UM “MENDIGO” NA ACADEMIA DE LETRAS

0 Comments

Crônicas - Turismo


No dia 12 de novembro de 2023, nos amplos salões de Piancó Recepções ricamente decorado, com a presença de ilustres personalidades de várias partes do Brasil, elegantemente trajadas, acontecia o lançamento do livro Perfis de Vencedores em que a iluminada escritora Maluma Marques promovia o lançamento da 9ª. Edição, na cidade de Surubim – PE. Trata-se de um verdadeiro baú de inspiração para qualquer ser humano onde são apresentadas personalidades cuja vida de lutas e vitórias serve de inspiração para todos. 

Na mesa principal, autografando a obra o Comendador Albery Mariano e sua esposa dama comendadora Cleusa Luiza Mariano, que vieram de Brasília, trajados com o rico  e imponente fardão de comendadores; o comendador Dr. Marcos Eugênio Welter, Vice- Presidente Mundial da Academia de Letras da Ordem de Platão, que em setembro deste ano recebeu, em nome da Academia de Letras do Brasil, no Palácio do Parlamento Britânico, em Londres, em nome da Academia, o troféu Canarinho de Ouro – Os Melhores do Brasil no Mundo,  e  que veio de Santa Catarina, com seu fardão da Academia de Letras do Brasil e a Sra. Maluma Marques, anfitriã,  elegantemente  vestida, estes autografando o livro agora lançado.

No salão estava uma atenciosa plateia de ilustres personalidades brasileiras, tudo transcorria num ambiente muito agradável, todos atentos, quando adentrou no salão um “mendigo”, sujo, com roupas esfarrapadas, com um pedaço de pão na mão e estava a pedir alguma coisa para os presentes, chamando para si a atenção.

Lá pelas tantas, o Dr. Marcos, percebendo que as atenções estavam mais voltadas para o “mendigo” do que para a cerimônia, saiu lá da mesa principal e se agachou junto ao mendigo tentando, aparentemente persuadi-lo a se retirar, mas não obteve sucesso, retornando ao seu lugar e autografando as obras. 

Chegou uma hora em que o Sr. Marcos novamente deixou seu lugar e foi ao encontro do “mendigo”, suspendeu-o pelo braço e o levou meio à força para fora, falando alto:

- Então você não percebe que isto aqui é um ambiente com intelectuais, pessoas altamente cultas que vieram numa solenidade e você está atrapalhando, vai pra rua que lá é o teu lugar”. Ao chegarem próximo  da porta da saída, o “mendigo” se soltou e voltou correndo pegou o microfone e falou:

- Mendigo também é gente, mendigo tem fome, mas também tem coração. Aqui quem vos fala é o Sr. Washington Dias Cardoso, escritor de Santo Amaro da Purificação na Bahia, um letrado como vocês, que fez esta apresentação como “mendigo” para que todos aprendam que o valor de uma pessoa não está na roupa que veste, mas sim no que tem dentro do coração. 

Quando o “Mendigo” entrou, todos olharam de forma desconfiada, mas quando ele saiu, todos aplaudiram com entusiasmo.

E continuou: - Agradeço a participação do meu amigo Dr. Marcos que estava sabendo de tudo e que contracenou comigo.         

- Obrigado, a todos vocês pela tolerância, que continuemos com o brilhantismo desta noite. 




Por: Marcos Eugênio Welter - Trabalhou como Advogado e Funcionário do Banco do Brasil, 
Membro do Conselho Superior Internacional da Academia de
 Letras do Brasil.


You may also like

Nenhum comentário: