TABELIÃO RICARDO AMORIM CAMPOS ENGRANDECE A PROFISSÃO COM PROFISSIONALISMO E COMPETÊNCIA

0 Comments


O Cartório de Registros de Surubim oferece os serviços de registro de Imóveis, Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas. Segundo o tabelião oficial Ricardo Campos, este cartório de Primeiro Ofício está instalado em Surubim desde 1920, mas, em 2012, adequou-se à nova lei estadual e os serviços de notas foram desvinculados.
               
Os serviços oferecidos envolvem toda a parte de registros imobiliária da cidade e a parte de títulos de documentos e de pessoas jurídicas. Segundo Ricardo, a pessoa registra o documento para fins de conservação e de publicidade para resguardar direitos autorais e fixa uma data do registro, pois no futuro é elemento de prova para confirmar a autoria caso haja contestação. E a parte de pessoa jurídica implica no registro das identidades, como associações, fundações, empresas simples (não comerciais), igrejas, por exemplo, ou seja, o objetivo das empresas registradas é administrar um patrimônio e não para adquirir lucro.
               
Nesse cartório, os serviços mais procurados são os de registros de imóveis, mas depende muito de época. De acordo com Ricardo Campos, em Surubim, hoje, o mercado imobiliário deu uma baixa com menos contratos, a exemplo do programa Minha Casa Minha Vida e financiamentos. “ Mas quando o mercado está quente é muito comum o aumento de contratos e financiamentos bancários, loteamentos que são lançados, tudo acompanha o mercado. Se o mercado vai mal, o cartório esfria. Se o mercado esquenta, o cartório segue junto, com o aumento de serviços e principalmente transmissão de créditos imobiliários,” afirma  o tabelião.
               
No entanto, Ricardo Campos enxerga com otimismo esse momento pelo qual o Brasil está passando. “Eu tenho visto com bons olhos. Desde o ano passado a tendência é que o mercado volte a crescer. Inclusive, conversando com alguns empreendedores aqui, eles estão com essa percepção também de que as pessoas estão querendo gastar, investir, porque quem investe em imóveis normalmente quer especular, quer comprar para saber que vai vender e ter lucro. E na minha percepção é que a tendência é de recuperação.”
               
Em termos de registro e tramitação de documentos em cartório, o tabelião explica que não considera o Brasil extremamente burocrático. Na visão dele, a história do registro, a nível mundial, segue um padrão, que historicamente é confirmar que alguém é dono de alguma coisa. “ Então, o papel do registrador é dar segurança, pois se alguém no futuro questionar a propriedade, o registrador confirma a quem pertence esta propriedade. A questão da burocracia do cartório tem suas demandas e exigências, mas eu não vejo que isso seja impeditivo de atos. Aqui, pelo menos a minha meta de trabalho é ser eficiente, “ explica Ricardo.  Ele ainda esclarece que vê o cartório não como um fim, mas o meio para alguma coisa, já que é um passo para comprar um imóvel, regularizar a construção, vender, enfim, isso tudo gera arrecadação para o município também, com licenças e alvarás.
               
Ainda sobre a importância do cartório de registros, o tabelião oficial Ricardo Campos enfatiza: “Se eu pudesse dizer alguma coisa aos cidadãos, eu diria que não deixem de registrar seus imóveis. Procurem sempre um tabelião para conversar. Procure seu advogado também, porque às vezes as pessoas compram um imóvel, fazem um contrato particular, mas ter esse contrato como garantia é ilusão. Então essa assessoria do tabelião é sempre importante e estou sempre disponível.”

Serviços:

Cartório de Registros de Surubim.
Rua Sete de Setembro, 254, Centro. E-mail: cartoriosurubim@hotmail.com
Telefone: (81) 4102-4596

Equipe do Cartório do Registro de Surubim.


PERFIL RICARDO JOSÉ AMORIM CAMPOS



Ricardo José Amorim Campos nasceu em 13 de agosto de 1977 no Recife. É filho de Ricardo Oscar Belo Campos e Hermira Maria Amorim Campos. Irmãos: Roberto e Ronaldo. Cursou o Ensino Fundamental no bairro da Instância e o Ensino Médio no Colégio Salesiano do Recife. É casado com Sheila Campos e pai de dois filhos, Lucas e João.
               
É formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em Direito Tributário. Assim que concluiu a graduação, advogou durante treze anos, de 2000 até 2013. Posteriormente, resolveu dedicar-se as atividades em cartórios. Atualmente trabalha em duas cidades como tabelião Oficial, em Santa Maria do Cambucá, desde 2017, quando assumiu um concurso público, e em Surubim, na função de Oficial interino. Sente-se uma pessoa realizada.


You may also like

Nenhum comentário: