Portugal entra em estado de calamidade por causa da Covid-19

0 Comments

Após confirmar 14 casos de infecção pela variante Ômicron, país adota novas medidas de contenção contra o coronavírus


Novo centro de vacinação aberto em Lisboa pode atender até 6 mil pessoas por dia

BRIAN BUJALANCE / EFE - 30.11.2021


Portugal entrou nesta quarta-feira (1º) em estado de calamidade, o que implica maiores controles de fronteira e nos aeroportos, exigência de testes negativos de Covid-19 para entrar em estabelecimentos noturnos, entre outras medidas.

Hoje, as autoridades de saúde do país informaram a detecção de 14 casos da variante Ômicron do novo coronavírus, o que faz do país o segundo da Europa com maior número de registros da cepa identificada na semana passada na África do Sul.

A suspeita de um novo teste positivo para a variante, em um hospital localizado no sul de Lisboa, fez com que se determinasse a interdição, por 24 dias, do serviço de pediatria da unidade, além do isolamento de 28 funcionários e alguns pacientes.

A quarta-feira também está sendo marcada na capital portuguesa por longas filas no principal centro de vacinação do país, instalado no Parque das Nações, que tem capacidade para mais de 6 mil pessoas por dia.

O estado de calamidade que entrou em vigor hoje está abaixo apenas do estado de emergência, que foi utilizado, por exemplo, para decretar confinamentos. A medida ficará em vigor, pelo menos, até 20 de março.

A partir de hoje, os certificados digitais e de vacinação serão constantes no cotidiano da população lusa, sendo obrigatória sua apresentação para acesso a restaurantes — exceto os de varanda e terraços —, pontos turísticos, eventos com assento marcado, academias, cassinos, bingos, entre outros.

Para locais como boates e outros pontos de entretenimento noturno, será preciso apresentar o comprovante de vacinação e um teste negativo de Covid-19. Portugal reforçou ainda os controles de fronteira e, até 9 de janeiro, também será obrigatória a apresentação do certificado de vacinação e de um teste negativo para entrar no país por via aérea.

Desde o início da pandemia, houve, segundo autoridades portuguesas, a notificação de 1.147.249 de casos de infecção pelo novo coronavírus e 18.441 mortes.

 Por: R7.com.



You may also like

Nenhum comentário: