SURUBIM COMEMORA 90 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA - PARTE 1

0 Comments


No dia 11 de setembro, as ruas de Surubim se encheram de história, civilidade, beleza e de homenagens para reverenciar os 90 Anos da Emancipação Política de Surubim.

Com um desfile cívico que contou com um excelente apoio logístico da Prefeitura Municipal do Surubim, mais de dois mil estudantes das redes de ensino pública e particular, além de uma representativa participação do SESC LER, contaram a história de Surubim com alegorias que revelaram a criatividade de todas as escolas participantes do desfile da festa da emancipação.

Acrescente-se a participação da polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militares e Civis, Samur, Evangélicos, Orquestra Instrumental de Surubim, Polo Surubim (UPE), Banda da Polícia Militar de Pernambuco, Cowboys do Asfalto e Coyotes do Brasil.

Os participantes do desfile cívico  foram agraciados pela prefeita Ana Célia com o “Troféu Surubim 90 Anos”, pela participação nas festividades comemorativas aos 90 Anos de Emancipação Política, acontecida em 11 de setembro de 1928.

HISTÓRIA ORIGEM DE SURUBIM

O município do Surubim alcançou a sua emancipação política em 11 de setembro de 1928, desmembrando-se do município do Bom Jardim.

Passaram-se 75 anos (1928-2003) deste momento histórico vivido por uma população que se caracteriza pela hospitalidade, religiosidade e uma grande capacidade de viver a vida criando condições que a diferenciam das demais localizadas na região circunvizinha.

São esses motivos que identificam o surubinense e fazem com que a cidade seja conhecida com facilidade.
A origem de Surubim está ligada à pecuária e à agricultura, atividades que são responsáveis pela ocupação do Brasil.

A atividade pecuária surgiu na época do governo de Tomé de Sousa que trouxe algumas cabeças de gado na sua frota e depois ordenou que trouxessem outras oriundas de Cabo Verde, trocadas por madeira da terra que valia muito naquela ilha.

Rapidamente multiplicaram-se as criações e, em 1552, já parecerá estreita a terra que Garcia D’Ávila, um dos funcionários da Coroa, chegado na grande expedição, ganhara no termo da cidade, para comportar suas duzentas cabeças de gado, sem contar os porcos, cabras e éguas que havia nas mesmas pastagens. 1

Salvador e Olinda, foram centros irradiadores da pecuária no Brasil, a partir da chamada pecuária de quintal. De Olinda, a criação de gado se expandiu para o interior de Pernambuco e Paraíba, daí espalhando-se pelos campos do Piauí e Maranhão.Com a pecuária foram surgindo as primeiras povoações. Com o passar dos tempos, nas terras do Bom Jardim, os espaços foram sendo ocupados pela criação de gado.

Ao longo do rio São Francisco surgiram as fazendas de gado. Em meados do século XVIII o sertão do Nordeste alcança o apogeu do seu desenvolvimento. O gado, nele produzido, abastece, sem concorrência, todos os centros populosos do litoral, desde o Maranhão até a Bahia. 2

Por determinação da Coroa, em 1701, o gado foi afastado do litoral. A criação somente seria permitida a menos de 10 léguas de distância do litoral, devido aos problemas causados à lavoura canavieira pelo “gado de quintal”3  que invadia os canaviais e destruía as plantações. A Coroa portuguesa estava interessada no aumento da exportação do açúcar. Seguindo o curso dos rios, foram surgindo os “currais” de gado. Os sertões começavam a ser povoados.

O colonizador passava a conhecer e conquistar o interior da colônia graças à pecuária.
Sesmarias foram sendo doadas às pessoas ligadas a Corte de Lisboa. Desta forma, os espaços da pecuária foram se ampliando e contribuindo para o surgimento de povoações que passaram a sobreviver da agropecuária.

O nome Surubim, segundo a lenda, vem das terras de Lourenço Ramos da Costa, um português que se instalou por essas plagas, criando gado manso na sua fazenda.

Em meio ao rebanho, um boi majestoso, por ser malhado, igual ao peixe, recebeu o nome de Surubim.

Um dia, o boi Surubim foi devorado por uma onça. Lamento geral. Indignação. Agora, o nome do boi era um referencial.

- Vou para as terras do boi Surubim... Para Surubim. Lourenço Ramos da Costa era um homem religioso. E, assim o nome foi se fixando na memória do povo. O lugar ficou conhecido por Surubim. Uma casa de morada, uma casa de oração, uma fazenda, uma povoação.

Em 1864, foi erguida uma casa de oração. Nela, o padre português Antonio Alves da Silva, capelão da vila de Mata Virgem, celebrava missa esporadicamente.

Em torno dessa casa de oração, teve início o povoamento do local que mais tarde sitiaria a cidade de Surubim.

A Lei Municipal no 03, de 27 de abril de 1893, criou o Distrito de Surubim, cuja sede foi elevada a categoria de vila por efeito da Lei Estadual no 991, de 01 de julho de 1909. Na divisão administrativa, em 1911, Surubim figura como distrito do município de Bom Jardim.

O pioneirismo de Lourenço Ramos da Costa e Dídimo Carneiro transformou sonhos na realidade dos tempos atuais. Em 11 de setembro de 1928, por força da Lei Estadual no 1 931, foi criado o município de Surubim, 5 com território desmembrado do município de Bom Jardim, tendo a sede municipal recebido foros de cidade. A instalação da nova comuna verificou-se a 1o de janeiro de 1929. Sua visão administrativa foi decisiva para o município que nascia vocacionado para o desenvolvimento. (Fonte: Surubim, a história de todos os tempos – Professor Luiz Antonio Medeiros)

TEMAS


Este ano, a Professora Eklaydja Farias, Secretária de Educação Municipal, elaborou, com a sua equipe, os temas do desfile        baseados nos diversos aspectos da política, educação, economia, religiosidade, folguedos, música e etc.  Sorteados os temas, as escolas, de forma inteligente, trouxeram para os aplausos do grande público presente ao desfile da emancipação, um raro espetáculo de cores, plástica, beleza e civilidade.

Vejamos, os temas e as escolas, pela ordem, sorteados pela Secretaria de Educação:

TEMAS
ESCOLAS
História política
Santa Rita
Algodão
Recanto Infantil
Surubim urbano, ruralista e seus limites
Fonte do Saber
Religiosidade
Gotinha do Saber
Educação
Ernaf
Comércio, indústria, no passado no presente - progresso
Sesc
Agricultura e pecuária, economia presente na história do nosso povo
Marista Pio XII
Filhos ilustres
Maria Cecília
Boi de Nanico
Oliveiros
Pastoril, Ciranda e Coco
ETE
Mamulengo
Amparo
Artesanato
Dr. Amaro
Feira Livre
Angelina
Clubes de Surubim e eventos tradicionais
Ermelinda
Musicalidade
Lourenço Ramos
A Moda em Surubim
Duarte Coelho
Esporte, uma relação de saúde e vida ao longo das décadas
Ana Faustina
Vaquejada em Surubim, valeu o boi
Severino Farias






























Foto: Alian Aragão.


Foto: Alian Aragão.




























































































































You may also like

Nenhum comentário: