DR. MARINHO, CONSIDERADO PIONEIRO NA ADVOCACIA EM SURUBIM, TEM SEU TRABALHO RECONHECIDO NACIONALMENTE

0 Comments

Dr. Mário Carneiro de Arruda - Advogado. (Foto: Maluma Marques).


O advogado Mário Carneiro de Arruda, conhecido por Dr. Marinho, nasceu em 1958 na cidade de Surubim. Estudou no Colégio do Amparo, Colégio Ana Faustina e também no Colégio Marista, onde iniciou o curso técnico de Contabilidade e o concluiu em Brasília. A infância e adolescência foi um período sofrido, mas muito bom, muito gostoso, deixou muitas alegrias e muitos amigos de infância. Na infância praticava esportes, jogava futebol e aproveitou os melhores momentos naquela fase, segundo relatos do Dr. Marinho.  “ Estudei no Marista na época em que o colégio era tradicional na região, dando condições da gente estudar e aprender a ponto de que toda turma que  concluía os estudos lá, ao todo 50% a 70% dos alunos passavam no vestibular”, disse Marinho.

Quando foi morar em Brasília concluiu o curso técnico de Contabilidade. Fez vestibular para Economia e passou.  Após alguns morando na capital do Brasil, foi transferido de seu emprego na área contábil para a cidade de Recife. Depois de 10 anos em Recife, voltou para Surubim,  formou-se em Direito e foi seguir a carreira de advogado. Além disso, ensinou Contabilidade no Colégio Nossa Senhora do Amparo, no Marista  Técnicas Comerciais  e lecionou também em Santa Maria do Cambucá. . Filho de uma família pobre, mas tradicional de Surubim, seus pais são Maria Carneiro de Arruda e  José Pereira de Arruda, sendo este conhecido em Surubim como Cabo Dedé Mimoso.  O pai de Dr. Marinho era católico e tocava na igreja, uma pessoa  que era muito respeitado na cidade e na região.  De acordo com o advogado Marinho seus pais foram um orgulho para ele. Seus pais já  faleceram, mas o filho guarda boas lembranças de todos os ensinamentos transmitidos pelos seus genitores. Marinho tem cinco irmãos, sendo eles Matias, Marcos (in memoriam), Liro, Márcia e Maristela. É casado com Andréa Silva de Arruda, tem quatro filhos, Andreza Harly, Alynne Cristianne, que é casada com o empresário Nelson Azevedo, Andrey Sthefano, casado com a empresária Elyza Brigitt, e Ayrton Marinho.  Seus netos são Sofia, Augusto, Miguel Arthur e Ednelson. O filho Andrey também é advogado e trabalha junto ao pai no escritório da família Marinho. Confira a entrevista a seguir:

BLOG MALUMA MARQUES - O que o levou a  optar pelo curso de Direito e qual o ano  em que se formou?

DR. MARINHO -  Já morando em Surubim, que na época eu dava aula de Contabilidade, eu senti a necessidade de fazer um outro curso. Além disso, necessitava ter um curso superior, já que iniciei o curso de Economia em Brasília, mas só Cursei o primeiro período, porque fui transferido para Recife. Chegando em Surubim, abri um escritório de contabilidade e fui também  lecionar no Marista por seis anos, as disciplinas de contabilidade, técnicas comerciais e sociologia.  Foi aí que resolvi cursar direito porque tem a ver com contabilidade, nas áreas trabalhista e Previdenciária. Comecei o bacharelado em Direito em 1987 e terminei em 1991. Daí por diante, e até hoje estou militando na região e também em outras cidades e estados. E graças a Deus, meu escritório  de advocacia  é bem conceituado.

BMM - O que o Senhor tem a dizer sobre seu crescimento profissional e sobre o reconhecimento como advogado não só em Surubim, mas em outros estados do país?

DM - Antes de tudo, tive o privilégio de advogar em 18 estados do Brasil. Isso tudo por conta da audácia, coragem, força de vontade e conhecimento. Cada profissão exige o máximo do profissional para que ele possa ser reconhecido. Então eu sempre fui uma pessoa que me dediquei em tudo o que fiz, me dediquei como professor e agora  dou o máximo de mim na advocacia nas áreas cível, trabalhista, previdenciária e empresarial.

BMM - Com relação ao trabalho do advogado, há algum diferencial por região?

DM - Existe sim uma diferença para advogar de um estado para outro, não com relação à Lei em si, mas a forma de trabalhar com as pessoas. Já fui resolver causas em diversos estados como Rio de Janeiro, Brasília. O importante é conhecer as leis a fundo, ou seja, ter conhecimento da matéria, ser eficiente, forte pra discutir os assuntos diante de qualquer profissional da melhor forma possível e com ética profissional.

BMM -  Hoje o senhor é considerado um dos pioneiros na advocacia em Surubim e atualmente o  advogado mais velho da cidade, comparando-o com os demais. Por ser o mais velho, o que o senhor tem a dizer sobre isso? O intimida ou se  considera um privilegiado?

DM - Primeiro eu acredito que advogar é um dom de Deus. É um privilégio hoje, com quase 60 anos, continuar advogando, militando na região e ainda atuando em outros estados do Brasil. Isso me deixa mais forte e consciente da minha responsabilidade diante daquilo que a gente faz.  E principalmente para mostrar as pessoas que a gente sempre tem que ter humildade e tratar bem os outros para conquistar reconhecimento. E a gente tem que procurar as nossas conquistas, mas sem sair da ética profissional.

BMM - O senhor se sente uma pessoa realizada?

DM - Em primeiro lugar, a família é a base de tudo. De um modo geral todos temos problemas, mas me sinto realizado profissionalmente e pessoalmente também por ter uma família de quatro filhos  que me  trazem bastante alegria, meu genro e minha nora,  minha esposa, que é meu braço direito, meus quatro irmãos e meus quatro netos. A minha família é a minha maior realização. Além disso, ter o privilégio de ser filho de Surubim, onde tenho bastantes amigos e procuro ser transparente e carinhoso com as pessoas que me tratam bem, me faz sentir realizado também.

Dr. Mário Carneiro de Arruda - Advogado. (Foto: Maluma Marques).

Dr. Mário Arruda e seu filho Andrey Sthefano.



You may also like

Nenhum comentário: