DR. VICTOR ROMERO EM ENTREVISTA SOBRE BLEFAROPLASTIA E TRANSPLANTE CAPILAR

0 Comments

 

Dr. Victor Romero.

O Dr. Victor Romero é um empreendedor nato. Formado em medicina pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), ele atua na medicina estética e também é especialista em tricologia, área da dermatologia que estuda os fios de cabelo, o couro cabeludo e os pelos.

Além da atuação clínica, Dr. Victor dedica sua carreira na formação de novos especialistas em cirurgia e tricologia, sendo referência e autoridade para médicos que pretendem seguir carreira nessas especialidades.

Na entrevista a seguir, Dr. Victor fala sobre blefaroplastia e transplante capilar. Vale a pena conferir.

BLEFAROPLASTIA

BLOG MALUMA MARQUES -  O que é blefaroplastia? 

Dr. Victor - Blefaroplastia é a cirurgia estética das pálpebras. É um procedimento cirúrgico que visa rejuvenescer ou corrigir algum defeito existente nas pálpebras, através da remoção do excesso de pele e o reposicionamento dos tecidos internos, podendo haver ou não remoção de gordura.

BMM -  Com que idade posso operar minhas pálpebras?

Dr. Victor - Em casos corretivos não há idade mínima para sua realização. Em casos de rejuvenescimento, o mais comum é a procura para esse procedimento após os 40 ou 50 anos de idade, embora, dependendo da genética, possa ser necessário antes dessa idade.

BMM - Qual a melhor época para realizar a cirurgia?

Dr. Victor - Não há época ideal para a realização da cirurgia, desde que o paciente possa evitar a exposição solar. Quando não é possível, orientamos os pacientes a realizar o procedimento no período do inverno, quando o sol é mais brando, no intuito de evitar o possível escurecimento da cicatriz.

BMM - Como é realizada a anestesia na blefaroplastia?

Dr. Victor - É um procedimento ambulatorial, realizado com anestesia local e com o paciente acordado. Primeiramente realizamos a marcação de onde vai ser retirada a pele. Posteriormente fazemos a anestesia e, assim, a cirurgia propriamente dita. Por último fazemos a sutura da pele com um fio especial e muito fino para um resultado estético de excelência.

BMM -  Quanto tempo dura a blefaroplastia?

Dr. Victor - O procedimento cirúrgico em si dura em média uma hora a depender do caso, embora a permanência total do paciente na clínica seja por volta de 2 horas e meia, pois soma-se ao tempo cirúrgico o tempo de preparação e finalização do processo, inclusive com a realização do curativo e passagem das orientações finais para o paciente e acompanhante.

BMM - Como é o pós-operatório?

Dr. Victor - Muito tranquilo. Removemos os pontos com 7 dias e o paciente já pode voltar às suas atividades normalmente. Pedimos apenas para evitar atividades com muito esforço físico e as atividades que tenham risco de trauma em face como esportes com bola durante um tempo maior, 1 mês, até que os tecidos estejam firmes em seu novo local.

TRANSPLANTE CAPILAR

BMM - Quais são as diferenças entre transplante capilar e implante capilar?

Dr. Victor - Transplante capilar é o procedimento no qual removemos pelos de um local do próprio paciente e reimplantamos os mesmos na área calva, que necessita de pelos novos. Após o período de fixação, que é em torno de 6 meses, o pelo cresce normalmente em seu novo local. Implante capilar é o procedimento no qual se fixa no couro cabeludo fios sintéticos, não vivos, feitos de nylon e que simulam o cabelo. Não é um material vivo, por isso não cresce e necessita de reposição, pois são perdidos 20% dos fios implantados por ano. Em alguns países é proibido por danificar a área calva.

BMM - De onde são retirados os fios?

Dr. Victor - No transplante capilar removemos os pelos da área segura, que não sofre ação hormonal por isso não cai, que é a nuca e lateral acima da orelha. Mas estes, não sendo suficientes, podemos também remover da barba e do tórax ou até mesmo do abdome quando presentes.

BMM - Os fios implantados são definitivos?

Dr. Victor - Sim. Definitivos e não caem, por não serem suscetíveis à ação hormonal, por serem geneticamente protegidos.

BMM - Como ocorre o implante Capilar?

Dr. Victor - O implante capilar é um procedimento cirúrgico ambulatorial feito com anestesia local no qual inicialmente se faz um planejamento cirúrgico com marcação da área a realizar o implante e a programação do número de fios. Depois realiza-se a anestesia, extração dos fios da área doadora e finalmente a implantação desses fios na área calva. O procedimento todo dura cerca de 8 a 14 horas a depender do número de fios transplantados e das áreas transplantadas como também do grau de dificuldade do planejamento cirúrgico.

BMM - Qualquer um pode fazer um implante Capilar?

Dr. Victor - De uma forma geral sim, qualquer um pode fazer transplante capilar, desde que liberado pelo cardiologista e desde que haja uma área doadora compatível com a necessidade do paciente.

BMM - Quem é o melhor candidato para este tipo tratamento?

Dr. Victor - Pacientes com calvície não completa e que tenham uma boa área doadora para realização do transplante, desde que não haja contraindicações.

BMM - Os resultados são sempre garantidos?

Dr. Victor - O resultado depende de características individuais e do planejamento cirúrgico. Os resultados acontecem na medida da possibilidade de cada caso. No caso do nosso serviço garantimos o resultado que é explicitado por mim durante a consulta médica. Em resumo, garantimos o resultado possível para cada caso.

BMM - Será necessário mais do que uma “sessão”?

Dr. Victor - Em alguns casos sim, quando a calvície supera a capacidade da área doadora em uma cirurgia.

BMM - Qual o tempo de duração do implante?

Dr. Victor - Dura cerca de 8 a 14 horas a depender do número de fios transplantados e das áreas transplantadas como também do grau de dificuldade do planejamento cirúrgico.

BMM - Como decorre o pós-operatório?

Dr. Victor - O que normalmente incomoda mais os pacientes é a necessidade de dormir com a face voltada para cima por pelo menos 15 dias. De forma geral o pós-operatório não é doloroso e decorre normalmente com o paciente tomando a medicação e sendo acompanhado por nossa equipe.

BMM - Quanto tempo é preciso para se recuperar?

Dr. Victor - Em 5 dias o paciente já pode realizar atividades que não demandem muito esforço físico. Após 20 dias já pode voltar para academia e com 30 dias já pode esfregar o couro cabeludo durante a lavagem e voltar com tudo normalmente.

BMM - O que difere a nova e a antiga técnica de implante capilar?

Dr. Victor - A FUE mais nova, se diferencia da antiga FUT, porque nela (FUE) se faz a remoção fio a fio não deixando cicatriz. Além disso, conseguimos, através dessa técnica, remover mais pelos. Portanto implantar mais pelos.

A FUT deixa uma cicatriz linear e a implantação é menor, mas ainda é útil em casos de pacientes que não aceitam raspar o cabelo ou em mulheres de grandes necessidades.




You may also like

Nenhum comentário: