Mudanças em Surubim: Secretário de Educação e Cultura, Profº. João filho, sai do cargo, com perda significativa para o engrandecimento da Educação do município

0 Comments


De acordo com o Artigo 37 da Constituição Federal de 1988, “os cargos em comissão são de livre nomeação e exoneração,” ou seja, geralmente cargos de secretários seguem estas prerrogativas, dando aos gestores públicos o direito de contratarem e exonerarem estes servidores quando acharem conveniente. 

Por outro lado, a CF/88 assegura a participação da população na gestão pública por meio de organizações representativas ( que podem ser Conselhos Municipais) na formulação de políticas públicas e no controle das ações. Ou seja, as políticas públicas da Educação podem e devem ser discutidas pelos Conselhos da Educação, inclusive as ações dos gestores educacionais (secretários) podem ser apreciadas se estão atendendo aos anseios da população, em relação às políticas Educacionais.

Dentro desse contexto, a discussão sobre a permanência ou saída de um Secretário também poder ser analisada pelo Conselho Municipal de Educação, até mesmo com um parecer justificando a sua permanência ou saída do cargo, mesmo que a decisão final seja única e exclusiva do gestor público municipal, no caso , o prefeito, já que este está acobertado pela  Constituição Federal, mas seria uma forma de ampliar a gestão  democrática e participativa, dano crédito às deliberações dos Conselhos Municipais.

Nesta sexta-feira (02) o secretário de Educação e Cultura de Surubim, o profº. João Filho, anunciou que foi exonerado do cargo  por decisão da prefeita Ana Célia Cabral de Farias (PSB). João Filho ocupava o cargo desde  o início da gestão de Ana Célia, em 2017.

Antes de assumir a Secretaria  de Educação e Cultura, João Filho  foi gestor da  Escola de Referência em Ensino Médio Natalícia Maria Figueiroa da Silva( Ernaf) de Surubim. Durante a sua gestão, a Ernaf foi destaque no interior do estado de Pernambuco pelo brilhante trabalho exercido pelo então gestor, que inclusive recebeu prêmios de reconhecimento pelo seu trabalho na gestão. E quando recebeu o convite para ser secretário municipal não queria deixar a Ernaf, mas com muita insistência, persistência, ele decidiu atender ao apelo e assumir o cargo. O professor João Filho é conhecido pelos surubinenses como um profissional competente, responsável, dedicado, humano e muito apaixonado pelas causas voltados para o desenvolvimento da  Educação.

Com profissionalismo, João Filho em depoimento agradeceu a permanência no cargo.  “Caros Gestores, Coordenadores, Professores-responsáveis, Professores e demais servidores. É com sentimento de dever cumprido que me despeço de todos que fazem a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradecendo todo o empenho e dedicação ao trabalho que realizamos sempre em Equipe e num constante diálogo pela Educação e Cultura do nosso Município. Desejo um abençoado e próspero trabalho a todos que assumirão a Educação e Cultura da nossa cidade. Com gratidão iniciei meu trabalho  e com gratidão despeço-me de todos, agradecendo a nossa prefeita, Ana Célia, em nome de todos pela oportunidade em ter contribuído com a Educação e Cultura de Surubim.  Paz e luz a todos. ” 

Durante seu mandato como secretário, o professor João Filho realizou diversas ações em prol do desenvolvimento da Educação  e Cultura de Surubim.  Segundo ele, quando assumiu o cargo, mesmo diante dos desafios, iniciou um trabalho revolucionário na Educação que contribuíram para melhorar a vida dos estudantes e professores. Dentre estas ações, João Filho criou um sistema de avaliação o SAESU, reestruturou a Secretaria de Educação com Núcleos de Formação Continuada, Educação no Campo, Normatização em Currículo e outras ações  . Também realizou ações na Cultura, como a valorização dos artistas da terra e da cultura popular, formação do Conselho de Cultura e tantas outras ações que contribuíram para melhorar a Educação e Cultura do povo de Surubim.


João Filho deixa o cargo com sentimento de dever cumprido e se prepara para novos desafios profissionais que virão, a fim de continuar contribuindo para o engrandecimento da Educação.  


You may also like

Nenhum comentário: