JORNALISTA MAGNO MARTINS COMEMORA SUCESSO DE LIVRO SOBRE MARCO MACIEL

0 Comments

Biografia narra trajetória de grande político pernambucano



O jornalista Magno Martins tem motivos de sobre para comemorar o sucesso do Livro “O estilo Marco Maciel”. O conteúdo narra a trajetória e os bastidores da vida política do ex-vice-presidente da República, que faleceu aos 80 anos, em 2021. A publicação teve lançamentos na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro; no Senado, em Brasília e outro na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe).

“Em Pernambuco, a Alepe foi escolhida por Marco Maciel ter tido seu primeiro mandato aqui, em 1966. Como há pouca literatura sobre ele, decidi documentar sua história para apresentar a toda essa nova geração que não o conhece. Ele era um homem de estatura nacional, mas que sempre esteve com a cabeça em Pernambuco, estado que ele tinha grande paixão”, explicou Magno Martins, por ocasião do momento de autógrafos no Recife.

O público pernambucano esteve presente no hall superior do Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar. Entre os presentes, estavam o presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), e os parlamentares Antônio Moraes (PP), Francismar Pontes (PSB), Eriberto Filho (PSB), Isaías Regis (PSDB), Mário Ricardo (Republicanos), Joaquim Lira (PV), João de Nadegi (PV) e Diogo Moraes (PSB).

“Marco Maciel é um homem que faz falta muita na política. Ele é um exemplo a ser seguido não só em Pernambuco, como no Brasil todo. Foi um político que ocupou vários cargos e nunca teve sua imagem maculada. Esse livro é muito bom para que futuras gerações conheçam a vida de uma pessoa honesta e íntegra como ele foi”, disse o presidente do Poder Legislativo Estadual.

Marcaram presença ainda: Teresa Dueire (ex-conselheira do TCE-PE); os ex-deputados José Maurício, Bruno Rodrigues e Maurício Rands; os ex-vereadores do Recife Geralda Farias e Roberto Andrade; o ex-senador Armando Monteiro; José Neto (Banco do Nordeste); Aline Mariano (vereadora do Recife), Eduardo Loyo (presidente da Empetur); e o veterano jornalista Ângelo Castelo Branco.

Representando a família, a irmã do homenageado, Lúcia Maciel agradeceu a publicação da biografia e ressaltou a importância dele para política nacional.

O presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro, prestigiou o lançamento da obra. Também compareceu o diretor Executivo da Folha de Pernambuco, Paulo Pugliesi.

“Há um déficit de referência dessa história de Marco Antônio de Oliveira Maciel. A nossa geração lhe deve esse tributo. Um homem extraordinário, um estadista, um homem à frente do seu tempo, acima do seu meio, elegante, que tratava os adversários com respeito e buscava a convergência. As novas gerações precisam conhecer a história de Marco Maciel, o Marco de Pernambuco”, comentou Eduardo de Queiroz Monteiro.

A desembargadora aposentada Margarida Cantarelli, que foi chefe da Casa Civil no Governo Marco Maciel e com ele também trabalhou nos ministérios da Educação e Casa Civil no Governo Sarney, fez uso da palavra em nome da família e dos macielistas históricos.

O livro, editado pela CRV Editora está disponível para compra em várias plataformas. O autor tem feito também lançamentos da obra pelas cidades do interior. Dentre elas, estão Vitória de Santo Antão, Caruaru e Afogados da Ingazeira.

Sobre o autor

Magno Martins é bacharel em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, com pós-graduação em Ciência Política pela mesma instituição. Iniciou a carreira em 1980 como correspondente do Diário de Pernambuco em Afogados da Ingazeira (PE), sua terra natal. Em 1984, seis meses após percorrer o Brasil inteiro acompanhando o então candidato pelo colégio eleitoral à Presidência da República, Marco Maciel, que renunciou em apoio a Tancredo Neves, optou por morar em Brasília.

Na capital federal trabalhou no Correio Braziliense, Última Hora Jornal de Brasília, O Globo, Agência O Globo e Agência Meridional, esta dos Diários Associados. Ainda nos anos 80, abriu em Brasília a primeira sucursal de um jornal pernambucano no centro do poder, o Diário de Pernambuco, e mais tarde a da Folha de Pernambuco, jornal que trabalhou desde a sua fundação assinando uma coluna política diária.











You may also like

Nenhum comentário: