Sobe para 1.800 o número de desalojados em Barreiros após fortes chuvas

0 Comments

Município registrou 213 mm de chuvas, o que corresponde a 75% do esperado para todo o mês de maio, segundo a Apac



Chuvas em Barreiros
Foto: Lucas Vasconcelos/Litoral FM

Subiu de 900 para 1.800 o número de desalojados no município de Barreiros, na Mata Sul de Pernambuco, após as fortes chuvas que atingiram a cidade durante a madrugada dessa quarta-feira (29). Não há desabrigados. Nesse dia, o município registrou 213 mm de chuvas, o que corresponde a 75% do esperado para todo o mês de maio segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac).

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município de Barreiros, Mário Galdino, 376 famílias foram afetadas nos cinco bairros mais atingidos - Santa Gorete, Itaperibu, Colinas Douradas, Prainha de Cima e Lotes. Além disso, 16 barreiras caíram e devem receber lonas de proteção ainda nesta quinta. Ninguém ficou ferido.

“Duas famílias foram retiradas de casa porque as residências correm o risco de serem atingidas por uma barreira", contou, afirmando que a secretaria de Ação Social do município vai fornecer o auxilio moradia durante três meses para essas pessoas.

Ainda segundo o coordenador, as 15 árvores que caíram em vários pontos da cidade já foram retiradas e não há ninguém desabrigado no município por causa das chuvas. “O nível de água já baixou, e as pessoas atingidas pela enchente já voltaram para as suas casas ou para a casa de familiares”, disse.

Mário contou ainda que as pessoas que perderam algum bem material por causa das chuvas receberão doações que estão sendo enviadas de Recife e Olinda, na Região Metropolitana, e de Caruaru, no Agreste. “Cidadãos comuns estão entrando em contato comigo oferecendo a doação de alimentos, roupas, camas e geladeiras. Estamos buscando uma forma de pegar essas doações para poder distribuir aos afetados”. Ele disse ainda que a ação social de Barreiros disponibilizou cem bolsas de leite que serão entregues a moradores das comunidades atingidas.

Nesta quinta, as chuvas em Barreiros foram fracas e somente durante a madrugada. “Está tudo controlado. O tempo está parcialmente nublado, os rios Carimã e Una, que passam pela cidade, estão com o nível de água normal”, afirmou o coordenador de Defesa Civil de Barreiros. Segundo a última atualização de chuvas divulgadas pela Apac, no município choveu 1,19 mm nas últimas 24 horas.

Confira a previsão de chuvas para esta quinta-feira (30) em todo o Estado, de acordo com a Apac:

O Recife e a Região Metropolitana devem ter tempo parcialmente nublado, com pancadas de chuva de forma isolada durante a manhã e noite com intensidade de fraca a moderada. A máxima deve ser de 31°C, com mínima de 22º C.

No Agreste, a previsão é de tempo parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da tarde e noite com intensidade fraca. A máxima deve ser de 30° C, com mínima de 18º C.

Para o Sertão, a previsão é de tempo parcialmente nublado sem chuvas ao longo do dia. A máxima deve ser de 35° C, com mínima de 19º C.

Na Mata Sul, o tempo deve ficar parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada durante o período da manhã e à noite com intensidade de fraca a moderada. A máxima deve ser de 30° C, com mínima de 20º C.

Na Mata Norte, previsão de céu parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade de fraca a moderada. A máxima deve ser de 30° C, com mínima de 22º C.


Por: Folha de Pernambuco.


You may also like

Nenhum comentário: