Fundadores da Escola São Francisco de Assis José Célio e Rosângela Mota Silveira se consagram pelas qualidades educativas

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Fundadores da Escola São Francisco de Assis José Célio e sua esposa Rosângela Mota Silveira.
GALERIA DE FOTOS DOS PATRONOS DAS SALAS ONDE OS ALUNOS VIVENCIAM PASSO A PASSO MODELO DE VIDA, AÍ NÓS VEMOS QUE NÃO É A RELIGIÃO E SIM A VIDA QUE É MAIS IMPORTANTE.













ESCOLA SÃO FRANCISCO DE ASSIS É REFERÊNCIA EM BOM JARDIM

A Escola São Francisco de Assis surgiu em 1995 por iniciativa da professora Rosângela Mota, seu filho Francisco de Assis sonhava com uma escola onde tudo tivesse vida, animais, objetos e usando esta ideia, a mesma criou um método de alfabetizar através dessa imaginação, os animais tinham vida e com eles as letras do alfabeto, que formavam sílabas, palavras, frases e textos, e assim aos quatro anos de idade os alunos começavam a ler.

A 1ª turminha da escola era composta por 14 alunos e Assis Filho do casal José Célio e Rosinha fazia parte da mesma, por iniciativa e empenho do desenvolvimento dos alunos a turma foi continuando na escola, daí a necessidade de ampliar o espaço que antes era na casa de Rosângela (tia Rosinha) e registrar a escola dentro dos protocolos da LDB. Após Assis que fazia parte da 1ª turma, surge a 2ª filha do casal Clara que junto com mais 15 crianças formavam a 2ª turma da escola.

Surge os primeiros projetos educacionais da escola pautados dentro de música, do teatro (na contação de história) e projetos sociais de ajuda voluntária para caridade. O destaque era o coral “Os Canarinhos de São Francisco”, e tinha como vocalista Clara junto a seu pai José Célio e o grupo de alunos que compunha as vozes do coral.

O coral trajava uma roupa formal nas cores marrom e bege, cores franciscanas e chamava atenção das pessoas por sua beleza e formalidades. Além do coral destacava-se na escola a Banda Santa Clara composta com crianças de três a sete anos era o xodó da cidade, como até hoje ao desfilarem chamam atenção pela beleza e organização.

Além do acadêmico, voltado ao método construvista - interacional, a escola desenvolve várias ações pedagógicas. Uma outra ação surgida em 1997 foi o grupo de flautas regido na escola pelo maestro Luciano Batista, o coral tinha como maestro José Célio e a Banda Santa Clara também o maestro Luciano Batista.

O 3º filho do casal José Célio e Rosâgela chama-se Vicente de Paulo, pois na escola tem um grupo que faz parte da filosofia Vicentina – para prestar socorro aos mais necessitados – seja em hospitais, abrigos de idosos, presídios e comunidade carente, junto a alguns pais e professores era feito este trabalho duas vezes por mês aos domingos.

Hoje Vicente de Paulo filho do casal, formado no Ensino Médio na Escola São Francisco e já encontra-se terminando o curso de fisioterapia, vem estagiando nestas ações de ajudar e promover o bem-estar das pessoas em abrigos e hospitais de forma voluntária dentro da área fisioterapeutica. São vários frutos que estão despontando no cenário atual dos alunos que passaram por esta escola, e hoje atua com o verdadeiro espírito profissional dentro das áreas escolhidas e com espírito humanístico. Pois a escola não só trabalhava o espírito acadêmico, mas também o lado humano.

Hoje Francisco de Assis – o 1º aluno da escola ESFA é engenheiro Agrônomo. Já cursando o doutorado pela UFPB, grande contemplador da mãe terra e na visão de como preservá-la. Já Clara além de Bióloga, é dentista pela UFPE, com um coração aberto para o próximo. Além disto é hoje professora de ballet da escola e coordenadora dos eventos.

Hoje a escola é composta de 30 funcionários que trabalham com amor a causa nobre que é educar em busca da paz, “paz tão desejada e semeada por Francisco de Assis. Vários projetos e ações educativas norteiam os 200 dias letivos da ESFA, alguns são:

- Marchinhas de carnaval (Bloco da Paz).

- Páscoa Solidária.

- Música e Teatro na descoberta de novos talentos.

- “Vassouras que Educam” projeto ambiental para preservação da limpeza quando são confeccionadas pelos alunos e professores vassouras, lixeiros para conscientizar e selecionar as mais criativas.

- Doe sangue, doe vida com o HEMOPE na escola.

- Vivência das datas comemorativas com registros e reconhecimento.

- Ballet, ginástica rítmica.

- Paz e bem!


























“Atuar de forma ética e transparente, comprometendo-se com a satisfação dos pais na educação dos seus filhos, no que diz respeito ao âmbito educacional e disciplinar, com a segurança e solidez através do acesso aos bens básicos de subsistência e qualidade de vida: saúde e educação.”

Uma grande história começa com uma formação moral e intelectual sólida, muito trabalho, disciplina e perseverança. Foi assim que Rosângela Lira da Mota Silveira, professora dedicada, que ganhou fama e levou muitos candidatos a procurá-la para aulas particulares, até fundar sua própria escola em janeiro de 1995, localizada na Rua Prefeito Laerte Jatobá, snº, centralizada no município de Bom Jardim. Iniciava então a linda história de um dos melhores e mais tradicionais escolas da cidade, com valores iguais aos que levaram os professores Rosângela e José Célio a serem tão reconhecidos. A Instituição funciona nas modalidades de Educação Infantil/Maternal, Fundamental (dos anos iniciais e finais) e Ensino Médio, todos no turno da manhã.

Dentro das prescrições legais, a Escola São Francisco além do acadêmico atua com aulas de ballet, danças populares e musicais, dentre outras. Em sua formação, ainda tem a Banda ESFA e o Coral dos Canarinhos de São Francisco. Além de projetos de iniciativa solidária que visita abrigos e pessoas carentes, inclusive os presídios. Pois, para a instituição, a ação cidadã e cristã sempre fez parte da educação dos alunos junto aos professores com o lema “Educando em busca da Paz”.

“Nestes 20 anos, queremos saudar os ex-alunos que hoje despontam com honrosas ações na vida estudantil e profissional, aos atuais alunos e seus respectivos familiares, como também todos os professores e funcionários que disponibilizaram um pouco do seu tempo a nossa Instituição, toda a nossa gratidão que se estende também as cidades circunvizinhas: Orobó, Umbuzeiro e João Alfredo que confiaram e confiam no nosso trabalho”, agradecem os professores Rosângela e José Célio.

A fundação da Escola São Francisco de Assis foi uma história iniciada por alguém que amava a educação, e que, até hoje, é responsável por formar muitas outras histórias de sucesso! E desde a origem, a Escola segue o pensamento do patrono: “Comece fazendo o necessário, depois o possível e logo te pegarás fazendo o impossível”, São Francisco de Assis.

Vitória Alves exibindo o primeiro fardamento da escola.

Professor de inglês Lucas Aguiar.








Professora Ana Paula - Projeto Leitura, Escrita e Alfa e Beto, e Projeto Refabulando. 













PROJETO: GÊNEROS TEXTUAIS NA PRODUÇÃO DE SABERES – 8º ANO - PROFESSORA VALÉRIA LUCENA

JUSTIFICATIVA

Este trabalho parte da reflexão sobre quanto os alunos estão preparados para enfrentar os desafios do futuro, se são ou não capazes de analisar, elaborar, comunicar suas ideias com clareza, tanto oralmente quanto na escrita a partir dos gêneros textuais. Nesta proposta, procurar-se-á criar condições para que possa atuar de forma crítica com maior participação na sociedade, sendo leitor ativo, participante, comunicativo, capaz de construir o sentido do texto. Tendo duração de 10 meses.

OBJETIVO GERAL

Contribuir para a melhoria do processo ensino/aprendizagem despertando, através dos gêneros, o interesse pela leitura como meio de facilitar a compreensão de mundo e a produção de textos, desenvolvendo formas de pensamento mais elaboradas.
Metodologia

A proposta didática pedagógica deste projeto pretende trabalhar a intertextualidade, possibilitando ao aluno entrar em contato com diferentes gêneros, utilizando métodos que valorizem atividades de leitura, interpretação e a escrita dos mesmos. Inicialmente objetiva-se oferecer embasamento teórico e a contextualização de cada tema, antes de qualquer atividade prática de produção e interpretação levando o discente passo a passo a um encadeamento de ideias no processo de construção de sentido.

Será trabalhado os gêneros: fábula, lenda, narrativa de aventura, narrativa de enigma, história engraçada, relato de experiência, texto de opinião, texto descritivo, entrevista, paródia, reportagem, texto formais para a produção dos mesmos, leitura de diversos temas atuais e passíveis de críticas como os temas transversais, que deverão ser trabalhados, comentados e discutidos ao longo do projeto.

Feitas as teorizações, serão desenvolvidas atividades para direcionar os passos para o processo de produção textual, ou seja, desenvolver os elementos capazes de compor um texto, através de atividades como a produção de um parágrafo inicial e/ou final para um texto previamente selecionado, criação de um diálogo, execução de atividades de descrição entre outras atividades.

Em todas as etapas o aluno será levado, a planejar antes de começar a escrever. A primeira versão do texto deverá ser revisada e reformulada até se chegar a um texto definitivo.

CULMINÂNCIA

Será elaborado ao longo do projeto produções textuais, que serão revisadas e reescritas compondo um álbum para exposição e apresentação.

REFERÊNCIAS

ANTUNES, Irandé. Aula de Português Encontro & Interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental – Língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

ORLANDI, Eni Pulcinelli Orlandi. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, 1996.





Cordel:

Brasil

Terra dos altos coqueiros
É um lugar encantado
Com o Pau-Brasil acabado
Pelo estrangeiro explorado.

Rumo dos navios negreiros
Por Portugal comandado
Com a luta do povo guerreiro
Finalmente libertados.

Hoje em dia estou vivendo
Num país miscigenado
Com o povo brasileiro
Fortemente culturado.
Vivo feliz em minha pátria
Com seus lados bons e ruins
Mas que sempre será muito amado
Por você e por mim.

Por: Maria Victória Gomes


Pátria

Tenho orgulho de nosso Brasil
Povo humilde e trabalhador
Que espalha o amor
Nos lugares que só tem dor.

Agora da nossa cultura vou falar
Carnaval e São João
Todos vivem em união
Com esse nosso povão.
Povo rico, povo pobre
Todos nós somo iguais
Nesse País tão lindo
Temos que comemorar.

Por: Brenda Duarte e Jamilly Nascimento, 7º ano, Professora Julyara.


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