UM CONTO DE 27 ANOS

0 Comments
Maria Teresa Freire.


As palavras levam as pessoas longe. Com a leitura, as mentes voam imaginando acontecimentos, locais, pessoas, personagens. Com a leitura, as pessoas acompanham histórias, fatos que lhes são memoráveis, que lhes atualizam sobre a dinâmica social na cidade, no estado, no país. Com a leitura, as pessoas crescem em conhecimento, preenchem seu tempo ocioso com um livro vibrante, um romance fremente, uma biografia emocionante, um conto romântico, um relato informativo, uma entrevista esclarecedora, uma crônica realística ou triste ou, ainda, divertida; emocionam-se com fotografias dos momentos afetuosos, com imagens que lhes agradam, que lhes permitem ver eventos, encontros e festas, sem mesmo estarem presentes. 

As palavras nos alegram, nos entretém, nos ensinam; por vezes nos machucam, entristecem, nos trazem notícias boas ou ruins de longe, de perto. Tantas palavras nos fazem refletir, rever nossos conceitos, aceitar outras opiniões, descobrir verdades, desmascarar mentiras, esclarecer dúvidas. Sem as palavras, sejam elas orais, impressas, televisivas, radiofônicas, virtuais. Sejam elas em tom normal de voz, em sussurros, em altos brados, da forma que for, não conseguimos viver sem elas.

 As palavras que formam textos, longos ou pequenos, preenchem páginas de livros, de jornais e de tantos documentos. Impressos ou virtuais, os jornais nos presenteiam com quantidades enormes de palavras que nos permitem conhecer assuntos variados. 

Há 27 anos o JORNAL TERRA DA GENTE faz tudo isso!

Surgiu timidamente, pequeno, conquistando seu espaço na leitura das pessoas. Propôs informar sobre os acontecimentos da cidade de Surubim. Sobre a terra das pessoas. A terra da gente. Ganhou o respeito, o interesse e a curiosidade dos leitores. Firmou-se entre os meios de comunicação. Escreveu sua história!

Fundado em 1996 por Maluma Marques, jornalista e escritora, o Jornal foi cativando não somente os leitores, cada vez em maior número, mas também os colaboradores que ocupam suas páginas com entrevistas e declarações; com narrativas fortes, informativas, poéticas, românticas, reflexivas, curtas ou longas; completam o Jornal Terra da Gente (JTG) com conteúdo interessante e atraente, envolvido em uma diagramação moderna e cuidadosa.

A escolha dos colunistas é baseada na competência, na elegância em utilizar as palavras, na graciosidade em criar situações inusitadas nos seus contos, na perspicácia em relatar assuntos de destaque. Os temas abordados pelas reportagens da Redação são pertinentes aos acontecimentos atuais que despertam atenção dos leitores. Acompanha e noticia os episódios relevantes da sociedade local, estadual e nacional. Presta serviço ao comunicar sobre os recursos de saúde, educação, imobiliário e de outros temas que fazem parte da vida diária dos habitantes da cidade e que encontram nessas indicações a ajuda para as soluções de suas dificuldades. Entretanto, não esquece, ao contrário, dá a devida relevância às palavras amenas ao publicar prosa e poesia encantadoras, que são um refrigério na lida diária de cada leitor.

Além da informação e atualização, O JTG circula on-line, alcançando os vários seguidores que não estão somente em Pernambuco, mas também em outros Estados e que buscam sua leitura, mensalmente. É uma fonte de informação alternativa, que propicia entendimento e domínio da realidade local e nacional, com abordagem jornalística tal como deve ser. 

Ao ler suas páginas, cada mês, os leitores, e posso afirmar pois também faço parte desse grupo, entendem o sentido do verdadeiro jornalismo que é a informação pela informação, sem melindres, sem parcialidade, sem pânico, sem arrogância. A leveza de suas palavras, mesmo quando informativas, atrai a todos nós, e a tantos outros, em cada edição mensal. Transforma um jornal na leitura prazerosa, educativa, que espairece, que nos renova. E toda essa proposta acontece e se recicla, a cada ano, desde a sua fundação, tempos atrás. Seu sucesso está explicado. 

É um conto de amor, de responsabilidade, de verdade factual e de carinho pelo povo de sua terra. É o JORNAL TERRA DA GENTE há 27 anos!       

Por: Maria Teresa Freire - Jornalista, Escritora, Poeta, 
Presidente da AJEB – Coordenadoria do Paraná.



You may also like

Nenhum comentário: