IRMÃO MARCONE: DIRETOR DO COLÉGIO MARISTA EM SURUBIM-PE, PROMOVENDO UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E INOVAÇÃO

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Irmão Marcone


O Colégio Marista Pio XII, localizado em Surubim-PE, é uma instituição educacional confessional católica que faz parte da Província Marista do Brasil Norte e é mantido pela União Norte Brasileira de Educação e Cultura (UNBEC). Fundado há 63 anos, o colégio busca seguir a filosofia de São Marcelino Champagnat e a pedagogia inspirada em Maria, a Mãe de Deus. Com uma abordagem centrada na acolhida ao outro e no espírito de família, a instituição tem como objetivo formar integralmente crianças, adolescentes e jovens, contribuindo para a construção de subjetividades e promovendo uma ação educativa evangelizadora.

Compromisso com a comunidade e envolvimento das famílias

Um dos princípios fundamentais do Colégio Marista Pio XII é o espírito de família. A instituição busca construir uma comunidade entre todos os envolvidos, incluindo pais, responsáveis, alunos, educadores e colaboradores. Reconhecendo a importância da participação dos pais na vida escolar, o colégio valoriza a presença e o envolvimento ativo dos responsáveis nas atividades da escola. Estudos demonstram que estudantes com pais mais participativos obtêm melhores resultados acadêmicos. Além disso, o colégio realiza ciclos formativos, ouve e valoriza a opinião das famílias, prioriza o atendimento aos pais quando chegam à instituição e mantém os pais informados sobre todas as atividades desenvolvidas.

Futuro do Colégio Marista Pio XII e busca pela excelência educacional

O Colégio Marista Pio XII possui um compromisso contínuo com a inovação e aprimoramento da qualidade da educação oferecida. A instituição entende que tradição e inovação podem caminhar juntas e, ao longo de mais de 200 anos de história, tem se adaptado aos sinais dos tempos. Em busca da excelência educacional, o colégio investe na formação continuada de seus docentes e colaboradores.

Além disso, a instituição está inserida na Rede Marista de Educação Básica no Brasil, que busca promover uma nova forma de articulação e gestão em sintonia com as demandas atuais. A rede valoriza a diversidade, a troca de ideias e o respeito a pensamentos plurais, criando uma sinergia entre seus participantes para a consolidação de um projeto comum: fazer Jesus Cristo conhecido e amado por meio da educação.

O Irmão Marcone, como diretor do Colégio Marista em Surubim-PE, lidera uma instituição que tem como base a filosofia de São Marcelino Champagnat e a pedagogia inspirada em Maria. Com um estilo educativo baseado no espírito de família, o colégio valoriza a participação dos pais e responsáveis, promovendo uma educação integral e evangelizadora. Comprometido com a inovação e aprimoramento constante, o colégio busca adaptar-se aos desafios do futuro, investindo na formação dos educadores e integrando-se à Rede Marista de Educação Básica. Assim, o Colégio Marista Pio XII continua sua trajetória de transformar a vida de educandos e educadores, preparando os alunos para serem protagonistas, agentes de mudança e construtores de uma sociedade melhor.

ENTREVISTA


BLOG MALUMA MARQUES - Como você descreveria a missão e os valores do Colégio Marista Pio XII?

IRMÃO MARCONE - A Missão do Colégio Marista Pio XII é educar e evangelizar crianças, adolescentes e jovens, fundamentada em São Marcelino Champagnat, para formar cristãos e cidadãos comprometidos na construção de uma sociedade sustentável, justa e solidária.

Dos valores maristas que iluminam nossa missão, destacamos: A simplicidade permite tornar o cotidiano escolar ainda mais agradável. “À simplicidade acrescentamos a humildade e a modéstia, que constituem as três violetas de nossa tradição marista, permitindo que Deus aja através de nós, buscando fazer o bem sem barulho”.

O espírito de família dá a tonalidade da comunidade educativa, pois “o grande desejo e legado de São Marcelino Champagnat é que nos relacionemos uns com os outros e com as crianças, os(as) adolescentes e os(as) jovens a nós confiados, como membros de uma família que se ama” (MEM, Nº 107).

O amor ao trabalho “implica uma cuidadosa preparação de nossas aulas e das atividades educacionais, a correção das tarefas e dos projetos dos(as) educandos(as), o planejamento e a avaliação de nossas atividades, os programas de acompanhamento daqueles que experimentam qualquer tipo de dificuldade” (MEM, nº 113).

BMM - Quais são os aspectos que diferenciam o Colégio Marista Pio XII de outras instituições de ensino?

IRMÃO MARCONE - O Colégio Marista Pio XII é uma unidade socioeducacional integrante da Província Marista do Brasil Norte, mantido pela UNIÃO NORTE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA-UNBEC, e de Instituição Educacional Confessional Católica, que funciona à luz da filosofia de São Marcelino Champagnat, embasada no modelo de educar de Maria, a Mãe de Deus, cuja pedagogia é marcada pela acolhida ao outro e pelo espírito de família. Este Colégio objetiva a formação integral da criança, do adolescente e do jovem, contribuindo para a construção de subjetividades por meio de uma ação educativa evangelizadora, pautada pela ética cristã, comprometida ainda com as práticas solidárias e com a defesa da vida, atenta às culturas e à consciência planetária. Desse modo, contribui com a formação efetiva do “bom cristão e virtuoso cidadão”, ideal do nosso fundador Marcelino, primando por fazer florescer protagonistas, agentes de mudança, construtores de pontes da sociedade.

BMM - Quais são os principais desafios que o Colégio enfrenta atualmente e como você está lidando com eles?

IRMÃO MARCONE - Considero, que o principal desafio, é aguçar em nossos educandos, o gosto para estudar e a paixão para aprender, a pandemia da covid, deu um gap (lacunas) significativo, neste desejo de esforçar-se e comprometer-se com a sua aprendizagem. Além disso, a violência nas escolas, que vivenciamos recentemente, é outra problemática. Conseguimos por meio do nosso Protocolo de Escola Segura, fazer ações preventivas e assertivas, frente as nossas vulnerabilidades, não tivemos ameaças ou educandos envolvidos, porém, as redes sociais, por meio do fake news, é um dificultador.

BMM - Como o Colégio Marista Pio XII promove a formação integral dos alunos, além do desenvolvimento acadêmico?

IRMÃO MARCONE - Consciente da sua responsabilidade, a Educação Marista tem por princípio proporcionar um ambiente afetivo e acolhedor, onde os(as) educandos(as) se sintam seguros(as), mas com estímulos e possibilidades adequadas para o seu crescimento social e intelectual. Essa integração entre cuidado e aprendizagem acontece por meio de uma Proposta Pedagógica que contempla a educação integral do(a) educando(a), atendendo-o(a) em todas as suas necessidades e favorecendo a construção de um vínculo positivo com o conhecimento.

Nessa perspectiva, mais do que conduzir os(as) educandos(as) a aprendizagens que mobilizem o seu desenvolvimento, os educadores ensinam tendo como referência a Pedagogia da Presença, princípio proposto por Marcelino Champagnat que estabelece o acolhimento, o diálogo, o respeito e a confiança mútua como elementos fundamentais para a relação educador-educando, auxiliando os(as) educandos(as) para que eles(as) se desenvolvam integralmente.

BMM - Quais são os programas e atividades extracurriculares oferecidos aos alunos para complementar sua educação?

IRMÃO MARCONE - Sendo a Educação Integral um dos princípios do Projeto Educativo Marista, as atividades extracurriculares possibilitam a formação dos educandos em sua integralidade e inteireza (corpo, mente, coração e espírito) e proporcionam aos educandos espaçotempos para o desenvolvimento das potencialidades criativas, esportivas e intelectuais. Além disso, possibilita a continuidade e aprofundamento do trabalho pedagógico, em um ambiente acolhedor e interativo. 

Dentre as atividades, podemos citar algumas: escolinhas de atletismo, futsal, handebol, vôlei, fut7, tênis de mesa, xadrez, dança, música e teatro; monitoria de redação; semanas temáticas; celebrações eucarísticas; encontros de formação; Noite Mariana; Primeira Eucaristia; Projetos Amar, Semar e Amiguinhos de Champagnat; Missão Marista de Solidariedade; Voluntariado Estudantil e Banco Marista de Solidariedade.

BMM - Como você incentiva a participação dos pais e responsáveis no processo educacional dos alunos?

IRMÃO MARCONE - Uma das características do nosso estilo educativo é o espírito de família. Portanto, onde quer que estejamos, comprometemo-nos a construir comunidade entre todos aqueles que participam das nossas instituições e atividades, os que trabalham conosco, as crianças e os jovens sob nossa responsabilidade e as suas famílias. Como em família, compartilhamos a vida com seus sucessos e desafios. 

Sendo assim, primamos pela presença dos pais e/ou responsáveis nas atividades da escola, envolvendo-os no projeto pedagógico, pois os estudantes que têm pais mais participativos têm melhores resultados; realizamos ciclos formativos; ouvimos e valorizamos a opinião das famílias; priorizamos o atendimento ao chegar no Colégio; buscamos mantê-los informados de tudo o que é feito no colégio; desenvolvemos neles o senso de pertencimento.

BMM - Como o Colégio Marista Pio XII utiliza a tecnologia e a inovação no ensino e na aprendizagem?

IRMÃO MARCONE - A Rede Marista acredita que os benefícios da evolução e do progresso da ciência e da tecnologia devem ser dirigidos para o bem comum, propiciando a todos as condições para uma vida digna, justa e plena.

A base de uma aprendizagem significativa deve considerar as demandas do mundo no qual vivemos, onde a informação está disponível de forma rápida e em grande quantidade, exigindo um olhar mais reflexivo sobre ela. A escola, nesse sentido, passa a ter o papel não mais apenas de oferecer a informação, mas de ajudar os estudantes a selecionarem, a partir da análise crítica, da síntese e da aplicação, as informações significativas, promovendo a capacidade de elaboração, reelaboração e processamento dos conhecimentos, estabelecendo nexos e novos significados, bem como o uso dos recursos tecnológicos.

Extremamente atual e necessária, a aprendizagem no campo das TDICs deve ser fomentada e trabalhada no contexto escolar. O domínio de seus usos instrumentaliza o estudante não só para sua aprendizagem na escola, mas também para sua atuação no contexto familiar e profissional. A tecnologia é uma ferramenta que possibilita o diálogo entre os diversos componentes curriculares e entre as áreas de conhecimento, por meio da realização de pesquisas, do planejamento para a apresentação de trabalhos e da partilha de informações, favorecendo as interações com o mundo virtual e globalizado que nos cerca.

BMM - Quais são as medidas tomadas para garantir um ambiente seguro e acolhedor para os alunos?

IRMÃO MARCONE - Pautado pelos traços identitários da educação marista e considerando os novos apelos oriundos dos contextos contemporâneos, o projeto educativo Marista orienta-se por alguns princípios, e um deles é “Solidariedade na perspectiva da alteridade e da cultura da paz”, que busca promover atividades que transcendem o âmbito de interesses individuais e familiares, propiciando vivenciar e sensibilizar, a corresponsabilidade e a alteridade, pois educamos na e para a solidariedade, acolhendo a diversidade e promovendo o diálogo, a amorosidade e o respeito.

Nesse sentido, várias ações foram realizadas, dentre elas, produção e estudo da cartilha #Não Curto Bullying; lançamento da 4ª edição da Política de Proteção Integral à criança e ao adolescente; formação sobre a Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018); instalação de câmeras; implantação de catracas; criação de protocolo de entrada e saída de famílias, visitantes e parceiros; formação e atualização da Brigada Escolar; lives formativas com especialistas; criação do projeto Escola de Pais como diversos temas para apoio às famílias no diálogo da prevenção; criação do programa Ressoar para Orientadores Educacionais atenderem de forma mais qualificada educandos e famílias; aquisição de rádio para mais agilidade na comunicação interna; ampliação das atividades interdisciplinares sobre respeito, direitos e culturas de paz.

BMM - Como o Colégio Marista Pio XII prepara os alunos para os desafios do mundo real e para se tornarem cidadãos responsáveis?

IRMÃO MARCONE - Concebendo a educação como um dos fortes instrumentos de mudança e transformação social, objetivamos criar estruturas que permitam aos(às) educandos(as) e educadores desenvolver capacidades necessárias para promover os processos de mudança e de transformação desejados, o que significa criar espaçotempos que permitam reflexão, discussão, posicionamento crítico e criação de iniciativas e projetos inovadores, como, por exemplo, assembleias, fóruns, congressos de educandos(as), conselhos pedagógicos, colegiados, entre outros.

Para dinamizar essa proposta, o Colégio Marista Pio XII busca elaborar programas e estruturas adequadas às realidades e às demandas do contexto social atual, implementando processos que valorizam as identidades e diversidades presentes, bem como oportuniza espaçotempos que valorizam os tempos específicos das infâncias, das adolescências e das juventudes e que consideram as diversidades, as competências e projetos de vida.

O Colégio Marista Pio XII se propõe a oferecer aos(às) seus(suas) educandos(as) espaços e tempos para partilha de perguntas e sonhos, de desejos e esperanças, ajudando-os(as) a compreenderem a sua identidade, a sua condição de sujeitos e o seu lugar no mundo. A participação nos processos e na vida da comunidade educativa é o primeiro passo para que possam iniciar o exercício do diálogo, da intervenção, da proposição e da efetivação de projetos e sonhos. Esse protagonismo parte do local, da escola, depois poderá estender-se para a comunidade, para a cidade, para o mundo.

Os Colégios Maristas, em sua maioria, oferecem espaçotempos de protagonismo, de troca de aprendizados, construção de novos saberes, de desenvolvimento de ações em parceria:

a) Grêmio Estudantil
b) PJM – Pastoral Juvenil Marista
c) Representantes de Turmas.
d) Lideranças infantis e juvenis.
e) VEM – Voluntariado Marista.

BMM - Como você vê o futuro do Colégio Marista Pio XII e quais são seus planos para continuar aprimorando a qualidade da educação oferecida?

IRMÃO MARCONE - A Instituição Marista usou por um período o slogan: Nossa tradição é inovar. E é fazendo um paralelo entre tradição e inovação que a instituição vem escrevendo, há mais de 200 anos, capítulos de uma história repleta de significados, que tem transformado a vida de muitos educandos e educadores, em Surubim, estamos há 63 anos. Sempre atentos aos sinais dos tempos e investindo na formação continuada dos nossos docentes e colaboradores.

Nesse contexto, nasce no Brasil, a Rede Marista de Educação Básica, é mais uma evidência da capacidade de inovação dos maristas, pois “elaborar um trabalho educacional em rede significa construir uma nova forma de articulação e de gestão, em sintonia com as demandas atuais”, beneficiando-se da diferença de opiniões, valorizando a diversidade e favorecendo a troca de ideias e o respeito a pensamentos plurais, criando em seus atores a sinergia necessária para a consolidação de um projeto comum “fazer Jesus Cristo conhecido e amado, por meio da educação”.



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