ESCOLA SEVERINO FARIAS INAUGURA MEMORIAL PROFESSORA CÉLIA DE FARIAS ARRUDA

0 Comments


Na sexta-feira, 26 de maio às 16h, aconteceu a inauguração do Memorial Professora Célia de Farias Arruda na Escola Severino Farias em Surubim. Na oportunidade, reencontraram-se amigos, colegas de profissão, de várias gerações da Escola, que é mais conhecida na comunidade simplesmente como Estadual. Foi uma verdadeira celebração das memórias e histórias vivenciadas no ambiente da Escola.

A programação contou com um momento inicial dirigido pela Assistente de Gestão Poliana Pimentel no pátio interno onde aconteceram apresentações musicais dos ex-aluno: Edvando, Cláudia e Clara, os quais participavam do Coral ESF, com D. Célia, além de alunas que apresentaram voz e violão. A seguir, as palavras de acolhida da gestora Nádia Cristina e as palavras de agradecimento da Professora Lúcia Farias. 

Além de professores, ex-professores, funcionários, estudantes e toda equipe gestora, estiveram presentes a Prefeita de Surubim, Sra. Ana Célia de Farias, a Secretária de Educação municipal, a professora Aucimere, a gestora da GRE Vale do Capibaribe, a professora Edjane Ribeiro. Todos foram convidados a se dirigirem ao espaço do Memorial e lá, o Pe. Luiz Gonçalves, ex-professor e supervisor da Escola procedeu a bênção do local, seguindo-se o descerramento da placa de inauguração e a sala foi aberta à visitação. Em seguida, foi servido um Chá da tarde, organizado em parceria com a Escola, por Piancó Recepções.

Como diz Ana Carolina em uma canção, “as melhores coisas da vida não estão guardadas em cofres ou registradas em cartório, mas guardadas no coração e registradas na memória!!!” Cada memória é uma história que nós não deixamos ir embora, pois são preciosas para todos nós.

Assim, o Memorial Professora Célia de Farias Arruda é um lugar de memória que contém diversos equipamentos, materiais e documentos escolares, reunindo objetos e histórias vinculados à memória institucional, os quais compõem o acervo histórico e cultural da Escola Severino Farias.

O Memorial é um projeto nascido durante as comemorações dos 40 anos da Escola em 2016, alimentado no processo de elaboração do livro “Escola Severino Farias – nossa escola, nossa história”, publicado em 2018. Foi concebido numa perspectiva dinâmica, não como lugar apenas de coisas velhas, de coisas do passado, mas como espaço impregnado das identidades dos estudantes e professores e que expressa seus saberes; um local de criação onde se preserva a memória e, apesar disso, se pensa o presente e se reflete sobre o nosso tempo. Por isso, chamamos Memorial e não Museu. A missão do Memorial é, além de divulgar o acervo histórico e cultural e fortalecer a identidade da Escola e os sentimentos de pertença e de cuidado a ela referentes, também fortalecer o protagonismo juvenil e incentivar a pesquisa e a atitude científica no processo de ensino-aprendizagem.

A denominação “Memorial Professora Célia de Farias Arruda” foi sugestão unânime dentre a comunidade escolar atual e os ex-professores, tendo em vista a essencialidade da participação de Dona Célia na história da Escola. 















You may also like

Nenhum comentário: