Livraria Estudantil completa 75 anos de Liderança e faz parte da História de Caruaru

0 Comments


Em 1942, dois Timbaubenses decidiram vir morar em Caruaru, Galvão Cavalcanti e Raimundo Ferreira, por considerar a capital do forró um lugar estratégico geograficamente, por conta do acesso aos estados de Paraíba e Alagoas. Na época, fundaram a Livraria Estudantil. Por alguns anos comandaram juntos a empresa, mas depois Galvão Cavalcanti, conhecido pelos caruaruenses como Dr. Galvão, desfez a sociedade e assumiu a empresa sozinho.

Atualmente, quem comanda a Estudantil é o filho de Galvão Cavalcanti, Ivan José de Carvalho Galvão. “Quando tudo começou, era um quartinho pequeno, com o objetivo de interiorizar a cultura, para que o mundo das letras não ficasse apenas na capital,” esclareceu Ivan.

A estratégia que Galvão Cavalcanti utilizou na época da criação da livraria para atrair os clientes, é um diferencial. Segundo seu filho Ivan, em 1945, seu pai se casou e para se tornar conhecido pelos caruaruenses, o casal ia ao cinema e antes de começar a sessão ficava na porta para cumprimentar todas as pessoas que entravam. A ideia deu certo e ele passou a ser conhecido em toda a cidade, o que propiciou o crescimento da empresa. “Meu pai sempre fez questão de estar presente em todos os eventos sociais de Caruaru e se preocupava com o desenvolvimento da cidade,” disse Ivan Galvão.

O fundador Galvão, a partir do convívio com os caruaruenses, dividia seu tempo entre o comando da empresa, com outras atribuições da cidade. Em 1946, se tornou presidente do Sesi Caruaru, foi também presidente da Associação Comercial, participou do Sport Club Caruaruense, gerenciou o Sesc e o Senac. Sua popularidade fez com que diversas vezes fosse convidado para ser prefeito da cidade, mas não aceitou. Tinha a convicção de que a política dividia as pessoas. Seu discurso era de que não nasceu para dividir, mas de unir as pessoas.

Com a popularidade, inteligência e criatividade de Galvão Cavalcanti, a Livraria Estudantil aos poucos foi crescendo e passou por momentos importantes. Na época em que a revista Cruzeiro, lançada no Rio de Janeiro pelo jornalista Assis Chateaubriand, era uma das revistas mais importantes do Brasil, a Livraria Estudantil passou a ser distribuidora dessa revista em Caruaru e na região, o que lhe garantiu um reconhecimento nacional.

Segundo Ivan Galvão, a Estudantil contribuiu para Caruaru se tornar um lugar de cultura e informação. “Estamos hoje na quarta geração da Estudantil, que é líder na região. A localização comercial da livraria está situada no ponto mais importante da cidade. São poucas as famílias caruaruenses que não compraram na nossa livraria. Meu pai sempre disse que a gente devia tratar bem as pessoas. Além disso, a gente tinha a obrigação de cumprimentar 200 pessoas por dia, para que lá na frente a gente tivesse o reconhecimento do público, “ esclareceu.    

Atualmente, a Livraria Estudantil, possui uma estrutura de sete andares e permanece com o foco no atendimento de qualidade aos clientes. “O nosso dia a dia sempre foi voltado para o trabalho, seguindo os passos do nosso pai. A nossa livraria, por muito tempo serviu também como um lugar de encontros dos profissionais liberais de Caruaru. E hoje continua importante na vida das pessoas, com o bom relacionamento que temos com as instituições de ensino, com os professores. Todo mundo se encontra aqui. A Estudantil é um cartão postal, ”explica Ivan Galvão.

Assim como toda empresa, a Livraria Estudantil passou também por fases ruins, mas segundo o empresário Ivan é preciso aprender a driblar essas fases. “A crise atual é a pior de todas. Sobreviver nessa época é uma arte. É preciso estratégias e muita artimanha comercial e isso a gente vai aprendendo com o tempo. O importante é identificar as necessidades das pessoas, recebê-las na loja com uma conversa que dê conotação e interesse pela vida delas. É dessa maneira que a Estudantil continua na liderança”, disse.

A Livraria Estudantil conta atualmente com 23 funcionários, funciona como livraria, loja de arte e artesanato e material de escritório. Disponibiliza também do serviço de autoatendimento.








You may also like

Nenhum comentário: