Alerta: consumir álcool pode provocar até sete tipos de câncer

0 Comments

Consumir este tipo de bebida pode provocar câncer de boca, garganta, esôfago, fígado, cólon, intestino e mama



© DR

Todos sabemos que beber álcool faz mal à saúde, mas um novo estudo revelou que a tão popular bebida pode causar sete tipos de câncer.

Beber qualquer quantidade de álcool pode aumentar exponencialmente o risco de desenvolver câncer de boca, garganta, esôfago, fígado, cólon, intestino e mama.

A pesquisa foi publicada no periódico científico Journal of Addiction e revelou que o álcool teria causado cerca de meio milhão de mortes derivadas de doenças cancerígenas apenas em 2012 – o que equivale a 5,8% de mortes devido a câncer em todo o mundo.

Aqueles que bebem em excesso apresentam igualmente um risco maior, mas até quem bebe moderadamente tem uma maior predisposição de contrair a doença.

Jennie Connor, investigadora do departamento de medicina social e preventiva da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, confirmou em declarações à publicação britânica The Telegraph, a ligação entre câncer e álcool.

“Existem provas sólidas que o álcool provoca sete tipos de câncer, e provavelmente outros”.

“Mesmo sem termos conhecimento acerca de todos os mecanismos biológicos sobre como o álcool causa câncer, as provas epidemiológicas sugerem que o álcool é um catalisador da patologia”.

Pesquisas adicionais também sugerem que provavelmente o consumo de álcool aumenta o risco de câncer de pele, próstata e pancreático.

Os dados apurados revelaram que quem consome regularmente cinco unidades por dia tem um risco maior de 40% de desenvolver câncer.


Por: Notícias ao Minuto.


You may also like

Nenhum comentário: