NOSSA LINDA PRAIA

0 Comments
Malude Maciel.


Em frente ao mar, na praia de Boa Viagem, estou ávida por um banho nas belas águas  desse oceano de cores firmes e ondas vigorantes, muito convidativo a um mergulho refrescante. No entanto, apesar de ser um cartão-postal da capital pernambucana e ter uma orla marítima especialmente favorável à utilização, a área tem ostentando cartazes sinistros de: PERIGO, afugentando os possíveis banhistas, devido aos ataques de tubarão.

Infelizmente ficamos privados de um saudável divertimento gratuito e por demais apreciado pelos pernambucanos e turistas que visitam esse local tão privilegiado. As barraquinhas que vendem cocos verdes enfeitam o calçadão, onde há ciclovias e as pessoas apenas fazem o que podem, caminhando ou correndo, além de descansarem na areia aproveitando a maravilhosa vista. Mas, na verdade, dá uma vontade enorme de mergulhar naquele mazão, porém ninguém se arrisca, pois vários casos já foram comprovados de ataques de tubarões.

Dizem que desde a construção do Porto de Suape a fauna marítima foi afetada e os tubarões têm aparecido até bem perto da areia causando danos aos humanos.

Seria bom que houvesse empenho em se estudar a possibilidade de sanar esse mal porque é o que se espera das autoridades competentes a fim de acabar com tal situação dramática em benefício da população e revigorando o êxito de tão linda e apreciada praia no Recife.

Não é possível que não exista uma solução para esse mal e nós, tenhamos que fugir para outros Estados quando quisermos um banho de mar. Isso é absurdo.

Muitos estudos e pesquisas científicas falam sobre a contenção de animais aquáticos em seu habitat e também já se utilizam redes e outros artifícios evitando que espécies, como dos tubarões cheguem nas orlas das praias. Acredito que pelo tempo que esses ataques têm acontecido, os especialistas poderiam solucionar ou tentar resolver essa questão, no entanto não se vê nenhum esforço para tanto.

É uma tremenda pena ficarmos dessa dependência por longos anos.

Sinto muito, muitíssimo mesmo.                            

Por: Malude Maciel - Jornalista, Escritora e Membro da ACACCIL 
Cadeira 15 – Profa. Sinhazinha.


You may also like

Nenhum comentário: