MAQUIADORA FÁTIMA CONSONI, ESPECIALISTA EM MAQUIAGENS DE PELE MORENA E NEGRA, DESTACA A IMPORTÂNCIA DESTA PROFISSÃO NO CENÁRIO ATUAL

0 Comments


A especialista em maquiagem, Maria de Fátima Ramos Consoni, com quase duas décadas de experiência neste segmento, explica que por muito tempo a profissão de maquiadora foi vista com certo preconceito, como algo fútil. Mas pelo prestígio alcançado e pela quantidade de clientes que possui, Maria de Fátima afirma que esse conceito aos poucos foi mudando, já que a maquiagem não apenas cuida da beleza externa, mas proporciona o fortalecimento da autoestima das pessoas. A maquiadora possui um título exclusivo no Nordeste, é especialista em maquiagem para pele negra e morena, e realiza penteados e maquiagens em noivas. Já fez cursos nos Estados Unidos, bem como no Brasil, com o cabeleireiro e maquiador Duda Molino. Atualmente é uma referência em maquiagem e penteados. Seus principais clientes são de Recife, cidade onde reside. Confira a entrevista abaixo.

BOG MALUMA MARQUES - Quando surgiu a vocação de cabeleireira e maquiadora?

MARIA DE FÁTIMA RAMOS CONSONI - A vocação para fazer penteados aprendi com minha mãe. E crio penteados exclusivos. Sempre gostei de artes, de cultivar a beleza. E quando me casei, fui passar uma temporada no Canadá, acompanhando meu marido, decidi fazer um curso de maquiadora e daí surgiu meu interesse pela profissão.

BMM – Atualmente, em poucos meses as pessoas podem fazer um curso de maquiagem. O que você tem a dizer sobre isso?

MF - Fazer um curso em três meses e virar maquiador é fácil, mas fazer um cabelo bonito e uma maquiagem perfeita ninguém fabrica. Ou você tem o dom da arte ou não tem. A escola não ensina, apenas dá uma noção.

BMM - Quais os segredos para ser um bom maquiador?

MF – A experiência, o gosto pela profissão, o aperfeiçoamento constante. Eu ouso. Vou pra Amazonas, gosto de ver como a índia maquia. A maquiagem é uma coisa importante, na maquiagem você descobre de qual etnia aquela pessoa pertence.  Eu não mexo apenas com a parte externa, a aparência física, mas com o ego. E à medida que vamos maquiando, a cliente adquire outra postura, melhora a aparência e a autoestima. Hoje quando eu faço maquiagem em uma noiva, penso que assim como a escolha profissional, o casamento é um passo decisivo, é um momento importante, único. Por isso, uma boa maquiagem conta muito nesse momento.

BMM – Ainda existe preconceito com relação à profissão de maquiador?

MF - Ainda hoje existe preconceito, mas eu tenho maturidade para lidar com isso, já que antes não tinha. Hoje não tenho nenhum problema em dizer que sou maquiadora e faço questão de frisar mesmo. E meu trabalho é reconhecido. Faço muita abertura de desfiles com as melhores modelos. Faço maquiagens em clientes importantes. 

BMM – Você segue um padrão para maquiar as pessoas, ou seja, tem regras?

MF - Como só maquio noivas, dependendo da hora e do vestido escolhido para o casamento, percebo na hora se a noiva é clássica, se é moderna, consigo definir a personalidade dela. Ainda, pelo vestido é que você vai definir que tipo de penteado vai colocar nela, que tipo de maquiagem ela deve usar para aquele horário, e tem que combinar também com o tipo de personalidade que a noiva tem.  Assim sendo, eu não imponho a minha vontade, pois sei que o sonho do casamento é construído ao longo da adolescência, do começo da maturidade. Não é um ano antes de se casar. Então tem toda uma história em torno daquela vontade que merece todo o cuidado na hora de produzi-la para um momento especial da vida.

BMM – Mesmo com quase duas décadas de experiência, você continua se atualizando?

MF – Eu sempre viajo e busco conhecer as inovações do mundo da maquiagem. Na última viagem que eu realizei, fiz uma especialização em maquiagem direcionada pra foto e filmagem digitalizada e não requer photoshop. De modo que você vai pronta, é uma linha exclusiva de maquiagem com fixação por 24 horas. É um diferencial para pele morena e negra, que fiz pela Chatarine Hill, indústria de cosméticos dos Estados Unidos. Tenho uma boa bagagem porque como é uma coisa que me dá prazer, eu não meço esforços pra fazer. E são cursos caros, mas vale a pena.

BMM - Como você é especialista em maquiagem de noivas, quais dicas deixa para quem quer aprender a maquiá-las?

MF - Noiva pode tudo, desde que ela esteja feliz. Eu não vou impor a vontade. Conheço maquiadores que trabalham com uma maquiagem só, para todas as noivas e a maquiagem é marca registrada dele. Eu trabalho com medidas anatômicas, pois cada pessoa tem sua anatomia. E a gente respeita as regras. Existem regras dentro da maquiagem, dentro da estética que você define. Dentro do meu conhecimento, eu respeito a vontade dela e a gente consegue fazer um bom trabalho, sem que eu me imponha. Não adianta botar o que esta em tendência e a pessoa ficar entristecida.






































































You may also like

Nenhum comentário: