REFÉNS DA MOTIVAÇÃO

0 Comments

 

Mário Carabajal.

Os seres, em percentuais significativos, se colocam na condição de “reféns da motivação”. 

Tal condição é negativa e incondizente com o sentido real de existência. A qual, comporta vida diária, também com outros estados de humor, sem quaisquer dominâncias ou sobreposições. Sobretudo em um Mundo onde as diferenças sociais, com base na economia, determinam as condições alimentares e de qualidade da vida.

São muitas também as distorções incorporadas e assimiladas pelos seres no tocante aos valores axiológicos, externos, determinantes de padrões de riqueza e pobreza. 

Referimo-nos às distorções, por bem interpretarmos encontrar-se no ambiente as condições primeiras, em nosso ver, para uma boa qualidade de vida.

Um ser na Europa e outro no Brasil, em uma condição de igualdade financeira, se faz em bom exemplo: 

- No Brasil, teria uma vantagem do ambiente, determinado pelo clima tropical, ameno e agradável.

Enquanto na Europa, grandes fazem-se as dificuldades meio as baixíssimas temperaturas de inverno. 

Independentemente das distorções axiológicas, não incomum, os seres colocam-se na condição de ‘dependentes de seus estados de espírito’ para motivarem-se à continuidade de seus ideais. 

Sem que aprofundemo-nos no mérito assertivo ou não de suas proposições, pode-se facilmente observarem-se estagnações, as quais, com o tempo, se constituem em grandes barreiras, levando a acomodação e aceitação, para muitos, confundidas como se positivo fosse, sob conceitos de resiliência.

Em nossa análise, os seres devem colocar em suas vidas, metas bem definidas, com alguns pontos clarificados e definidos, para fugirem dos percalços e armadilhas ensejadas pelas flutuações do estado de humor pessoal - responsável por oferecer maravilhosos e péssimos dias a todos os seres. 

Por conta destas flutuações, motivacionais e desmotivacionais, a que nos referimos no parágrafo supra, sugere-se a criação de dispositivos auto-conducionais de segurança, à construção de vidas estáveis. 

Como exemplo, as ações na bolsa de valores - em dado momento estão em alta, em outro, em baixa. Mas, aos olhos do competente investidor, somente a tendência de alta ou baixa, a médio ou longo prazo, são abstraídas, encejando-se comprar ou vender no momento presente.

Da mesma forma, os seres, devem viver e conviver com as dúvidas e incertezas momentâneas, com visões futuristas de vitórias, se persistindo no presente ‘independentemente se motivado ou não’.

Metas, propósitos e uma boa ‘agendinha’ diária a ser executada, ainda que mínima, sem necessariamente a dependência da motivação, são nossas elementares sugestões aos leitores do jornal Terra da Gente. Exemplo maior encontramos na administradora, bacharel Maluma Marques, diretora presidente deste lindo e necessário veículo de comunicação e saberes.

Quando a motivação estiver ao lado dos seres, ótimo! Melhor! Contudo, nem sempre poder-se-á contar com a motivação. 

Mesmo nas horas e dias de desmotivação e incertezas, os seres necessitam dar continuidade aos seus projetos. 

Com persistência, acompanhada de um conjunto sistêmico operacional de atividades diárias, os sonhos humanos, sob um mínimo de planejamento, podem se transformar em elos ao resgate, inclusive, da própria motivação perdida. 

Frente a estagnação, com uma agenda diária, basta a proposição de execução das tarefas anteriormente programadas, com foco, sem a dependência da motivação.

Após a adoção da simples agenda diária, alencando metas claras, se observará, em curtíssimo intervalo de tempo, avanços naturais resultantes do trabalho consciente, responsável e consequente, passando-se a colher resultados imediatos, somando-se às bases sólidas de edificação dos mais sublimes ideais individuais humanos.

Por: Mário Carabajal - Jornalista, psicanalista e professor universitário; Especialista em 
Pesquisa Científica, Mestre em Relações Internacionais e Doutor em Ciências Educacionais; Pós-Doctor em Filosofia;  vinte e quatro livros publicados. Presidente fundador da ALB - Academia de Letras do Brasil; Presidente executivo do Grupo MarDin Copacabana.


You may also like

Nenhum comentário: