Profissionais de saúde de PE passam por capacitação sobre microcefalia

0 Comments
Evento é voltado para quem atua nas áreas de urgência e atenção primária.

Ações seguem até a terça (16); expectativa é capacitar 300 pessoas.

Workshops servirão para padronização do atendimento aos bebês com microcefalia (Foto: Jonathan Lins/G1)
Profissionais da rede estadual de saúde participam, a partir desta segunda-feira (15), de capacitação para assistir pacientes com microcefalia nas áreas de urgência e emergência, reabilitação e atenção primária. Debates, palestras oficinas e workshops estão dentro do cronograma de ações sobre a malformação, que segue até a terça (16), no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no bairro do Bongi, no Recife. .

De acordo com a SES, a expectativa é que mais de 300 profissionais participem dos eventos, transmitidos via videoconferência para as sedes das Gerências Regionais de Saúde (Geres), unidades da Secretaria que atuam de forma mais especializada na atenção primária, nas ações municipais e no combate às endemias.

Durante os workshops, serão apresentados os dados da situação epidemiológica das arboviroses e microcefalia no estado. De acordo com  último boletim da SES, Pernambuco confirmou, entre os dias 3 de janeiro e 6 de agosto de 2016, 24.714 casos de dengue – 650 a mais do que o dado divulgado na última semana. Em relação à chikungunya, houve mais 1.138 confirmações em relação à semana anterior, totalizando 19.875 casos confirmados. Os casos confirmados de zika permanecem em 147.

Ainda durante a capacitação, a neuropediatra Vanessa Van Der Linden, uma das primeiras especialistas no estado a notar a mudança no padrão da malformação, deve ministrar uma palestra sobre prevenção de complicações no atendimento aos quadros agudos. Na última terça (9), a médica publicou, junto com outros especialistas pernambucanos, um estudo sobre a ligação entre o vírus da zika e a deformidade de articulações.
Por: G1.


You may also like

Nenhum comentário: