Teste em urina detecta câncer de próstata cinco anos antes

0 Comments

Cientistas afirmam que o novo exame poderá estar disponível nos próximos cinco anos



© DR

Um simples exame na urina poderá revelar se homens desenvolverão câncer de próstata cinco anos antes do seu aparecimento, revelou um grupo de cientistas britânicos. O teste revolucionário poderá ajudar a salvar milhões de vidas em todo o mundo e evitar com que muitos homens sejam sujeitos a biopsias invasivas e dolorosas.

Estima-se ainda que um em cada seis homens terá diagnóstico de câncer de próstata ao longo da sua vida, mas só um em cada 35 falecerá devido a esta doença.

Além disso, mais da metade dos casos não manifestem qualquer tipo de sintomas, e como tal os médicos costumam diagnosticar o tumor já sua fase mais avançada, quando também já se tornou mais agressivo.

Agora, um grupo de cientistas da Universidade de East Anglia (UEA), em Norwich, no Reino Unido, desenvolveu o teste capaz de detectar, através da urina, alterações que ocorrem em genes específicos.

Nos ensaios clínicos iniciais que envolveram 537 homens, o exame previu se os indivíduos necessitavam de realizar mais testes ou se necessitavam de ser submetidos a algum tipo de tratamento.

O professor, investigador e médico Jeremy Clark, da Faculdade de Medicina da UEA, disse em declarações ao jornal The Sun: “O teste conseguiu prever com exatidão a progressão da doença até cinco anos antes de ser detectada através dos exames invasivos tradicionais, como a realização de biopsias”.

Acrescentando: “O teste tem um enorme potencial de transformar o diagnóstico e tratamento do câncer de próstata”.


Por: Notícias ao Minuto.


You may also like

Nenhum comentário: