Surubim festeja 89 anos de emancipação política

0 Comments


Hoje, 11/9, o município de Surubim festeja seus 89 anos de emancipação política. Um Desfile Cívico digno de exaltação patriótica e amor à cidade toma conta das ruas. É assim que a Terra da Vaquejada convoca seus filhos a celebrar seu aniversário.

A solenidade conta com a presença da prefeita Ana Célia, do vice-prefeito Guilherme Nóbrega, secretários municipais, vereadores, estudantes, professores, diretores de escolas, servidores municipais e público em geral.

Dezenas de escolas e instituições prestam homenagem ao município. Desde o início de setembro, houveram eventos como o Moto Fest e Vila Rock (dias 1, 2 e 3), o Encontro de Bandas Marciais e Fanfarras (dia 4), Apresentações Culturais (dia 5), 23º Festival de Violeiros (dia 6), Show Gospel (dia 7), Polo Infantil (dia 8), Show Artístico com Geraldinho Lins / Amigos Sertanejos e Francisco Caldas (dia 9) e a Benção do Vaqueiro (dia 10).

De acordo com a assessoria da prefeita Ana Célia, há uma preocupação da gestão em exaltar os elementos que compõem a cultura local, com apresentação dos produtores culturais e artistas da terra em toda a programação.

Este ano o desfile cívico homenageia os 80 anos da Vaquejada de Surubim, a mais antiga e mais famosa do Brasil, além do centenário de Chacrinha, o saudoso “velho Guerreiro” que fez história na televisão brasileira.

O município - Surubim é um município brasileiro conhecido como a Terra da Vaquejada. È formado pelos distritos sede e Chéus. Sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 62 530 habitantes.

O município originou-se de uma fazenda de gado, pertencente a Lourenço Ramos da Costa. Em 1864, ele construiu um oratório dedicado a São José, onde o padre português Antônio Alves da Silva celebrava as missas dominicais. No entorno do oratório surgiram as primeiras casas. Em 1878, o oratório foi substituído por uma capela. Em 8 de junho de 1991, a lei provincial nº 1585 criou a freguesia de São José de Surubim, instalada em 1885 e regida canonicamente pelo padre José Francisco Borges.


A cidade tem este nome em homenagem ao boi Surubim que foi atacado e devorado por uma onça nas terras do fazendeiro Lourenço Ramos onde hoje se encontra o atual município. Foi emancipado, através da lei estadual nº 1.931, de 11 de setembro de 1928; se desmembrando do Município de Bom Jardim (Pernambuco). 


You may also like

Nenhum comentário: