Testes rápidos para detecção de zika serão realizados a partir de hoje

0 Comments
O teste fica pronto em torno de 5 ou 6 horas mas ainda não há previsão de quando deve chegar a Pernambuco
Foto: Brenda Alcantara/Esp.DP

A partir desta segunda-feira, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) vai passar a receber amostras e fazer testes rápidos de detecção do zika vírus. O teste fica pronto em torno de 5 ou 6 horas. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), ainda não há previsão de quando os testes rápidos devem chegar a Pernambuco, por se tratar de uma tecnologia muito recente que ainda não existe em larga escala.

Em entrevista à Agência Brasil, Clarice Arns, professora do Instituto de Biologia e coordenadora da na força-tarefa criada entre laboratórios e as três universidades paulistas para estudar o vírus, disse que o teste fica pronto em torno de cinco ou seis horas, mas ele só detecta o vírus ativo, ou seja, quando ele está no organismo e a pessoa já apresenta os sintomas da doença.

“Esse é um teste em que vamos detectar o vírus ativo ou se ele está no organismo da pessoa. Só é possível detectar, ou as chances são maiores, quando o paciente está na fase aguda da enfermidade, ou seja, quando ele está com os sinais ou sintomas clínicos. O médico então irá avaliar e remeter a amostra para a gente."

As amostras para o teste são coletadas a partir da saliva, urina ou sangue do paciente e podem detectar, além do vírus Zika, também a dengue e o chikungunya. O Hospital das Clínicas da Unicamp será um dos órgãos que fará a triagem e irá encaminhar as amostras para serem analisadas pelos pesquisadores da Unicamp.

“O vírus tem que estar lá [no organismo do paciente]. Se já passou a fase aguda [da doença], o vírus não está mais no organismo. Depois que o vírus não está mais no organismo, temos um teste chamado sorologia, mas que não é um teste muito específico porque ele cruza muito com o vírus da dengue e aí não temos certeza se o paciente teve contato com zika ou dengue. Já esse teste não. É um teste específico em que poderemos determinar se o paciente está infectado com zika, dengue ou chikungunya ou com os três”, disse Clarice.

Para a coordenadora, a vantagem desse teste sobre os demais, principalmente sobre a sorologia, é que “ele é específico e rápido”. “Imagine uma mulher grávida, com sintomas, e que quer saber se está com zika ou não. Nós teremos como verificar isso”, disse. “O indivíduo que está doente tem o direito de saber o que ele tem. E também é importante, em termos epidemiológicos, que o Brasil saiba o que está ocorrendo e só com esses dados na mão é que as autoridades vão tomar uma posição mais clara e evidente, soltando mais verbas para a pesquisa ou o diagnóstico da doença", acrescentou.

Pernambuco
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco esclarece que, por enquanto, realiza dois exames diagnósticos para dengue e chikungunya: PCR (resultado de 15 a 30 dias), indicado para ser feito até o 5º dia da doença, e a sorologia (resultado de 5 a 10 dias), a partir do 5º dia da doença. A secretaria afirma que o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE) está sendo estruturado para oferecer esses dois exames para zika.

Por: Diário de Pernambuco.


You may also like

Nenhum comentário: