UNIVERSO INFINITO

1 Comments
José Vieira Passos Filho.


Observo o Universo em uma noite estrelada. Sei que todos os pontinho brilhantes que vejo no firmamento são planetas, estrelas, galáxias – um mundo infinito que está a bilhões de anos luz, distante do meu pequenino planeta Terra. Questiono como leigo que sou: o Criador de todos esses bilhões de mundos, não o fez para apenas um ser vivente como eu ficar a observá-lo daqui da terra. Fez não.

Essa certeza de que o mundo não foi feito para ser habitado apenas aqui na terra, pelos terráqueos, já tiveram os grandes cientistas da humanidade. Copérnico, formulou o mundo heliocêntrico. Joannes Kepler, aprofundou estudos sobre o Universo. Galileu Galilei, teve certeza, quando descobriu com sua luneta, que a Terra não era o centro do universo. Isaac Newton, demonstrou a unidade absoluta do Universo – a lei da gravitação universal. Willian Herschel, observou o mundo além do sistema solar; Edmund Halley, descobriu que as estrelas se mexem; O padre Georges Lemaitre, afirmou que o universo estava em expansão, mais tarde confirmada por Edwin Hubble: “a velocidade das galáxias aumenta com as suas distâncias”.

Universo transformou-se e tornou-se infinito com Einstein, em suas teorias sobre o espaço e o tempo. Com a teoria da relatividade, consolidou a física moderna. Criou a equação mais famosa do mundo: E = mc² (energia, igual a massa, vezem a velocidade da luz ao quadrado). É dele a frase: A imaginação é mais importante que o conhecimento.   

O mundo perdeu em 2018 um de seus maiores gênios da física moderna: o cientista pensador, Stephen Hawking. Ele buscou o princípio de tudo. Para isso, foi ao Big Bang – a explosão que iniciou a origem do universo e formulou teorias sobre os buracos negros – onde tudo é sugado, porém que alguma coisa pode escapar. Hawking, admitiu haver universos paralelos. A fama desse grande cientista ficará cada dia mais consolidada com a evolução mais e mais da ciência, que conseguirá provar suas teorias. O cientista era tão grande, que sua condição física – tinha uma doença degenerativa -  não o fazia desistir; dava-lhe, sim, forças para seguir adiante. Que força de vontade para continuar vivendo!

Imaginando a imensidão do Universo, censuro os homens aqui da terra. Sua pequenez, vaidade, arrogância; brigam por nada, perdem um tempo precioso, quando deviam se unir para conquistar o Cosmo. O tempo urge. Precisamos povoar nosso Sistema Solar, depois outros, e outros, e mais outros mundos. A imensidão do Universo está ao nosso alcance. Está a nossa disposição para conquistá-lo. Quem sabe, nesse caminho interestrelar, faremos novas amizades, encontraremos novos povos, no Universo infinito?     

Por: José Vieira Passos Filho - Pres. da Academia Alagoana de Cultura, Sócio Efetivo do Instituto 
Histórico e Geográfico de Alagoas, Sócio Efetivo da Academia 
Maceioense de Letras, Sócio Honorário do SOBRAMES (AL), Sócio 
Efetivo da Comissão Alagoana de Folclore.


You may also like

Um comentário: