No Dia do Mangue, mutirão limpa margem de rio no Recife

0 Comments

Voluntários limparam área de mangue na Zona Sul. Entre os entulhos, foi encontrado um colchão. Apresentações culturais orientaram sobre coleta seletiva e cuidado com meio ambiente.


Voluntários retiraram lixo da margem do Rio Capibaribe, no Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Nesta quarta-feira (26) é comemorado o Dia do Mangue. Um dos ecossistemas mais presentes no Recife, os manguezais fazem parte da história e da paisagem da capital. Para celebrar a data, foi realizada uma ação num dos manguezais mais poluídos do Recife, no bairro do Pina, Zona Sul da cidade. A programação contou com atividades de educação ambiental.

A iniciativa é promovida pela Instituto JCPM e RioMar Recife em parceria com o Departamento de Oceanografia da UFPE e da Colônia de Pescadores Z1. Em um trecho de aproximadamente 150 metros de mangue, estudantes do Instituto JCPM removeram os materiais indevidamente depositados.

Foram encontrados entulhos e até um colchão entre a vegetação. Alguns dos participantes seguiram no Rio Capibaribe, em barcos, para recolher mais resíduos.

Estudantes e trabalhadores da Emlurb fizeram limpeza do manguezal, no Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
A Companhia de Teatro Rosa dos Ventos, da Emlurb, apresentou a esquete ‘A cidade em nossas mãos’, para conscientizar sobre o depósito de lixo em locais indevidos. Durante as apresentações, os atores deram dicas sobre separação correta do lixo, reciclagem e cuidados com o meio ambiente.

O local do evento recebeu, ainda, uma exposição sobre o sistema de coleta seletiva. Cinco banners abordaram desde a produção dos resíduos sólidos à sua destinação final, passando pelos 67 Ecopontos da cidade, (para a entrega voluntária de embalagens vazias de vidro, papel, plástico e metais), as 8 Ecoestações, que recebem resíduos da construção civil, e a participação das cooperativas de catadores em todo esse processo.

Lixo recolhido vai ser seco e pesado posteriormente (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Por: G1.


You may also like

Nenhum comentário: