ORTOPEDISTA SE DESTACA POR ATENDIMENTO HUMANIZADO

0 Comments
Dr. Anderson Dias.


O médico ortopedista Anderson Ary Dias de Oliveira Silva, vem se destacando na profissão devido ao atendimento humanizado. Em Surubim ele atende na Protoclínica Estefânia de Farias, onde dedica atenção especial aos pacientes sem pré-julgamentos sobre a causa da consulta.

O médico também atende em Caruaru (Hospital Regional do Agreste e na UPA) e no Recife (UPA Imbiribeira).
Na entrevista a seguir ele aborda as causas de doenças diversas, sobretudo na área da Traumatologia, sua especialidade.

Blog Maluma Marques - Com quais queixas os pacientes lhe procuram mais?

Dr. Anderson Dias - Dor na coluna são as queixas mais comuns.

Blog Maluma Marques - Sapatos altos são a paixão das mulheres. O uso excessivo pode provocar que tipos de problemas?

Dr. Anderson Dias - Pode provocar problemas no joelho, no tornozelo, dores na coluna. Tudo isso depende do uso e do porte físico da mulher, se ela faz exercício físico para fortalecer a coluna, o peso dela, a altura e o modelo do calçado.

Blog Maluma Marques - A coluna é a base para o indivíduo se sentir seguro e realizar as tarefas do dia a dia. Com o tempo e a idade, a coluna vai incomodando cada vez mais, afetando as articulações. Como podemos cuidar da nossa coluna?

Dr. Anderson Dias - Tem que começar cedo, fazendo exercícios físicos para fortalecimento e alongamento da musculatura, principalmente exercícios de baixo impacto: natação, hidroginástica, pilates e musculação porque o impacto repetido pode trazer alterações degenerativas que, com o passar do tempo, vão piorando. Isso também está associado à genética. Algumas pessoas terão problemas mais graves e outras não, devido à genética. Mas basicamente é fazer atividade física, controlar o peso, ter uma alimentação saudável e hábitos saudáveis.

Blog Maluma Marques - O que mais afeta as pessoas atualmente?

Dr. Anderson Dias - Estresse e ansiedade. São os principais fatores associados à dor lombar.

Blog Maluma Marques - Passar muito tempo digitando, principalmente nos celulares, pode ser prejudicial?

Dr. Anderson Dias - Prejudica a coluna cervical, devido a posição que fica, geralmente fica em flexão olhando para baixo. Isso pode causar estresse, prejudicar a visão, causar dor, calcificação dos ligamentos dos dedos também, na articulação do polegar ou punho. Pode provocar a alteração degenerativa, a artrose desse segmento e mesmo a tendinite no tendão extensor do polegar.

Blog Maluma Marques - O mesmo acontece com quem trabalha no computador? Quais as dicas?

Dr. Anderson Dias - A dica é ergonomia. Sempre a tela tem que estar na altura dos olhos pra você tentar estender e flexionar seu pescoço. Os pés, sempre os dois apoiados no chão (porque temos a mania de deixar os pés esticados em cima de uma cadeira) e a coluna lombar sempre apoiada no encosto da cadeira. Os punhos devem estar apoiados em algum local, na mesa ou outro móvel específico, a fim de que a pessoa não precise fazer grandes movimentos para digitar.

Blog Maluma Marques - Pessoas que sentem incômodos frequentes com dores musculares nos ossos e articulações devem procurar o ortopedista com qual periodicidade?

Dr. Anderson Dias - Isso é relativo. Temos que primeiro avaliar o paciente porque muitas vezes essas dores poliarticulares têm causas reumatológicas. Então o ortopedista não seria o profissional mais adequado. Muitas vezes o paciente vem primeiro pra nós, a gente trata, porém se identificarmos que existe alguma doença reumatológica, indicamos o reumatologista. A princípio não existe uma identificação de quanto em quanto tempo. Vai depender de cada caso e é muito relativo.

Blog Maluma Marques - Como lidar com casos de acidente que causam danos físicos?

Dr. Anderson Dias - Falar de acidentes é importante. Os principais traumatismos cranianos nos hospitais são devido a acidentes de motocicletas, principalmente de pessoas embriagadas ou que burlaram alguma lei de trânsito como excesso de velocidade, ultrapassagem proibida. Então temos que alertar essas pessoas não só para a vida delas, quanto para os danos que causam aos cofres públicos. Muitas vezes a população reclama das superlotações nos hospitais, mas isso acontece devido a pessoas que infligiram as leis e estão no lugar de outras que estão sofrendo.



You may also like

Nenhum comentário: