ACERVO DE CAPIBA SERÁ PRESERVADO E DIGITALIZADO

1 Comments

O acervo de um dos maiores compositores brasileiros será totalmente preservado e também digitalizado. A entrega das partituras do músico e compositor surubinense, Capiba, feito pela esposa Zezita Barbosa à Associação Cultural Capiba, ocorreu no último dia 20 de abril, no Centro Cultural Dr. José Nivaldo (Casa das Juventudes de Surubim).

A solenidade contou com a presença da prefeita de Surubim, Ana Célia Farias, da viúva do ícone da cultura brasileira, Dona Zezita, do presidente da Associação Capiba, Lucas Guerra, Nelma Farias, presidente do SESC Surubim, Débora Mendes, Consultora do projeto Capiba explicou minuciosamente sobre as partituras exibidas em telão,  o Ex-Prefeito Antônio Barros, Vice-Prefeito de Surubim Edgar, Léo Salazar, secretário executivo de Cultura de Pernambuco, vereadores, secretários municipais e outras personalidades surubinenses.

O evento foi realizado pela Associação Cultural Capiba e Página 21, com apoio da Prefeitura de Surubim, da Diretoria de Cultura e do SESC Ler Surubim e foi intitulado: CAPIBA - Preservação e Difusão. Após a entrega, o acervo passará pelo delicado processo de recuperação e fará parte de um site, onde todos os documentos serão digitalizados e disponibilizados para o acesso do público.

“É um projeto grandioso onde se tem o zelo de perpetuar a memória de um surubinense ilustre”, explicou Nelma Farias. Por sua vez, a prefeita Ana Célia anunciou a cessão do atual prédio da Câmara de Vereadores para ser o Museu Capiba, enquanto que a Casa Legislativa terá novo endereço em um prédio a ser construído em breve. Já Lucas Guerra falou do orgulho que é ser conterrâneo do grande compositor.

Capiba constituiu ao longo do tempo uma significativa trajetória, documentada num numeroso e diversificado acervo onde se encontram os registros de sua produção sobre vários tipos de suporte, desde os primórdios de sua carreira até o fim de sua vida, compondo uma fonte documental imprescindível para o desenvolvimento de pesquisas acerca da sua obra, sua vida, seu tempo.

Na casa da viúva, Zezita Barbosa foram encontrados diversos gêneros musicais, a exemplo do samba, samba carnavalesco, samba choro à moda carioca, choro, tango, tango argentino, maracatu, marcha, marcha rancho, marcha carnavalesca, maxixe, frevo-canção, canção afro-brasileira, foxtrote.

Também haviam as partituras de poemas musicados pelo compositor, de autores renomados, como: Manuel Bandeira, Carlos Pena Filho, João Cabral de Melo Neto, Ascenso Ferreira, Castro Alves, Ariano Suassuna, Vinicius de Morais, Ferreira dos Santos, Alphonsus de Guimarães, Esther Sterenberg, Mauro Mota, José Laurentino de Melo, Jorge de Lima, Jayme Griz. Encontramos também uma composição em homenagem ao importante violonista, João Pernambuco.

O projeto tem incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco. Apoio do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico de Pernambuco – IAHGPE, CEPE, Art Restauro, Associação Cultural Capiba. Produção da Página21.

Biografia

Lourenço da Fonseca Barbosa nasceu em Surubim, no ano de 1904 e morreu no Recife, em 1997). Capiba, como ficou conhecido e consagrado, tornou-se autor de composições inesquecíveis no gênero frevo. Mas, Capiba, não se restringiu apenas a esse estilo musical e em suas composições incursionou por valsas, maracatus, sambas, guarânias, modas, canções, foxtrotes, baiões, batuques, cirandas, dobrados, toadas, choros, além de integrar o movimento Armorial.

Capiba é, de fato, considerado um dos mais importantes e influentes compositores da música pernambucana do século XX. Suas composições foram gravadas por músicos consagrados da história da música denominada “popular” brasileira como Agostinho dos Santos, Alceu Valença, Almirante, Araci de Almeida, Caetano Veloso, Chico Buarque, Ciro Monteiro, Claudionor Germano, Dilermando Reis, Dircinha e Linda Batista, Elza Soares, Francisco Alves, Gal Costa, Geraldo Azevedo, Guerra-Peixe, Heraldo do Monte, Jair Rodrigues, João Bosco, Lia de Itamaracá, Luiz Gonzaga, Lula Cortes, Maria Bethânia, Maysa, Nélson Gonçalves, Ney Matogrosso, Originais do Samba, Paulinho da Viola, Raphael Rabello, Sílvio Caldas, Sivuca, Lenine, Antônio Carlos Nóbrega, só pra citar alguns dos mais de 176 intérpretes de sua obra.

No final do evento o músico Biuzinho fez umas apresentações das músicas de Capiba.























(Fotos: Maluma Marques e Danilo Photografias.)



You may also like

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa do Projeto! Surubim, tem que ter muito orgulho desse filho ilustre que também é patrimônio da cultura Pernambucana, suas belas composições foram e sempre serão lembradas por todos que sabem valorizar um verdadeiro artista. Viva Capiba!

    ResponderExcluir