Pernambuco tem 71% dos municípios em situação de risco para transmissão de arboviroses

0 Comments

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, há 44 cidades em situação de risco de surto de dengue, zika e chikungunya. Outras 88 estão em situação de alerta.


De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, há 44 cidades em situação de risco de surto de dengue, zika e chikungunya. Outras 88 estão em situação de alerta.
Em Pernambuco, 132 dos 184 municípios estão em situação de risco para transmissão de dengue, zika e chikungunya, o que representa 71% das cidades do estado, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta quarta-feira (22). De acordo com a pasta, 44 municípios estão em situação de risco de surto e outros 88 estão em situação de alerta. Outras 50 cidades apresentaram índices satisfatórios.

De acordo com a SES, o estado notificou 15.097 casos de dengue de janeiro até o dia 18 de novembro, sendo 4.610 confirmados e 6.354 descartados. Também foram notificados 4.456 casos de chikungunya e, desse total, 1.082 foram confirmados. Dos 712 casos de zika notificados pelo estado no mesmo período, 378 foram descartados.

Em relação aos óbitos, foram feitas 113 notificações, das quais duas foram confirmadas para dengue, sendo uma em maio e outra em novembro. Houve, também, uma confirmação de morte por chikungunya. Diante desses números e da proximidade do verão, estação com clima propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, a SES reforça a importância de evitar que o inseto procrie.

Saiba quais os cuidados para eliminar focos do Aedes aegypti


Manter tampados caixas d’água, jarras, cisternas, poços ou qualquer outro reservatório de água.

Manter lixeiras tampadas e secas.

Evitar jogar lixo em terrenos baldios.

Colocar no lixo todo objeto que possa acumular água.

O lixo deve ser colocado em sacos plásticos bem fechados.

Lavar bebedouros de animais com uma bucha pelo menos uma vez por semana e trocar a água diariamente.

Cobrir e guardar pneus em locais secos, protegidos das chuvas.

Guardar garrafas secas de cabeça para baixo e não deixar no quintal objetos que acumulem água.

Encher pratos de plantas com areia.

Retirar a água acumulada sobre a laje.

Manter as calhas d’água limpas.

Por: G1.


You may also like

Nenhum comentário: