CDL REALIZA REUNIÃO COM O MOVIMENTO POR SEGURANÇA EM SURUBIM

0 Comments
A REUNIÃO FOI MOTIVADA PELA ONDA DE ASSALTOS QUE VEM ASSOLANDO A CIDADE NOS ÚLTIMOS DIAS

A presidente da CDL Roberta Aguiar e o Coordenador do Movimento Por Segurança em Surubim, Ediêr Luiz Sabino, reuniram na noite do dia 06 vários representantes da sociedade surubinense no auditório da CDL. O motivo do encontro foi a significativa falta de segurança na cidade de Surubim, a qual tem aterrorizado a população devido ao aumento constante de assaltos a estabelecimentos comerciais e residências.

Se fizeram presentes o Juiz Dr. Joaquim Barbosa, o Promotor Dr. Garibalde, o Tenente Coronel do 22º BPM Souza Filho, representando o Delegado de Surubim o Escrivão Aldivaney Freitas dos Santos, o Capitão do 22º BPM C.Roberto, Sargento do 22º BPM Pires, representando o governo municipal Edvaldo Clemente, o Delegado Bruno Sérgio Maciel de queiroz, o Venerável da loja Maçônica de Surubim Dr. Roberto Mateus, o Secretário Municipal Aldo Leal representando a Escola Severino Farias Professor Lindemberg, o blog www.malumamarques.com.br e Jornal Terra da Gente representado pela diretora e fundadora do veículo Maluma Marques, Luíz Fernando do blog Negócios e Informes, o funcionário público Paulo Bueno e Marcos Antônio, vários empresários como Ilário Pio, Raminho, Conterrâneo, Júnior entre outros que participaram da reunião e realizaram um planejamento de ação coletiva, em vista da chamada de atenção por parte das autoridades competentes para possíveis medidas solucionadoras desta problemática.

“Estamos aqui para recolher opiniões de todos presentes para discutir em comum acordo e decidir alguma ação. Exatamente há um ano atrás, entregamos um ofício endereçado ao governador e identificamos alguns pontos:  Aumentar efetivo policial; Instalação de uma cabine permanente de polícia na praça Dídimo Carneiro; Implantação de câmera de vídeo de monitoramento 24 horas; Instalação de uma delegacia de polícia civil em regime de plantão e Criação de uma vara criminal na comarca de Surubim. Está fazendo um ano e até o presente momento não tivemos retorno algum”, declarou a presidente da CDL Roberta Aguiar.

“A violência em nosso país é tão violenta, com seus crimes e homicídios. Sou professor e outro dia perguntei para um aluno da rede municipal: O que você quer ser quando crescer? E ele me respondeu: quero ser bandido! As escolas estão protegidas e os bairros periféricos? Isto acontece muitas vezes com jovens que não tem lazer e prática esportiva e alguns deles acabam se marginalizando”, contou indignado o professor e coordenador do movimento Ediêr.

Segundo o Juiz Joaquim Barbosa, Surubim tem de três a quatro assaltos por semana, a maioria realizados por jovens que vem de fora para assaltar na cidade. “Esta é a 2ª reunião da CDL, mas é a 7ª que participo sobre segurança, temos uma representatividade para apresentar ao governo do Estado, temos que nos engajar aos movimentos sociais, não só professores e alunos, mas toda a comunidade. Questão de segurança é de todos nós, precisamos de uma mobilização. É ano eleitoral, nós temos a microcriminalidade, pequenos furtos, lei Maria da Penha, violência contra criança e adolescentes”, falou o Juiz Dr. Joaquim Barbosa.

Para o Promotor Garibalde, a principal questão da segurança de Surubim a ser trabalhada são esses assaltos que estão acontecendo com muita frequência. “Outro dia passei numa loja que estava fechando e o proprietário estava aflito, perguntei o que estava havendo e ele respondeu que em outro dia ele estava fechando o estabelecimento e botaram um revolver na sua cabeça, fazendo terror e amedrontando a população. Nós não vamos medir esforços para ajudar no que for preciso, o governo do Estado está com problema de finanças, número defasado no efetivo e viatura sucateada, mas estou à disposição com um trabalho integral, não é só em Surubim, vamos trabalhar para fazer com que em Surubim não tenha estrago tão grande como vemos em outras cidades. E que aqui venha a ter mais efetivo para que possamos mudar esse quadro”, colocou o Promotor Dr. Garibalde.

O atual Tenente Coronel Souza Filho, comandante do 22º BPM de Surubim, que assumiu o posto há três meses, retornou após ter sido capitão há 10 anos na cidade e se comprometeu que junto com sua equipe irá focar em ações para solucionar esses problemas. “A população cresceu e a violência veio junto, durante esse período irei colaborar no que for possível, vamos implementar algumas ações e acredito que a população vai aplaudir, me comprometo em colocar o efetivo que trabalhava interno, nós temos três viaturas, Gati e Rocan de Surubim, vamos trabalhar para ampliar o combate à criminalidade, recolhendo esses criminosos. Nós seremos felizes na nossa estadia por aqui”, frisou o Tenente Coronel Souza Filho, comandante do 22º BPM.

“Hoje estou com 50 anos tenho 26 funcionários, trago renda para nossa cidade, trabalho até às 22h, quando chega essa hora nós já ficamos receosos. A gente tem que ser protegido, pago meus impostos, precisamos de segurança, o futuro da nossa cidade é de homens honestos. Há 10 anos atrás que o presidente do CDL fez um planejamento de segurança, mas nunca foi feito”, lamentou Ilário Pio, empresário e ex-Presidente do CDL.

Para o professor Ediêr é importante unir estudantes, professores e demais cidadãos de Surubim que pagam impostos e possuem o direto à segurança pública. “Nós pagamos impostos, se nós não tomarmos uma decisão, é preciso ver outras questões para nos proteger. Vamos nos unir para fazer um ato em praça pública. Nós temos que nos engajar em movimentos com a população que querem segurança”, finaliza o professor.

Ao final da reunião foi acertado em comum acordo de todos os presentes, a formação de uma comissão com as entidades para reavaliar o documento entregue em abril de 2015 e que o próximo encontro da comissão formada irá se reunir em 27 de abril no auditório da CDL. Também ficou marcada a próxima reunião do "Movimento por Segurança em Surubim", para o dia 11 de maio, no mesmo formato e com a presença de todos que compareceram para analisar as melhorias na segurança da cidade com as ações que serão implantadas pelo 22° batalhão e outras possíveis ações.












You may also like

Nenhum comentário: