SURUBIM COMEMORA 92 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

0 Comments


O município de Surubim comemora hoje (11/09), 92 anos de Emancipação Política. Para celebrar a data, a Prefeitura providenciou uma alvorada matinal com fogos de artifício. Essa é a primeira na história da cidade em que não ocorrerá o desfile cívico, devido o cumprimento das regras de distanciamento social por causa da pandemia do novo coronavírus.

Diversas entidades e personalidades locais estão prestando sua homenagem ao município pela passagem de sua autonomia político-econômica. A Prefeitura Municipal de Surubim, o Colégio Nossa Senhora do Amparo e a Rádio Integração FM e o surubinense Bennê Torres com a música "Filho de Surubim", estão entre os que divulgaram suas mensagens através de vídeos ou notas.

Surubim tem a maior e mais antiga vaquejada do Brasil, além do maior carnaval do interior pernambucano e umas das maiores feiras livres do Nordeste brasileiro. O município tornou-se autônomo através da Lei Estadual nº. 1.931 em 11 de setembro de 1928.

História

Em 11 de setembro de 1928 Surubim foi desmembrado do município do Bom Jardim. Sua origem está ligada à pecuária e à agricultura, atividades que são responsáveis pela ocupação do Brasil.

A atividade pecuária surgiu na época do governo de Tomé de Sousa que trouxe algumas cabeças de gado na sua frota e depois ordenou que trouxessem outras oriundas de Cabo Verde, trocadas por madeira da terra que valia muito naquela ilha.

Do litoral a criação de gado se expandiu para o interior de Pernambuco ao mesmo tempo em que a pecuária contribuiu para que surgissem as primeiras povoações. Com o passar dos tempos, nas terras do Bom Jardim, os espaços foram sendo ocupados pela criação de gado.

O nome Surubim, segundo a lenda, vem das terras de Lourenço Ramos da Costa, um português que se instalou por essas plagas, criando gado manso na sua fazenda. Em meio ao rebanho, um boi majestoso, por ser malhado, igual ao peixe, recebeu o nome de Surubim.

Um dia, o boi Surubim foi devorado por uma onça. Lamento geral. Indignação. Agora, o nome do boi era um referencial.

- Vou para as terras do boi Surubim... Para Surubim. Lourenço Ramos da Costa era um homem religioso. E, assim o nome foi se fixando na memória do povo. O lugar ficou conhecido por Surubim. Uma casa de morada, uma casa de oração, uma fazenda, uma povoação. Em 1864, foi erguida uma casa de oração. Nela, o padre português Antônio Alves da Silva, capelão da vila de Mata Virgem, celebrava missa esporadicamente.

Em torno dessa casa de oração, teve início o povoamento do local que mais tarde sitiaria a cidade de Surubim.

A Lei Municipal nº 03, de 27 de abril de 1893, criou o Distrito de Surubim, cuja sede foi elevada a categoria de vila por efeito da Lei Estadual nº 991, de 01 de julho de 1909. Na divisão administrativa, em 1911, Surubim figura como distrito do município de Bom Jardim.

O pioneirismo de Lourenço Ramos da Costa e Dídimo Carneiro transformou sonhos na realidade dos tempos atuais. Em 11 de setembro de 1928, por força da Lei Estadual nº 1.931, foi criado o município de Surubim, com território desmembrado do município de Bom Jardim, tendo a sede municipal recebido foros de cidade. A instalação da nova comuna verificou-se a 1 de janeiro de 1929. Sua visão administrativa foi decisiva para o município que nascia vocacionado para o desenvolvimento.

(Fonte: Surubim, a história de todos os tempos – Professor Luiz Antonio Medeiros)



 






You may also like

Nenhum comentário: