Educadora surubinense se destaca em mais um Prêmio Idepe

0 Comments

 


Pelo sexto ano consecutivo a Gerência Regional de Educação (GRE) Vale do Capibaribe levou o prêmio na categoria Melhores Resultados no Ensino Médio, com nota 5,57.

Sob a gestão da educadora Edjane Ribeiro, a GRE, com sede em Limoeiro, já havia conquistado em 2019 um bom posicionamento como resultado da formação continuada dos professores. À época, Edjane Ribeiro destacou o trabalho de sensibilização com os estudantes “mostrando para eles a importância da avaliação, de estar dentro da sala de aula e absorver os conteúdos que são oferecidos. Além disso, nós trabalhamos a sensibilização dos professores de forma que eles se sintam importantes na vida dos estudantes”.

Este ano o Governo de Pernambuco divulgou o resultado geral do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe), no último dia 23, como também os melhores resultados apresentados por escolas municipais e estaduais, municípios e Gerências Regionais de Educação (GREs). A premiação aconteceu no Salão das Bandeiras do Palácio do Campo das Princesas e contou com a presença do governador Paulo Câmara, secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio, além de secretários municipais de Educação, gestores de escolas e de GREs.

Devido à pandemia do novo coronavírus, a solenidade foi transmitida pela internet, respeitando o distanciamento social e todos os protocolos de segurança para a contenção da Covid-19. No Salão, estavam apenas autoridades e educadores certificados pelos destaques alcançados.

Além de reconhecer o trabalho dos profissionais da área de educação, os resultados do IDEPE são usados para premiar aqueles que cumprem as metas para o indicador estadual, por meio do Bônus de Desempenho Educacional (BDE).

O IDEPE é o índice que avalia o desempenho da educação do estado de Pernambuco e utiliza a mesma metodologia e o mesmo sistema do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ele é um indicador que conjuga ainda dois outros resultados importantes: a proficiência dos estudantes do ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e do Ensino Médio, que é o resultado do desempenho da aprendizagem desses alunos; e o fluxo escolar, que congrega a maior aprovação dos estudantes e a busca incessante para reduzir reprovação e abandono escolar.    

Os resultados do indicador estadual são calculados com base no Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE), que mede anualmente o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado, além de ser uma importante ferramenta para a gestão escolar.






You may also like

Nenhum comentário: