3ºANIVERSÁRIO DA ACADEMIA MARANHENSE DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES MILITARES

0 Comments



31/05 - Dia de aniversário do Brigadeiro Feliciano Antônio Falcão, por escolha de 22 Acadêmicos Fundadores, dos quais 02 já partiram para o Reino Celestial, escolhemos para considerar a data de aniversário da ACADEMIA MARANHENSE DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES MILITARES - AMCLAM.

Após a sua fundação com o beneplácito de todos, por ser o autor da ideia de criação de um Sodalício que passou a integrar militares e civis nas ciências, letras e artes, iniciamos de forma vigorosa às nossas atividades acadêmicas.

Conseguimos organizar legalmente a nova entidade, estruturamo-la administrativamente e procuramos desenvolver os seus vieses.

Em um curto espaço de tempo, com a aprendizagem adquirida na caserna, conseguimos ir sedimentando valores que passaram fazer a diferença no universo cultural maranhense.

Nossa simbologia, nossas particularidades ligadas ao ideário militar e aliadas às habilidades de todos os nossos Acadêmicos, tornaram-se diferenciais às comparadas Academias já existentes.

Conquistamos espaços através do conhecimento nas obras lançadas, fomos e temos sido convidados para ações culturais no Maranhão, Brasil e já começam a florescer convites mundo afora.

Participamos de um Festival Internacional (Feira das Tulhas 2019), representados por nossos Artistas como a única Academia convidada, fomos considerada a Academia mais atuante em 2019 pela Coluna VIP do Jornal Pequeno, adquirimos a Utilidade Pública Municipal, apoiamos projetos como Bibliotecas Comunitárias, em nosso Site (www.amclamma.org) resplandecem nossos Acadêmicos que passaram a possuir visibilidade em suas histórias de vida e em relação às suas produtividades, nossas Redes Sociais (WatsApp, Facebook e Instagram) reproduzem nossas ações e conquistas quase que diariamente, recebemos frequentemente consultas em face de sermos consideradas como modelo para várias Unidades Federativas, recordamos nossos Acadêmicos Pedro Ivo e Fuad em diversas situações: participando de suas despedidas, publicando obra e agora imortalizando o poeta com seu nome em um Concurso Anual que em sua primeira edição foi um sucesso, enfim, a AMCLAM existimos para o mundo e possuímos representatividade.

Somaram-se aos fundadores, excelentes nomes que fortaleceram o Templo do Brigadeiro Falcão.

Não obstante a Pandemia do COVID-19 que assola o planeta, a partir de sua descoberta no início de 2020, a AMCLAM manteve acesa as luzes da sabedoria, as quais, energizam todos àqueles que nos privilegiam com suas presenças em nossas sessões solenes.

A procura de nossa AMCLAM para integrarem-na como associado, emergem não só da Athenas Brasileira, mas, continuamente de todas as plagas nacionais, onde voluntariosos tentam se integrar à esse maravilhoso e vitorioso projeto cultural.

A cada avanço é um estímulo para novos desafios e não existe a menor dúvidas do quanto avançamos em tão pouco tempo.

Inúmeras ações e projetos estão em curso: Utilidade Pública Estadual, Concurso Anual de Redação para Alunos dos Colégios Militares (PMMA e CBMMA), Exposição Artística, Sede Física, Publicação de Obras, Criação de Condecorações, Elogio aos Patronos, Formação da Banda Marcial, Confecção da Espada de Acadêmico e outros.

Portanto, todos nós temos muito a comemorar nesse 3° Aniversário e continuarmos essa marcha ascendente.

Obrigado à todos pela confiança.


 

 

Por: Cel Carlos Augusto Furtado Moreira

Presidente da AMCLAM



You may also like

Nenhum comentário: