JOÃO DAVID DE SOUSA FILHO UMA HISTÓRIA DE DEDICAÇÃO

0 Comments
João David é desembargador aposentado e hoje se dedica a
vida de fazendeiro em Santa Maria do Cambucá, sua terra natal. 



O Desembargador aposentado João David de Sousa Filho é filho do paraibano de Cabaceiras, João David de Sousa e Luíza Severina de Sousa, ambos falecidos.

João David nasceu em Santa Maria do Cambucá numa família de seis filhos, contando com ele. A família era bastante estruturada. Seu irmão Odon David de Souza (in memoriam), por exemplo, muito conhecido, teve três filhos: dois médicos e um engenheiro. Atualmente, de todos os irmãos, resta apenas Isaac, que mora em Recife e é empresário e engenheiro.

A trajetória do Desembargador João David serve de modelo e inspiração não só para quem quer seguir a carreira jurídica, mas para aqueles que acreditam mais em si mesmos e são confiantes na vida. João David iniciou os seus estudos em Santa Maria do Cambucá em uma escola pública. Depois foi estudar no Ginásio de Limoeiro onde passou cinco anos. Era um colégio interno, de tempo integral e tinha muito prestígio na época, inclusive muitas famílias mandavam os seus filhos de Recife para estudar nesse ginásio. O Ginásio de Limoeiro ficava entre os três melhores do Agreste, contando com o Colégio de Garanhuns e o Ginásio de Caruaru.

Seu pai, João David, desde cedo percebeu a vocação do filho para a Magistratura, e quando este concluiu o Curso de Direito, ele pediu para que João David advogasse duas causas próprias, uma em Gravatá e outra em Caruaru. E para surpresa de todos, João David ganhou as duas causas. Todavia não se sentia satisfeito exercendo a função de advogado. Sendo assim, seu pai o incentivou a fazer o concurso para Juiz e um ano após a formatura, no mês de agosto, João David começou a exercer a carreira de Magistratura no Sertão, na cidade de Serrita. Foi uma grande alegria, principalmente para seus pais, por ver um sonho sendo realizado.

Em sequência, João David atuou como Juiz por três anos e meio em Salgueiro, depois passou por São Joaquim do Monte, além de outras cidades, e sabendo que o seu pai estava doente e percebendo a gravidade da situação. Conseguiu uma permuta para Taquaritinga do Norte, a fim de ficar mais próximo de seu genitor.

Após o falecimento do pai, João David passou quase quatro anos na Comarca de Surubim, em seguida foi promovido para o cargo de Desembargador indo trabalhar na capital, passou sete anos em uma Vara da Família e dez anos como Desembargador. Como Desembargador, João David foi muito atuante e criou diversas Varas no interior, como em Água Preta e Palmares. Em Surubim, criou a 2ª Vara e no mesmo ano da inauguração desta Vara recebeu também o título de Cidadão Surubinense, na gestão do prefeito da época, Humberto Barbosa. Revigorou também algumas Varas extintas e fez melhorias em vários Fóruns na capital.

De acordo com João David, a nomeação para ser Desembargador foi um dos momentos mais marcantes de sua vida e nessa função, pode desenvolver os cargos de Corregedor Geral da Justiça, Vice-Presidente do Tribunal de Justiça e Presidente do Tribunal de Justiça, cargo no qual se aposentou.

Após a aposentadoria, João David recebeu o convite para advogar, mas recusou e decidiu continuar com sua vida de criador, pois antes, já conciliava a vida pública com a privada, como fazendeiro, sempre cultivando amor pela vida simples do campo.

João David, atualmente divide seu tempo durante a semana, entre a capital e o interior, Santa Maria do Cambucá. Sua casa em Santa Maria do Cambucá é uma das mais belas residências da cidade e tem uma arquitetura barroca que atrai a atenção dos munícipes e também dos amigos do Desembargador, principalmente daqueles que vêm de Recife e ficam encantados. Nessa casa também tem uma pequena biblioteca e o Desembargador dedica seu tempo à leitura de obras literárias.

Falar do Desembargador aposentado João David de Sousa Filho é perceber um traço de nobreza e generosidade, consequência da forma como foi educado por seus pais. Seu genitor foi presidente, por muitos anos da sociedade Beneficente São Vicente de Paula em Santa Maria do Cambucá e o filho resolveu seguir o mesmo exemplo.

Por toda uma trajetória de compromisso em servir aos cidadãos, dá para entender por que o Desembargador conseguiu chegar tão longe: pelo esforço, exemplo e humildade.

João David de Souza é um homem de caráter, pacato e dotado de uma simplicidade ímpar. Traz consigo uma educação de berço e se emociona ao falar de Santa Maria do Cambucá: “Não sei expressar esse sentimento que me invade, sou apaixonado por tudo isso, minha casa, andar de cavalo, eu respiro isso aqui. Santa Maria é meu lugar”.

FAMÍLIA - Têm três sobrinhos filhos, todos bem estabilizados. Drª Lílian David Valadares casada com Dr. Mozart Valadares magistrado e ex-presidente da Associação dos magistrados Brasileiros que juntos têm dois filhos Maria Luiza e Victor. Silvio Azevedo empresário bem sucedido casado com Cristiane Kato de Azevedo que juntos tem um filho chamado Pedro Azevedo e o outro é Paulo David Azevedo que é advogado.

VIAGEM - Conhece muito bem a Europa e dois terços do mundo.

LEITURA – Livro de Direito e Literatura. Atualmente o que mais o satisfaz é administrar o seu patrimônio que herdou e ampliou dos seus pais.

EMPREENDIMMENTO – Loteamento Nova Cambucá com boa localização. É um empreendimento da família com 300 lotes e que está na sua fase final contribuindo para o progresso d cidade.

GESTOR DE SANTA MARIA – O prefeito Robervan é um bom administrador e tem se dedicado muito a cidade, mostrando que ama a sua terra natal.









You may also like

Nenhum comentário: