CONGRESSO MOVIMENTO ELOS LITERÁRIOS REÚNE ESCRITORES DE TODO O PAÍS

4 Comments


Congresso Movimento de Elos Literários, ocorrido no último final de semana, em Salvador, reuniu escritores de todo o Brasil. O momento, inesquecível pela organização e participações, ficará na memória dos presentes, pois a manifestação pela palavra, falada e escrita, tocou na sensibilidade dos participantes.

O Movimento Nacional Elos Literários, agregou pessoas de diversos estados brasileiros e até de outros países, pela paixão literária.

Organizado por Pérola Bensabath Oiye, presidente e fundadora da ALB/Bahia, o evento contou com a presença de importantes nomes da Academia de Letras do Brasil (ALB), a exemplo do presidente nacional, Mário Carabajal, do conselheiro internacional e representante de Santa Catarina, Marcos Welter.

“Foi um momento muito rico para a cultura brasileira. Tivemos a entrega da Medalha Senhor da Literatura aos escritores, contamos com a participação de artistas e escritores de quase todos os estados brasileiros, que vieram trazer a sua colaboração, causando uma energia muito boa. Porque nesse mundo voltado para o materialismo e o consumismo, você conseguir juntar pessoas que são voltados para o bem, para a criatividade e o desenvolvimento intelectual das crianças, é muito gratificante” disse Marcos Welter.

A escritora Pérola Bensabath se disse satisfeita com a festa que organizou. “O evento foi para os escritores, mas a coisa se inverteu e eu recebi tanta homenagem que a festa se transformou numa festa de Pérola. Eu fiquei tão emocionada que não consegui nem mais ler as homenagens que recebi. Foram maravilhosas, eu quebrei aquele preconceito do Rio Grande do Sul de que só se elegia na literatura o pessoal de lá. Eu ganhei personalidade cultural, voltada para os escritores do Rio Grande do Sul. Nossa entidade tem vários escritores de lá, mas é fechado. Eu consegui vencer isso. Recebi o troféu Personalidade Gold o Prêmio mais importante de Pernambuco, o troféu Milton Pantaleão de Personalidade Literária, a Medalhística Militar e também o troféu pelo 1º lugar de um concurso Literário Internacional pela Federação Elos Internacional e Lusíadas”.

Pérola também entregou o único troféu do Movimento Elos Literários à jornalista e escritora Maluma Marques Presidente Fundadora da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil da Coordenadoria Pernambuco. A pernambucana ficou agradecida a Presidente da Elos Literário isso move a todos nós e a mim, particularmente, emociona. Estou grata a Deus por ter congregado com todos vocês. Levei o calor de meu estado, Pernambuco, repleto de linguagens, gigante cultural. Levei também o abraço dos pernambucanos e, em especial, dos que fazem a Academia de Letras do Brasil Subseccional Pernambuco e a Ajeb-PE.

Por sua vez, Mário Carabajal, presidente da Academia de Letras do Brasil, disse que a organização do evento “não nos surpreende, porque a habilidade e competência da Pérola, é algo que nós conhecemos. E, mais uma vez, se comprova sua liderança nacional com sua capacidade de congregar escritores de todo o Brasil. O movimento Elos Literários é o maior do País. Nós entregamos ao Júlio Oiye a comenda Manuela Cacilda de Literatura, hoje a maior comenda da Academia de Letras do Brasil. E passamos a tê-lo o conosco, reconhecendo-o como Comendador Júlio Oiye”, finalizou.
Muito bom rever os amigos escritores e conhecer novos escritores, no último dia tivemos uma palestra com o Presidente da Academia de Letras de Santa Catarina, Marcos Eugênio Welter sobre Prêmio Nobel da Paz – indicação – uma luz em Terras Africanas - Missionária em Moçambique ao término foi aplaudido de pé.













































































































You may also like

4 comentários:

  1. Excelente evento! Prova a competência da nossa querida Coordenadora Pérola Bensabath. Querida, parabéns e muitas felicidades regatas a Sucesso! Aplausos aos participantes que resplandeceram em seus brilhos de estrelas literárias! Cumprimentos ao marido japa.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS `QUERIDA pÉROLA E SIMPÁTICO MARIDO PELO SUCESSO DO EVENTO!CONGRATULAÇÕES A TODOS OS ESCRITORES PRESENTES! SEMPRE SOLIDÁRIA AOS EVENTOS, ENVIO BEIJOS. DINAH AMORIM

    ResponderExcluir