílias desabrigadas.

Chuva aumenta nível de barragens


Barragem de Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, verteu após chuvas no sábado (17) e no domingo (18) (Foto: Compesa/Divulgação)
A Região Metropolitana do Recife também registrou chuvas acima da média. Choveu o equivalente à média esperada para todo o mês de fevereiro no município do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, entre o domingo (18) e primeiras horas desta segunda-feira (19).

De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a chuva do fim de semana provocou aumento no nível de barragens em Pernambuco, mesmo que em pouca escala. Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, verteu.

Já a barragem de Tapacurá, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, passou de 64,35% para 64,43% da capacidade de armazenamento. A barragem de Duas Unas, em Jaboatão dos Guararapes, também no Grande Recife, passou de 58,12% para 59,30%.

 Construção de barragens
 

Questionada pelo G1 sobre o andamento da construção de barragens, planejadas há oito anos para evitar as consequências das chuvas no estado, a Secretaria Executiva de Recursos Hídricos, vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) de Pernambuco afirmou que a Barragem de Serro Azul foi concluída e tem capacidade para acumular 303 milhões de metros cúbicos de água. Atualmente, ela acumula 160 milhões de metros cúbicos devido às recentes chuvas.

Na nota, o governo afirma estar realizando "o levantamento do remanescente e atualização dos custos de projetos para construção de mais quatro barragens, paralisadas por falta de repasses federais: Barra de Guabiraba, Igarapeba, Gatos e Panelas, localizadas nos municípios de Barra de Guabiraba, São Benedito do Sul, Lagoa dos Gatos e Cupira, respectivamente”.

Ainda por meio do texto, a Seplag ressalta que a assinatura da ordem de serviço para início das obras da Adutora de Serro Azul está prevista para março deste ano e que as obras das barragens de Engenho Pereira e Maranhão dependem de decisão do governo federal para assinatura dos convênios para garantir recursos.

Por: G1.


You may also like

Nenhum comentário: