CENTRO DE ONCOLOGIA DE CARUARU 'CEOC', INAUGURADO EM 1993, É REFERÊNCIA PARA A REGIÃO

0 Comments
Centro de Oncologia de Caruaru - CEOC.
O câncer é uma doença que causa muita preocupação. Mas no interior de Pernambuco o Centro de Oncologia de Caruaru (CEOC), inaugurado em 1993, tem prestado serviços médicos com excelentes resultados para seus pacientes, graças à experiência e competência de seu fundador, o médico Eriberto de Queiroz Marques, e de toda sua equipe. Dr. Eriberto é também fundador do Serviço de Quimioterapia de Pernambuco (SEQUIPE), criado em 1987, com 32 anos atendendo pacientes com câncer.

O médico Eriberto Marques é especialista em Oncologia Clínica e chegou ocupar cargos importantes na área médica. Foi vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco e superintendente do Hospital do Câncer de Pernambuco. Atualmente é filiado a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, membro titular da Sociedade Brasileira de Cancerologia e possui experiência com pacientes com câncer há mais de 40 anos. E desenvolve pesquisas para obtenção de novas drogas mais eficazes para tratar as patologias em sua área de atuação.

Dr. Eriberto de Queiroz Marques.


Quanto ao CEOC, a instituição oferece tratamento humanizado porque, segundo o médico Eriberto, o importante é priorizar o ser humano, para que o paciente alcance os melhores resultados. Com isso, os serviços do CEOC vão além do diagnóstico e tratamento do câncer, a instituição oferece a radioterapia, hormonioterapia, imunoterapia, cuidados paliativos, assistência em enfermagem oncológica, avaliação nutricional, entre outros recursos.  Ainda mais, a instituição abraça as campanhas nacionais no combate ao câncer, distribuindo panfletos educativos e está sempre disponível para esclarecimentos e/ou orientações sobre esta doença.


Centro de Imagenologia e Radioterapia de Caruaru.


ENTREVISTA COM O RENOMADO ONCOLOGISTA DR. ERIBERTO DE QUEIROZ MARQUES


Dr. Eriberto de Queiroz Marques.

BLOG MALUMA MARQUES - Qual o diferencial do CEOC no tratamento do câncer?

ERIBERTO MARQUES - O Centro de Oncologia de Caruaru oferece um tratamento humanizado, direcionado ao pessoal de todos os níveis sociais e uma porta única. Não existe nenhuma diferença entre as pessoas, nós damos valor ao ser humano.

BMM -  Podemos dizer que o CEOC é referência em Caruaru e região?

EM - A nossa importância não é só em termos de referência. O importante é que viemos para Caruaru a fim de dar oportunidade a toda à população do interior de Pernambuco e estados vizinhos de ter um diagnóstico precoce e tratamento adequado, e com isso a chance de cura. Esse é o compromisso primordial que temos há quase 30 anos com o interior de Pernambuco.

BMM - Qual a importância do atendimento humanizado para o paciente com câncer? 

EM - Primeiro não temos a visão de tratar a doença, mas o doente. E você tratando o doente ele, através do sistema imunológico, supera a doença. O diferencial é isso, investir na vida de cada ser humano. 

BMM - Que tipos de câncer são mais frequentes?

EM - Tanto aqui quanto no Nordeste, em homens é o câncer de próstata, pulmão e de intestino. Nas mulheres, o mais frequente é o câncer de colo de útero, um tipo de câncer curável, mas infelizmente muito frequente até em pacientes jovens. E que futuramente vai ser superado por conta de uma vacina que está surgindo para curá-lo. Além desses, o câncer de mama também é muito frequente não só no Nordeste como no Brasil. 

BMM - Em relação ao câncer de Próstata, o que o senhor tem a dizer sobre esta doença?  

EM - O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. É considerado um câncer da terceira idade, já que, no mundo, cerca de três quartos dos casos ocorrem a partir dos 65 anos. 

BMM - Quais os fatores de riscos, ou seja, o que pode contribuir para que o homem tenha câncer de próstata? 

EM - Antecedentes familiares, ou seja, parentes de primeiro grau que já tiveram câncer de próstata, dietas ricas em gordura e carne vermelha e pobres em legumes, vegetais e frutas. Além disso, sedentarismo e obesidade, fumo, entre outros fatores.

BMM -  Um paciente com câncer de próstata apresenta quais sintomas?  

EM - Infelizmente, a maioria dos pacientes com câncer de próstata não apresentam sintomas relevantes. Mas na fase inicial, apresentam dificuldades miccionais (retenção urinária) leves a moderadas. Já na fase avançada, podem ocorrer sintomas de obstrução causados pelo tumor, ocasionando dificuldades miccionais mais intensas.   

BMM -  Para evitar o câncer de próstata, quais recomendações os homens devem seguir?  

EM - Pacientes acima de 50 anos devem realizar consulta com um urologista anualmente, a fim de realizar o exame do toque retal. Já pacientes que tem parentes com câncer de próstata devem realizar o primeiro exame aos 40 anos de idade. 

BMM -  Quais os tratamentos mais comuns para combater o câncer de próstata?

EM - O tratamento padrão é a prostatectomia radical, ou seja, consiste na retirada da próstata, das vesículas seminais e linfadenectomia bilateral. Outro tratamento é a Orquiectomia Bilateral, que consiste na remoção cirúrgica de ambos os testículos e embora seja um procedimento cirúrgico, seu principal efeito é hormonal, que é eliminar a principal fonte de produção de testosterona. E temos também a radioterapia, a quimioterapia e a hormonioterapia. 

BMM - Em relação ao câncer, quais os tratamentos que o CEOC oferece aos seus pacientes? 

EM - Primeiramente, o que a gente tem de efetivo é a quimioterapia, hormonioterapia e a radioterapia. O CEOC, através do Hospital Santa Águeda, é pioneiro, no interior do estado, na assistência de radioterapia. 

BMM -  Que tipo de câncer tem maior probabilidade de cura?

EM - Não existe especificação, tudo vai de acordo com o diagnóstico. Se for feito o diagnóstico no início, vários tipos de câncer podem ter cura. Agora o curável é o câncer de pele não- melanoma.  

BMM -  Por que o câncer se tornou uma doença tão comum?

EM - Um dos motivos principais é a longevidade de vida que alcançamos. No Brasil, se morria com 45 ou no máximo 50 anos de idade. Hoje a média é no máximo 70 anos. E quanto mais tempo você vive, mais fica exposto ao câncer.

BMM -  Qual conselho o Senhor daria para as pessoas que têm essa doença? 

EM - Primeiramente procurar o mais cedo possível se tratar e cumprir todas as orientações médicas, fazer o tratamento efetivo prescrito pelo oncologista. Tem que acreditar e procurar ter uma vida saudável, com orientação médica.

BMM - Em sua opinião, a má alimentação também é causadora do câncer? 

EM - Não só de câncer, mas também de outras patologias como a cardíaca, renal e principalmente o diabetes. Se você tem uma alimentação correta, saudável, as possibilidades de reduzir o número de doenças é significativa.

BMM - A falta de atividade física tem algo a ver com o surgimento do câncer? 

EM - É mais do que comprovado de que as mulheres obesas tem maior possibilidade de ter câncer de mama. Então se você pratica esportes, tem uma alimentação saudável e reduz o stress, reduz também a possibilidade de ter câncer de mama. Além disso, uma pessoa sem motivação, depressiva, com má alimentação e sem nenhuma atividade física concorre não só para o câncer, mas para a própria deterioração do organismo. 

BMM - A fé religiosa pode ajudar na cura de doenças como o câncer?

EM - A fé é o primeiro passo que a humanidade tem que ter. Com isso não supera só doenças, supera os desafios e alegra a vida. 

BMM - Durante toda a sua vivência como oncologista, tem algum caso especial que o marcou?

EM - Todo paciente é especial, agora existem histórias marcantes. Por exemplo, pessoas que chegam aflitas e o primeiro impacto que têm é o sentido de morte. E por várias vezes superam as expectativas de vida e encontram motivação pra viver por mais de 30 anos. 

BMM - O fato de conviver diariamente com pacientes com câncer lhe trouxe alguma reflexão sobre a vida?  

EM - A importância e o ensinamento que tive foi que pra você viver bem é preciso fazer o bem, abraçando a todos e perdoando a todos. Essa é a melhor maneira de superar as dificuldades da vida. 



You may also like

Nenhum comentário: