A epidemia de dengue, chikungunya e zika soou o alarme da saúde no Estado e em todo o Brasil.

0 Comments
 Logo após a confirmação da relação do zika vírus com os casos de microcefalia, Pernambuco lança seu Plano de Enfrentamento às Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti. Será investido R$ 25 milhões em ações que incluem o combate ao mosquito e a compra de equipamentos, campanhas informativas para conscientizar a população sobre a prevenção do Aedes aegypti e a estruturação dos centros regionais de atenção às crianças com microcefalia.

O plano de enfrentamento está focado em quatro eixos: vigilância dos casos e controle do mosquito; assistência ao paciente; comunicação, para a divulgação sobre as doenças e precauções; e gestão integrada do plano, para monitoramento das ações estaduais e municipais. No último domingo, o governador Paulo Câmara decretou Situação de Emergência em todo o Estado para intensificar o combate ao mosquito.

Até o momento, Pernambuco notificou 646 casos de microcefalia. Desses, 211 atendem aos critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS). Além das pesquisas para entender o quadro, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) está estruturando a rede para o atendimento das mães e das crianças, descentralizando e fortalecendo os cuidados nas macrorregiões de Caruaru, Serra Talhada, Petrolina e Recife.


You may also like

Nenhum comentário: