NELSON LIMA SE ELEGE EM SANTA MARIA DO CAMBUCÁ

0 Comments

 


Nelson Sebastião de Lima (PSB), foi eleito novo prefeito de Santa Maria do Cambucá neste último domingo. Ele obteve 4.826 se sagrando vencedor após apuradas 100% das urnas.

Nelson foi apoiado pelo atual prefeito Alex Robervan, que vem desenvolvendo uma excelente gestão em Santa Maria e conta com a aprovação da maioria da população.

Mário Alves de Lima, do PSDB, ficou em segundo lugar, com 4.160. Em terceiro ficou o candidato José Edson Trajano de Araújo (Republicanos), com  63 votos.

Do total de votantes, 138 eleitores (1,46%) votaram em branco, enquanto outros 293 (3,09%) anularam o voto. O número de eleitores que não voltou foi de 1.400, equivalente a 12,87% do eleitorado.

O número de brancos nulos e abstenções é de 1.831 ou 16,83% dos aptos a votar. A câmara de vereadores de Santa Maria do Cambucá também teve seus escolhidos eleitos para os próximos quatro anos.

História

A povoação do município ocorreu em torno da capela de Nossa Senhora do Rosário, fundada pelo padre Ibiapina em 1876. O local era chamado de Carrapato. Inicialmente integrante do território do município de Taquaritinga (hoje Taquaritinga do Norte), o distrito foi criado a 25 de julho de 1895 e chamava-se apenas Santa Maria. Depois, o distrito passou a pertencer ao município de Vertentes (criado a 11 de setembro de 1928) e a 31 de dezembro de 1938 mudou o nome para Ibiapina, para diferenciar-se do município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Em 1944, passou a chamar-se Cambucá, uma vez que Ibiapina é o nome de uma cidade no Ceará. Cambucá é o nome de uma árvore existente no município. O município de Santa Maria do Cambucá foi criado a 20 de dezembro de 1963.

Primitivamente o atual município de Santa Maria do Cambucá teve a denominação de “Carrapato”, na época do início de sua povoação em volta da capela de Nossa Senhora do Rosário, construída pelo Frei Ibiapina em 1876. Seus primeiros habitantes e fundadores foram: José Ferreira e Azevedo, Cornélio Clarêncio Correia de Queiroz, Coronel Vicente Correia de Queiroz, Pedro José Alcântara, Tenente Coronel José Braz Pereira Lucena. Em 25 de julho de 1895 passou à categoria de vila, passando a se chamar “Santa Maria”.

Em 1º de janeiro de 1938 por sugestão do Instituto Arqueológico Histórico Geográfico de Pernambuco, passou a adotar o nome de “Ibiapina”, pelo fato de já existir “Santa Maria”, no Rio Grande do Sul. Em 1º de janeiro de 1944 passou a chamar-se “Cambucá”, sob a mesma alegação do mesmo Instituto, já, existia uma cidade no Ceará com o nome de “Ibiapina”. Finalmente em 1º de janeiro de 1964 foi sancionada a lei nº 4.955 de 20 dezembro de 1963, pelo Governador Dr. Miguel Arraes de Alencar, criando o município com a denominação de “Santa Maria do Cambucá”.

 



You may also like

Nenhum comentário: